domingo, 29 de dezembro de 2019

    SKY NEWS
Feito por: nick clermont
Ganhar ou perder, faz parte do jogo democrático em eleições, principalmente em disputas eleitorais para a conquista do poder político nas autarquias, legislativas ou presidenciais. A essa regra a Guiné-Bissau não é uma excepção, por isso é que o bom senso deve reinar nos Guineenses. 
Esta segunda volta das eleições presidenciais não são o fim do mundo em si, e depois de proclamados os resultados eleitorais e empossado o novo Presidente da Republica, o General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, a vida vai continuar. 
Neste preciso momento em que escrevo este artigo, de fonte fidedigna, a partir da localidade de Nhoma, deu-se inicio a distribuição de arroz e dinheiro na vã tentativa de compra de consciência de homens e mulheres íntegros, que por nada desse mundo, vão trocar a sua dignidade, aquela dignidade com que o POVO BRASSA é conhecido, por umas migalhas ou um produto de cuja produção são uns dos maiores especialistas.
Essa operação é liderada, segundo a fonte, pelo presidente do executivo regional que, para garantir a sua continuidade do cargo (o critério da sua nomeação não se baseou na competência, porque de competente não tem nada), está disposto a cometer todas as asneiras sem olhar a consequências. Mas que se cuide, porque dentro de pouco tempo vai ser surpreendido por uma reacção a este acto de ofensa de que ficará arrependido por toda a vida.
Esta mesma operação está programada para começar depois da meia-noite em todos os bairros de Bissau, mas a juventude das FORÇAS DO BEM, MADEM, PRS, APU, movimentos do JOMAV e do Botche, bem como das candidaturas do CADOGO JR, do AFONSO TE e outros apoiantes, está atenta e vai reagir forte e feio.
Espera-se do DSP uma atitude nobre de um bom perdedor, felicitando o seu adversário amanhã logo que a contagem dos votos ultrapasse os 70 % e tenha a plena consciência da sua derrota. Que não escute aqueles que o traíram em toda a linha no PAIGC e que nada fizeram para que a sua progressão em termos de resultados na primeira volta fossem além dos 10% quando comparado com os resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019.
O DSP é sem dúvida um bom quadro, teoricamente falando, e pode dar ainda muito ao seu pais, por isso se for chamado a assumir de novo o cargo de PM, em nome da estabilidade, ica dibi di nega, porque o seu partido ganhou as eleições, ainda que com uma maioria relativa. 
Assim, ele poderá demonstrar na prática aquilo que diz poder fazer, porque ainda não nos provou nada de concreto, salvo os discursos bonitos e as boas intenções não traduzidas ainda na prática. 
A partir de segunda-feira, todos os Guineenses devem enterrar o machado de guerra, abraçarem-se e inaugurar uma nova era para em três anos a Guiné-Bissau passar a ser um exemplo a seguir. 
Em consequência, cada partido ou pretendente ao trono deverá organizar-se melhor e preparar-se para os próximos embates políticos, nas autarquias, legislativas e presidenciais.
Viva a Guinendadi!
Viva a Guiné-Bissau!
Viva a Unidade Nacional!
Viva o Presidente General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.