quinta-feira, 21 de março de 2019

Carlos Gomes Júnior poderá voltar a liderança do PAIGC a breve trecho

O Homem que deixou o PAIGC com 67 deputados e que foi decapitado através de um golpe de estado em Abril de 2012, poderá muito brevemente voltar a liderança do partido.

Em curso esta uma petição dos militantes do PAIGC que querem ver fora da liderança do partido, Domingos Simões Pereira que num horizonte temporal de 5 anos perdeu 20 deputados no parlamento e a situação tende a piorar-se.

Num espaço de duas legislaturas consecutivas o PAIGC perdeu 20 deputados ou seja 10 em cada, facto que não agradou alguns camaradas, mas que não têm coragem de se manifestar publicamente.

De acordo com as fontes bem posicionadas no seio do PAIGC, o caracter do líder dos libertadores que motivou a expulsão de 15 ex-deputados do partido que deu na criação do MADEM-G15, agora líder da oposição, poderá acabar com o partido fundado por Amílcar Cabral a 19 de Setembro de 1956 em Bissau, se forem tomadas medidas urgentes e sensatas.

O grupo cujo a liderança pediu para ser ocultada confessa que atual liderança do PAIGC deve tirar as consequências politicas do facto e considera que o Domingos Simões Pereira, devia ter a coragem de assumir as consequências politicas dos resultados desastrosos que o PAIGC obteve nas legislativas de 10 de Março passado.

Um facto evidente no seio do PAIGC é que, os responsáveis do partido nas zonas em que o PAIGC teve mau resultados, já começaram a ser retalhados, prova disso é o deputado Fará Mendes que ate já pediu a demissão das funções do Presidente de Conselho de Administração da Assembleia Nacional Popular.

Entretanto a clara intenção de DSP de avançar para as presidências como candidato do PAIGC, poderá igualmente precipitar a sua saída da liderança do PAIGC.

Simões Pereira já confirmou nalguns quadrantes do Partido, que vai indicar o Nome da Odete Semedo um dos vice do PAIGC como Primeira-ministra e Califa Seidi, presidente da ANP, para poder avançar como candidato Presidencial.

Este facto poderá igualmente provocar uma fissura no PAIGC, porque Cipriano Cassamá que sempre sonhou ser candidato do PAIGC nas Presidências e que durante a crise da legislatura que agora termina aguentou DSP, vai mesmo crer avançar mesmo que fosse candidato independente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.