sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A excelente reportagem de Carlos Narciso da SIC, sobre a guerra  na Guiné, hoje reeditada das redes sociais é um aviso opurtuno que me mereceu este meu comentário...
Eu não acredito que o 7 de junho de 1988 seja reptível, mas estamos assistir uma contínua e latente destruição do sentido do Estado e das instituicões públicas provocando o "lumpelismo" social, como de facto assistimos o domínio avassalador da "não inteligencia". 

Actualmente o "passaporte" político partidário na ocupação de altos cargos públicos vale mais que um diploma acadêmico ou o conhecimento técnico e científico.

A somar a politização radical dos órgãos da comunicação social nacional  e internacionais com audiências internas.
Hoje há quem diga que vale mais um cartão partidário do que uma  Identificação Civil.

A única similutude e semelhança com as causas do conflito de 7 de junho de 1988 é o siguinte:

Nino Vieira em vez de descutir com as forças da oposição políticas e militares internas e derrimir as diferenças, ponto de vista política e intresses, preferiu convocar as forças militares externas para combater os seus ex-colegas (combatentes da luta de libertação) para os combater.

Hoje infelizmente o reduto do PAIGC, em vez de optar por um diálogo à sério, construtivo e pacífico com os adversários políticos e Forças de Ordem Pública, prefere confiar confiar na CEDEAO e nas suas forças militares sediadas no País, humilhando as instituições da justiça e as forças para militares públicas, sancionado as chefias militares guineenses e etc..

Algo semelhante que estiveram na base do conflito de 7 de junho de 1988...
As causas são iguias mas provavelmente os efeitos não serão iguais...

Entretanto os sentimentos da repulsa nacional por estas atitudes do PAIGC e da CEDEAO, podem vir a ter outras consequências de contornos imprevisíveis...

Haver vamos...
Quem avisa amigo é!

É hora de refletirmos bem, para que não reeditá-mos os mesmos erros do passado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.