segunda-feira, 20 de junho de 2022

 CARTA DO HIGIDIO FERNANDES PARA UMARO DJAU


Boa Tarde meu ilustre e grande amigo. Daqui da Alemanha estou a seguir as tuas actividades. Posso dizer apenas e agora, que é um mais valia para a cultura política guineense, ter alguém da tua qualidade e dimensão na República da Guiné-Bissau, no terreno. Como tu sabes, eu sou um simpatizante inseparável do PAIGC. Não é segredo para ninguém. Pessoas, amigos ou conhecidos, nunca perdem as afinidades para mim, estando numa outra organização política. Esta é a essência e alicerce da democracia. Como estava a dizer, é um ganho para a Guiné-Bissau, o teu regresso.

Um Guineense reconhecido internacionalmente nos MÉDIAS dos Estados Unidos da América e Canadá, com o peso que tens Umaro Djau  a contribuir para criar e melhorar mais e melhor as bases para o desenvolvimento da cultura e parâmetros da democracia, só tenho que dizer: N'djarama!

O meu partido é e será sempre o PAIGC.

Nesta lógica gostaria de expressar aí a "minha utopia": VER O PARTIDO QUE HOJE APOIAS, LADO A LADO COM O PARTIDO DOS LIBERTADORES, O MEU PARTIDO O PAIGC, sem esquecer dos outros partidos democráticos, nos encontros formais e regulares, para consultas e definição de estrategias democráticas, para um desenvolvimento democrático, sócio-económico, jurídico, parlamentar estável e duradouro. Por favor, aceita este meu pedido e sonho. Tenta uma aproximação responsável com o meu PAIGC e alguns partidos políticos Guineenses, para assim podermos sair deste impasse político. As discussões políticas, no contexto democrático, reforça apenas e melhor alicerces da e para democracia. Há que reforçar a cultura de descentralização de poderes, ligadas com estruturas regionais e autárquicas. Tudo à base das eleições e, não por decretos presidenciais. Não há mais espaço na Guiné-Bissau para ABSOLUTISMOS nem para governação em estilo de Monarquia. 

Uma outra coisa: Mesmo estando com o estatuto de "ABSOLVIDO", o parlamento, em todo o mundo, ANP, só deixa de ser activo, só quando o novo for eleito de novo. Portanto, a ANP tem ainda muitas margens. Enquanto o novo Parlamento (ANP) saido/a de novas eleições legislativas próximas, não for empossado/a, a ANP tem o dever e o direito de exercer as suas funções, nessa fase de transição. 

Os meus votos daqui da Alemanha, para que te deixam trabalhar, sabendo que um gigante da CNN, é sempre "intocável"! Os americanos não brincam, quando alguém/regimes tocarem os seus jornalistas e comentadores. GOD BLESS YOU!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.