sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014



Nataniel Sanhá(Velho Nael)
Homenagem ao Pepito

Engenheiro Pepito, filho, irmão e amigo de todas moranças, tabancas, secções, sectores, regiões e dos seus respectivos povos, da Guiné-Bissau. Enfim, um grande filho da Guiné-Bissau.

No dia 18 de corrente, nas minhas habituais e assíduas tarefas, como internauta, de checagens das notícias, sobre o que se acontece no pais e no mundo. Com grande consternação achei a que anunciava o desaparecimento físico em Lisboa do Eng°. Carlos Schwarz da Silva, igualmente conhecido por Pepito.

Sempre trabalhou com abnegação em prol do bem estar do seu povo, e consequentemente para desenvolvimento do seu país, Guiné-Bissau, através da sua luta árdua contra fome, analfabetismo literal e funcional, desemprego, e tantas outras.
Eng°.Pepito, diferentemente da maioria dos filhos da Guiné-Bissau, se destacou pelos seus incansáveis serviços ao seu povo, como um grande agrônomo, intelectual e desenvolvimentista visionário.
Após me ter começado a frequentar como sócio e estudante de um dos cursos oferecidos pelo Centro Multe média da Escola de Artes e Ofícios da Organização não Governamental,Ação para Desenvolvimento “AD”. Conheci um pouco, e me impressionei bastante com a coragem e determinação desse grande nacionalista, Pepito, quesempre afirmou a sua convicção sobre o futuro risonho da nossa Guiné-Bissau.
“Não basta criticar, temos o dever e a capacidade de construir outra Guiné-Bissau, de respeito, de cultura, de história, e de pô-la em contraponto contra a meia dúzia de pessoas dos negócios fraudulentos, do tráfico de armas, de drogas.”
Creio que sim. Conforme Catarina Gomes no seu artigo em homenagem ao Pepito, disse acreditar que Pepitofaleceu sonhando na Guiné-Bissau, por num texto que escreveu sobre o líder histórico do PAIGC, Pepito deixou uma dedicatória:
“Às minhas netas Sara e Clara com a esperança de um dia poderem viver tranquilamente na terra adiada com que Cabral sonhou.”
Sinceramente, Eng°.Pepito foi singular, magnifico e imponente combatente pelo desenvolvimento da nossa pátria amada, por isso, o considero de um dos “Polongarandedi no moransa”.
Engenheiro Pepito, é filho, irmão eamigo de todas moranças, secções, sectores regiões e dos seus respectivos povos, da Guiné-Bissau. Enfim, éum grande filho da Guiné-Bissau.
Entretanto, só tenho a agradecer ao todo soberano pela sua vida, para que o dê repouso na sua gloria, e console a sua família, à qual, as minhas sentidas condolências.
Que o seu exemplo de coragem, determinação e luta para uma Guiné-Bissau melhor, sirva de referência à todos nós (guineenses), principalmente, a nova geração.
PARDEUS,
MORTU KA BALI!

NA KUNSADA DI ES QUARESMA,
I BIN KUSI URDUMUNHU DI KASABI,
I DURBA ES POLON GARANDI DI MORANSA (ENG°. CARLOS SCHWARZDA SILVA "PEPITO"),
SIM PENA DI SI FLURIS BONITU KUNA FLURA, 
NIN DI SI RAMUS NOBU KU NA SORONDA NA SI PÉ,
KU FADIN DI KIL PLANTAS SINHUS KUNA KIRSI BAS DI SI SOMBRAS.

PARDEUS,
MA MOTU KA BALI!

18/02/2014
VELHO NAEL

Florianópolis, SC, Brasil, 20/02/2014

Nataniel Sanhá (Velho Nael)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.