quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A diferença entre a Guiné-Bissau e o Senegal

Uma vez numa conversa um homem já de uma certa idade me disse:"Sabes, a Guiné-Bissau tem uma terra abençoada, mas o seu povo não é abençoado, ao passo que no Senegal o Povo é que é abençoado, mas a terra senegalesa não é abençoada.", quando digo abençoado é por Deus com certeza.

A partir daí começei a ver os cenários e a reflectir nesta conversa deste velho que quase não sabia nem ler e nem escrever, mas tinha a sabedoria da vida.
quem pode imaginar que com toda a riqueza natural da Guiné-Bissau, ainda dependemos de senegal em quase tudo, incluindo as horticolas ( cebolas, batatas, repolhos, tomates, etc...), isto não deixa de ser um fenómeno ridículo pela qualidade do nosso solo, pela quantidade da precipitação anual das chuvas e pelo sol que temos quase durante os 365 dias do ano.

Mas, o mais triste é que o Senegal está-se a tornar o dono de tudo o que é nosso desde o Ar( espaço aéreo nacional), o nosso Mar, e as nossas riquezas agrícolas e florestais, sem podermos parar para pensarmos que, por enquanto continuarmos nessa guerra politíca de parvoice incessante os outros estão nos a roubar para enriquecer o seu Povo, e a nossa Pátria continuará cada vez mais pobre e sem um horizonte à vista para alcansar o almejado desenvolvimento socioeconómico.

E para acabar com esta guerra de poder proponho que sejam criados postos de trabalho para todos os Politicos desempregados, postos estes na base dos produtos que exportamos para senegal e outros países:
Diretores para as licenças de: 

Madeira e cibe;
Bagre fumado;
escalada e Cuntchurbedja;
Fole e Veludo;
Farroba e Cunca;
Camarão fresco e Djorontchi;
Malagueta preta para café Touba;
Batata-doce ;
Mandioca;
òleo de palma,
Limão e Laranja;
Suculu-bembé e tamarina;
Peixe fresco;
Castanha e vinho de cajú;
Mangas colaço ou de facas;
pedras de saltinho,
arreia de Varela;
Cabaceira ou baobab;
Frutos do mar;
etc...
podem imaginar, quantos politicos teriamos com ocupações? Talvez, teriamos mais receitas para o cofre de estado e menos vagabundos na rua a fazerem a politiquice.

Por amor de Deus, vamos parar e pensarmos um pouco no futuro dos nossos filhos, porque a história colocará cada um de nós no seu respeitivo lugar.
Bem haja a Guiné-Bissau
O Povo Guineense também é Abençoado.

Blungudjibá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.