terça-feira, 31 de dezembro de 2019

ARCAISMO NA DIVULGACAO DOS RESULTADOS ELEITORAIS

Não é normal que, em pleno Séc. XXI, os resultados de eleições, sejam elas autárquicas, legislativas ou presidenciais ou de outra natureza politica, levem mais de 24 horas para serem publicados pelo órgão legalmente competente. Isso demonstra o estado de atraso em que está a nossa mamã Guiné-Bissau, comparada com países da sub-região.

Na vizinha Gâmbia, antes das 23 horas ou seja 11 horas da noite do dia do escrutínio, os resultados são divulgados pelos órgãos de comunicação social públicos, na voz do primeiro responsável da instituição encarregue de organizar as eleições, neste caso a Comissão Nacional de Eleições. 

Daí a urgente necessidade de se proceder à urgente revisão da nossa caduca lei eleitoral que, entre outras gritantes lacunas, não prevê a observação nacional. 

O sistema vigente ale de ultrapassado cria condições para conflitos pós-eleitorais, porquanto abre possibilidades para a fraudes, através dos subornos. 

Importa referir que em relação as eleições de ontem, dia 29 de Dezembro de 2019, quer a CNE publique ou não os resultados amanhã ou na quarta-feira, o certo é que os resultados já são conhecidos nos dois campos, e qualquer tentativa da sua alteração vai levar o país a uma situação de caos total. 

Que o Zé espertalhãos saiba que também existem um Zé espertinhos por aí dispostos a tudo.

Não se trata de uma ameaça, mas sim um alerta para o Boss da CNE que é pai de família e pessoa de bem. 

Esta historia teria já terminado se o DSP tivesse a hombridade de telefonar o USE para lhe felicitar pela vitória, que é a vitória da democracia Guineense, caso ainda não o tenha feito.

Que o bem-haja guine bissau e se povo
FEITO POR: YANICK AERTON

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.