terça-feira, 1 de março de 2016

Bissau, 29 de Fevereiro de 2016.

COMUNICADO A IMPRENSA
ASSUNTO: Resposta - Esclarecimento da questão de vagas/ bolsas atribuídas pela ONG NAUP para os estudos no Brasil

Já se vinha propalando especulações, acusações gratuitas e mal intencionadas em relação ao Deputado Abel da Silva Gomes e dantes juntamente com o Deputado Domingos Alexandre Almeida vulgo “Nanato”, relativamente aos estudantes que deviam beneficiar de vagas/bolsas atribuídas pela ONG NAUP para os Estudos nas Faculdades Brasileiras, devendo haver uma “mão” invisível que quer prejudicar ou rabiscar a dignidade e reputação dos mesmos.

A partir do dia 26 de Fevereiro do ano em curso, numa promoção de um “golpe publicitário”, foi larga e tendenciosamente mediatizado nos órgãos de Comunicação Social nacional e estrangeira, particularmente na Rádio Nacional e em algumas redes sociais, o dito julgamento do Deputado Abel da Silva Gomes que nunca foi notificado, portanto, nunca soube do referido acto e nem da presença dos jovens estudantes no Tribunal Regional.

Tristemente, neste momento, corre em todas as Regiões do País rumores e boatos, lançados de propósito, de que o deputado Abel da Silva Gomes, antigo Secretario Nacional do PAIGC, está sob prisão preventiva por não comparecer ao julgamento, provocando, assim, o panifico nas pessoas amigas, familiares e aqueles que revêem na pessoa idónea do político/deputado em causa.

O deputado Abel da Silva Gomes, neste processo, nunca se encobriu da capa de imunidade e sempre foi disponível, colaborando com as entidades judiciais no que for preciso esclarecer.      

Seria bom que fique bem claro de que o irmão mais novo do Deputado Abel da Silva Gomes, de nome Sr. Inó da Silva Gomes é o Líder da ONG NAUP e seu Presidente Executivo, e é quem responde pela organização e actos deste. Também foi ele quem geriu directamente (ao abrigo dos estatutos da ONG NAUP) com apoio do seu Administrador/Tesoureiro, Sr. Geremias da Silva Gomes, os fundos provenientes das taxas administrativas pagas pelos jovens estudantes interessados nas referidas vagas/bolsas como constam nos elementos de prova disponíveis nos autos.

É de salientar de que o Deputado Abel da Silva Gomes nunca foi intermediário neste processo de bolsas e em nenhum momento abordou qualquer um daqueles jovens estudante no sentido de bolsa – é mentira a noticia que vem sendo veiculada.

Portanto, pelo que se saiba a responsabilidade criminal é intransmissível. Pois, não será justo forjar a responsabilização do Deputado Abel da Silva Gomes pelo facto de ser o irmão e ter apoiado de boa fé o nobre propósito de ajudar a juventude estudante a conseguir espaços de formação no exterior, participando juntamente com o Deputado Domingos Alexandre Almeida vulgo “Nanato” na constituição, em Bissau, da ONG NAUP, na conclusão e assinaturas de protocolos com o Governo da Guiné-Bissau representado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação Nacional, este ultimo com o compromisso de velar pela atribuição de vistos aos bolseiros, vistos que não conseguiram obter e que só aquela entidade do governo tem a explicação das reais razoes de bloqueio.

O tratamento encomendado a imprensa visando conotar ou utilizar pejorativamente a nomenclatura “ antigo Secretario Nacional do PAIGC” e “Deputado”, a instrumentalização dos jovens estudantes, querendo associar a reputação do respectivo titular a uma postura de burla, de corrupção e de foragido da justiça é falsa, e só pode ter uma justificação política.
O Deputado Abel da Silva Gomes, para os que bem lhe conhecem, teve sempre uma postura de pessoa de bem, pessoa idónea, responsável e com dignidade.  

Lamenta-se o facto do que aconteceu e que prejudicou as ambições dos jovens estudantes, estando os mesmos a reivindicarem, com justa razão, o suor e sacrifício dos seus pais na disponibilização de seus escassos meios sem obterem os resultados desejados, tendo também interesse em que o assunto seja devidamente esclarecido e resolvido.

Abel da Silva Gomes

O Deputado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.