segunda-feira, 10 de dezembro de 2018


Grito de Socorro: Guerra Civil, Nunca Mais!
Estamos a assistir pacificamente o aumento da temperatura sociopolitica em Bissau, e sem fazermos praticamente nada para a baixar.

Nunca houve problemas durante o processo de recenseamento eleitoral, e não será desta vez.

As eleições se fazem para respeitar a vontade do Povo, e não para roubar esta vontade.

As crianças guineenses estão sem aulas desde o início do ano letivo. Mas, os filhos dos Políticos e Governantes estão a estudar em melhores escolas nacionais e no estrangeiro.

Os hospitais estão a Deus dará, embora os profissionais de saúde estão a fazer milagres, mas estes Políticos e governantes estão a receber dinheiros públicos para tratamentos médicos na europa.

O Governo que tinha a missão exclusiva de gerir assuntos correntes, pagar salários e organizar eleições está-se a ocupar de outras coisas, e a fazer a pré-campanha eleitoral.

As nossas Forças Armadas continuam dentro dos quarteis conforme manda a constituição da República. e desta vez ninguem dirá que são as Forças Armadas. Embora, não devemos esquecer que também são cidadões nacionais e estão a sofrer com tudo isto.
Mas, toda a paciencia tem limites. E Mesmo assim, continuaremos a pedir as Forças Armadas uma certa equidistância do Poder e as jogadas Políticas.

Irmãos Guineenses,não deixemos que a CEDEAO e a Nigéria nos provoquem mais uma Guerra Civil, por favor. Ainda temos na mente as consequências de 7 de Junho de 1998.

Este País não resistirá mais uma Guerra Civil, sobretudo neste momento em que o ódio está destilado e proliferou por toda a sociedade. 

Nesta altura , qualquer conflito poderá tomar proporções incontroláveis e transformar-se num Genocídio.

Por favor, vamo-nos sentar e dialogarmo-nos.Porque não precisamos de umas eleições a qualquer preço, não precisamos de mais lágrimas e mais sangues.

Caso for necessário, anulemos este dito recenseamento e pedimos a ONU e algumas Organizações Internacionais credíveis com exceção da CEDEAO e a República Federal da Nigéria, onde recaem todas estas suspeitas, que nos ajudem a fiscalizar todo o processo eleitoral, desde as Legislativas até ao Presidencial.

Repito, se não forem criados consensos e confianças neste processo, haverá problemas de contestações dos resultados, que quase não tenho dúvidas, irão desembocar num conflito, cujo as consequências serão dolorosas para todos os Guineenses.

Este é o grito de Socorro de um Guineense que tanto ama a sua Pátria.
Viva a Guiné-Bissau
Viva a Democracia
Viva a Paz e o Desenvolvimento
Viva a Transparência Eleitoral

Blungudjibá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.