sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A  Esperteza Vs Inteligência

Estas duas palavras do dicionário português não são sinónimos. Quem é esperto pode não ser inteligente, o inteligente muita das vezes é esperto. Mas, também pode não o ser.

Estou a querer esclarecer este assunto, porque tem-se falado muito de inteligência na politica nos últimos tempos.
Tem-se regozijado que, algum político é super inteligente e outros não.

Tem-se falado na exiustência de Partido com Quadros inteligentes e outros não.

Tudo isto não passa de uma propaganda política  barata e sem nexos. Porque o ser vivo nasce com uma certa capacidade de inteligência, que na verdade é diferente de pessoa para pessoa.

Só que esta inteligência só é revelada na prática com alguma instrução ao longo da vida: instrução académica, profissional ou até de um simples ofício (jeito de fazer as coisas).Mas, tudo isto depende do meio em que o individuo cresce e das oportunidades que a vida lhe oferece.

Há muitos inteligentes que depois não revelam as suas capacidades porque não tiveram a oportunidade. Mas, também existem muitos não inteligentes que a oportunidade da vida lhes ajudou a ser alguém na sociedade.

Existem pessoas espertas que não são inteligentes, jogam-se muita das vezes com a experiência e conseguem algo na vida. As vezes pensam que são mesmo inteligentes, mas não são.

A esperteza é usada na vida para resolver certos problemas, baralhando as cartas, enganando as pessoas e ludibriando a vida.
A inteligência normalmente é usada em prol da sociedade, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o nosso habitat comum- A terra.

Na Guiné-Bissau temos muitas pessoas inteligentes que ninguém conhece, fazem os seus trabalhos de dia-á-dia para ganhar honestamente sustento para as suas familias e estão a ajudar o País a crescer, só que continuam no anonimato.

Mas, há pessoas que de inteligentes nada têm, pela força da experteza, estão na politica para dilapidar  o que é nosso. E vendem-nos as suas imagens de inteligentes, intelectuais, etc...
Estas pessoas não passam de umas Bestas,Mediucres, Burros, Ladrões e Opotunistas. Porque de inteligência nada têm, porque se tivessem saberiam resolver o problema do Povo. Visto que, este Povo é trabalhador, e nem sabe pedir muito.

 O Povo Guineense quer somente resolver os problemas básicos para o seu bem-estar, como;

A paz e a tranquilidade;
A saúde;
A educação e emprego;
A água e luz eletrica;

As infraestruturas rodoviárias e marítimas;
 Direito a três refeições diárias; E finalmente
A Justiça e a proteção.

E, em vez de satisfazeram as necessidades deste Povo, assistimos as jogadas de espertezas entre os políticos, cada um a tentar usar a sua para continuar a enganar este POVO.

VOS DIGO UMA COISA, ESTE POVO ACORDOU...
SÓ GOVERNARÁ O PARTIDO OU O POLITICO COM PROPOSTAS E PROJETOS QUE VISAM MELHORAR A VIDA DESTE POVO.

por isso não vale a pena querer roubar o recenseamento ou as eleições, o importante é responder as necessidades deste POVO MÁRTIR.

Não queremos Chico espertos, queremos sim políticos com sabedoria e que pensam em primeiro lugar no Povo, em segundo lugar no povo e em terceiro lugar no Povo.

Blungudjibá



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.