sábado, 20 de julho de 2019

Altos dirigentes do PRS pressionam SG para se apresentar às presidenciais 

Um grupo de altos dirigentes do Partido de Renovação Social (PRS) está a pressionar o seu Secretário-Geral, Florentino Mendes Pereira, para se apresentar às próximas eleições presidenciais em nome do partido, enquanto tenta mobilizar a direção e os militantes para apostarem nesta candidatura. 

Como fundamento, o grupo invoca a necessidade de o PRS ter um candidato à altura, capaz de elevar o partido à condição de lutar pela vitória. 

A pretensão dos altos dirigentes, incluindo alguns históricos e fundadores do partido, vem engrossar uma longa lista de solicitações, tendo em conta que já há algum tempo que muitos militantes e alguns Movimentos Internos do PRS, haviam abordado o Secretário-Geral para esse efeito.

Florentino Mendes Pereira, ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto, sabendo-se, de fontes próximas, que o mesmo já tem conhecimento da iniciativa, tendo contudo colocado algumas reservas, respondendo aos solicitadores que essa possibilidade só terá pernas para andar se for em nome do PRS, ou seja, se existir a certeza de que será o escolhido pelo partido. “O que podemos garantir é que ele está recetivo. 

Disse que se for para defender os interesses do país, não tem qualquer hesitação, porque a Guiné-Bissau e o bem-estar dos seus cidadãos estão acima de tudo. 

Exige que, antes de decidir se vai avançar ou não, precisa de provas em como todos os dirigentes do PRS se irão mobilizar à volta da sua candidatura”, revelou um alto dirigente do PRS. 

O partido deverá debruçar-se brevemente sobre a candidatura presidencial, através da reunião dos seus órgãos internos, para dar uma resposta à questão.

Neste momento, Florentino Mendes Pereira encontra-se fora da Guine-Bissau, tendo recebido vários contactos de parceiros internacionais, incentivando uma sua eventual candidatura às presidenciais de Novembro de 2019. “Todos reconhecem que quem abriu o caminho e as portas do relacionamento internacional ao PRS, foi o seu Secretário-Geral, através da IDC (Internacional Democrata Centrista)". A entrada do PRS na IDC mudou muita coisa em termos políticos. 

E, neste momento, alguns partidos membros da IDC estão no poder nos respetivos países. "Tendo apoio de todos estes partidos, aconselha-se uma candidatura da sua parte”, sublinhou ainda um outro alto dirigente do partido. O candidato do PRS às próximas eleições deverá ser escolhido nas primárias do partido, através da Comissão Política, composta por 180 membros.  

Actualmente apenas se sabe uma coisa: o presidente Alberto Nambeia não é candidato; abrindo-se assim as portas para Florentino Mendes Pereira, enquanto segunda figura do partido.

Eleito Secretário-Geral pela primeira vez no Congresso de 2012, com o apoio de Kumba Yalá, Florentino Mendes Pereira, é daqueles que colocaram o PRS no topo, ao conseguir atingir, nas eleições de 2014, um resultado histórico em termos de número de deputados, permitindo assim uma aliança governativa com o PAIGC. 

Ao longo do primeiro Governo da IXª Legislatura, Florentino Mendes Pereira foi escolhido pelo então Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, como a melhor figura do Executivo, em função das soluções encontradas para o sector energético. Referência da Juventude do PRS, Florentino Mendes Pereira, reúne o partido em torno do seu perfil patriótico e da firme vontade de estabilidade para a Guiné-Bissau. 

A sua seriedade e tranquilidade é o seu grande trunfo, na corrida ao cargo de Presidente de todos os guineenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.