segunda-feira, 10 de março de 2014

Bom dia Voz di sem voz,
 
 
Na Guiné gostamos de polemicar e de diz que diz para nada.
 
 
Para saber se o JOMAV roubou errario publico é simples. O proprio JOMAV aceitou  que Angola deu a Guiné-Bissau 12.5 milioes de dolares americanos e no outro caso o JOMAV disse ter comprado o predio da RTP por um montante de 1.254 milioes de euros ou seja 1 biliao de Francos CFA. So para salientar que o montante mensal da massa  salarial da funçao publica na Guiné é 5 milioes de euros. Ou seja os bancos comercias emprestam ao Ministro das Finanças e nao ao Estado o seu empregador....na par ali.
 
 
 
1. E so verificar nas contas do BCEAO (Banco Central) para ver quando é que o montante chegou, a proveniencia do montante e quem levantou o montante. Isso deve constar no BCEAO porque transferencia de devisa equivale a emissao monetaria.  Mesmo se o dinheiro passar por um banco privado, devido ao montante avulso, o BCEAO tera que saber a provenencia por causa da luta contra enrequecimento ilicito e contra branqueamento de capital e do contrapartida em moeda legal por causa da politica cambial.
 
Outra pista, nao é dificil porque em Bissau temos so 4 bancos comercias : BAO, BRS, Ecobank e BDU. E so convocar os Diretores dos Bancos como testemunhos para saberem do paradelo do dinheiro. Se nao houver nenhum traço dos montantes, que o JOMAV nos explique onde foi o dinheiro, porque ele  mesmo ja aceitou que o Tesouro Publico reebeu  aquele montante.
 
 
 
2. Ao respeito do 1 bilioes de Francos CFA que permetiu a compra  do predio da RTP Africa é simples houve hipoteca? que os bancos comercias nos digam e que o cartorio predial produz a prova de hipoteca. Eu, o que saiba, o montante maximo das hipotecas na Guiné sao 50 milioes de Francos CFA sobre 10 anos e tems que ter um salarios para que a entidade empregadora autorisa uma ordem de transferencia permanente até a extinçao da divida.
 
Ami i ka ministro di Finança dé, pa ma JOMAV contano pom. Pabia anos tudo no misti tambi kassas ku bonito.
 
Este mail pode ajudar a Procurodaria Geral da Republica nas investigaçoes.
 
Na Guiné i bom no bata bai pa Lei no dixa papia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.