quinta-feira, 30 de abril de 2020

USE envia Sandji Fati à Antananarivo 

O Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, General Sandji Fati, chegou esta manhã a Antananarivo capital de Madgascar na qualidade de enviado Especial do Chefe de estado Guineense, Umaro Sissoco Embaló junto ao seu homólogo Malgaxe, Andrey Ranjoelina.
Para além de ser portador de uma mensagem do General Embaló, Fati acompanhado pelo Chefe de Gabinte do Presidente da República, Califa Soares CASSAMÁ, foi buscar a encomenda de medicamento produzido naquele Pais africano do Índico que tem sido um sucesso no tratamento a Pandemia de Covid-19.
Presidente Umaro Sissoco Embaló solicitou ao seu Malgaxe medicamentos para prevenção e tratamento de COVID-19 para vários países da África de Oeste em nome de uma verdadeira integração regional. 
Vários Países africanos já encomendaram COVID ORGANICS TAMBAVY e o estado Malgaxe tem distribuído gratuitamente o medicamento a população com ajuda das forças armadas. 
A chegada do carregamento de COVID ORGANICS TAMBAVY a Bissau está prevista para sexta-feira.


terça-feira, 28 de abril de 2020

Primeiro-ministro Nuno Gomes Na Biam foi infectado por novo coronavírus COVID-19, anuncia o Ministro de Saúde.

O Ministro Antonio Deuna, presidente da Comissão Interministerial de Combate a Coronavirus COVID-19 revelou esta noite na televisão nacional durante a adição do telejornal que o Chefe do Governo, Nuno Gomes Na Biam e alguns membros do Governo estão infectados pelo novo coronavírus.

O Ministro da Saúde Pública disse que a sua aparição é justicada pela gravidade da situação, onde altas figuras de estado terem testado positivo de COVID-19.

In TGB
A fidedignidade, sapiência,  segurança e confiança no que se pretende atingir, está bem patente nas diversas personalidades, nas faces dos elementos que formam o novo STAFF que a DIREÇÃO GERAL DA CULTURA,  MAIS A DIREÇÃO GERAL PARA A DEFESA DOS DIREITOS DOS AUTORES GUINEENSES demonstra, sob as devidas orientações dos Senhores DRS. ClECHE e DR. DENILSON FERREIRA, vulgarmente conhecido pelo público por DOKA INTERNACIONAL.

É verdade que estas novas DIREÇOES GERAIS, trazem nos  seus barcafons variadíssimas inovações que certamente impulsionarão a política cultural, científica, e com certeza a vida dos confeccionadores e desenvolvedores da nossa cultura rumo ao desenvolvimento nacional.

Na reunião de hoje 28 4 2020, concluiu- se dar formações aos dirigentes culturais e até aos elementos mais elementares e executores das artes do nosso chão.

As duas DIREÇÕES GERAIS  decidiram dar início a várias séries de formações a partir de segunda feira proxima, para poder elevar o grau de conhecimentos jurídicos e técnicos no seio dos promotores e defensores dos direitos dos que lidam com as nossas artes culturais.

A vontade que estimula a DIREÇÃO para a defesa e proteção do homem artístico tem o seu acrescimo com esta nomeação de novos dirigentes de renome, concretamente na pessoa DG DOKA INTERNACIONAL, e DR. KLETCHE.

Não se deve passar de lado sem que se saliente e enalteça a presença  de grandes figuras nacionais, tais como, JOHNNY DE SOUSA, GUILHERME SÁ FILIPE, LUIS SILVA SA, NELITO TABORDA, CORNÉLIO JOAO, ERNESTO CORREIA, GABRIEL IÉ, e muitos outros ainda por citar.

Informem- se e participem colaborando.

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA DIREÇÃO GERAL PARA A DEFESA DOS DIREITOS DOS AUTORES GUINEENSES.

BISSAU 28 4 2020
BISSAU

segunda-feira, 27 de abril de 2020

A DIREÇÃO GERAL PARA A DEFESA DOS DIREITOS DOS AUTORES GUINEENSES, REUNIU  HOJE DE MANHA, DAS 10 AS 13H, NA DIREÇÃO  GERAL DA CULTURA, REUNIÃO ESTA DIRIGIDA PELO SEU RESPONSAVEL MAXIMO, SR. DENILSON FERREIRA, VULGO DOKA INTERNACIONAL. 

NA REFERIDA REUNIÃO, TRATOU- SE DE ASSUNTOS MUITO IMPORTANTES REFERENTES AO DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS DIREITOS E PROTEÇÃO DOS CRIADORES DAS NOSSAS PEÇAS ARTIFACTAS QUE QUE ENGRANDECEM A NOSSA ESFERA É AMBIENTE CULTURAL   GUINEENSE.

DISCUTIU- SE E AINDA ENQUADROU- SE PROFISSISSIONAL AS POSIÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DO RESPECTIVO DEPARTAMENTO DIRIGIDO PELO O COORDENADOR MAXIMO NA PESSOA DO DIRECTOR MAXIMO DO MESMO DEPARTAMENTO.

ENALTECEU- SE E ENCARAJOU- SE O PESSOAL DA CASA A SE APLICAREM, É TEM COMO PALAVRA FORTE O ENGAJAMENTO DO SR. DIRECTOR GERAL DA CULTURA, NA PESSOA DO SR. KLETCHE, COM REALCE DO SEU DIRECTOR DEPARTAMENTAL ,DENILSON FERREIRA, DOKA INTERNACIONAL.

NÃO FORAM DEIXADAS DE LADO AS RECOMENDAÇÕES QUE CERTAMENTE IRÃO FORTALECER ESTE DEPARTAMENTO DO ESTADO, DIRIGIDO POR UM GRANDE GUINEENSE, QUE SEGURAMENTE IRA ELEVAR AO MAIS ALTO NÍVEL OS GRANDES ANSEIOS CULTURAIS DOS FAZEDORES DA CULTURA GUINEENSE, PONDO ASSIM A NOSSA MANIFESTAÇÃO CULTURAL AO NÍVEL DOS DEMAIS PAÍSES CONSTITUINTES DA NOSSA MANJUANDADE LUSÓFONA, AFRICANA E MUNDIAL.

O DIRECTOR GERAL DESTE RESPEITOSO DEPARTAMENTO CULTURAL, JUROU DESENCLAVAR OS DIREITOS QUE CADA FAZEDOR DAS NOSSAS ARTES POSSUI E MERECE.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA DIREÇÃO GERAL PARA A DEFESA DOS DIREITOS DOS AUTORES GUINEENSES.

BISSAU, 27 04 2020.
Guineenses 

O Armando Mango, nem português sabe falar esse pseudo jurista!
E isso é só possível na Guiné-Bissau!

 Imaginem até foi o bastonário da ordem dos pseudo juristas que mal falam o português na Guiné-Bissau! 

Porque não falar logo na nossa língua em vez de tar a fazer aventuras?

Uma vergonha nacional!

Afirma o Democrata em ação.

domingo, 26 de abril de 2020

COVID-19 com a sua primeira morte registada oficialmente, deixa o governo da Guiné-Bissau numa situação e posição delicada.

Um alto oficial e patente militar, membro do governo num lugar chave e de impacto, o povo pergunta :

- Como?
- Desde quando?
- E quantos poderão ter sido infectados ou contaminados?

Partindo a primeira morte do governo, o que foi que falhou???  Existem ou não mais membros do governo afectados??? 
GUINEENSES BÔ LANTA BÔ FIRMA PA CASO 17 DE OUTUBRO DE 1986 JULGADO PA MUFUNESA LARGA GUINÉ 

LISTA DE VÍTIMAS DO CASO 17 DE OUTUBRO DE 1985/1986 os meus estimados amigos e amigas, a humildade não é monopólio de qualquer grupo étnico ou sociedade, a humildade depende das pessoas independentemente da sua etnia ou classe a que pertence!... 

E como a nossa memória está viva,  eis aqui  a lista, e fiquem a saber de que os acusados da tentativa de golpe de estado que estiveram no banco de réus e condenados a morte a maioria não eram oficiais militares isso demostra que não é só o NINO VEIRA quem matou os balantas mas sim , a JUSTIÇA da Guiné-Bissau que condenou a pena de morte a estes ilustres também é cómplice desta barbaridade do regime comunista de NINO VIEIRA.

Repudiamos à impunidade com a qual é tratada este assunto. Senão vejamos: Os implicados neste caso estão de vida todavía, o promotor, e o advogado  desse caso ainda estão vivos : Afonso Te e Carlos Pinto Pereira, portanto, todos os carrascos vivos hão de serem julgados e cumprirem as penas correspondentes.

VITIMAS DO CASO 17 DE OUTUBRO DE 1986

 1. Paulo Correia (balanta)
 2. Binhanquerem Na Tchanda (balanta)
 3. Mbana Sambú (balanta)
 4. Braima Bangura
 5. Viriato Pã (balanta)
 6. Pedro Ramos
 7. Bupas Cul (balanta)
 8. Tue Na Bangna (balanta)
 9. Sana Fuma (balanta)
 10. Alqueia Kuassa (balanta)

 11. Fore Mbitna (balanta)
 12. Mutna Dentche Na Dum (balanta)
 13. Nfon Na Lagna (balanta)
 14. Buota Nambatcha (balanta)
 15. Bighate Na Biate (balanta)
 16. Mbunhe Na Male (balanta)
 17. Wangna Nanfade (balanta)
 18. Tagme Na Waié (balanta)
 19. Sae Braia Na Nhagba (balanta)
 20. João da Silva

 21. Adriano Cubala (balanta)
 22. Fernando Cubala (balanta)
 23. Pedro Cubala (balanta)
 24. Nhasse Nambera (balanta)
 25. Zecaria
 26. Agostinho Gomes
 27. Lamine Sisse
 28. Malam Sane
 29. Caramba Conte
 30. Ngare Iala Nhanta (balanta)
 31. Watna Na Laie (balanta)

 32. Kissif Dentche (balanta)
 33. Tcham Na Mam (balanta)
 34. Ramalho Incanha (balanta)
 35. Emílio Costa (balanta)
 36. Bitchofola Na Fafe (balanta)
 37. Mbana Na Sanha (balanta)
 38. Malam Numo Seide
 39. Nfon Ntunda (balanta)
 40. Alberto Na Haba (balanta)
 41. Damna imbunde (balanta)
 42. Blakte Na Dum (balanta)
 43. João Biambi (balanta)
 44. Alexandre Cul Nassalan (balanta)

 45. Mário Nsimba (balanta)
 46.Joãozinho Iala (balanta).

sábado, 25 de abril de 2020

Guiné-Bissau: António Guterres pede cumprimento de decisão da CEDEAO

O secretário-geral da ONU informou que tomou nota da decisão da organização africana de reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente guineense e encorajou atores políticos a trabalhar de maneira construtiva.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou este sábado (25.04) que tomou nota da decisão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau e pediu o cumprimento das deliberações da organização.

Segundo o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, o secretário-geral da ONU encorajou os "atores da Guiné-Bissau a trabalharem de maneira inclusiva e construtiva na implementação das decisões relevantes da CEDEAO, particularmente no que diz respeito à nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um novo Governo".

Na quinta-feira (23.04), a CEDEAO reconheceu Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro e pediu a formação de um novo Governo até 22 de maio. Na sequência do anúncio da CEDEAO, a União Europeia elogiou a decisão da organização sub-regional africana por ter resolvido o impasse que persistia no país.

A União Africana felicitou Umaro Sissoco Embaló e pediu aos políticos guineenses para aderirem às decisões da CEDEAO e trabalharem para a estabilidade do país. 


Sua Excelência Senhor Presidente da República Portuguesa 
Professor Marcelo Rebelo de Sousa

Excelência, 

Neste momento em que se comemora o 46° aniversário da Revolução dos cravos, expressão  icônica do espírito português de liberdade, humanismo e tolerância, venho em meu nome pessoal e em representação do povo  da Guiné-Bissau,  felicitar Vossa Excelência e povo irmão e amigo de Portugal pelas conquistas de Abril que, ao longo dos anos se formam traduzindo em paz,  liberdade e contínuo  progresso  para povo português. 

Tendo presentes os sacrifícios consentidos pelo povo da Guiné-Bissau para a realização da Revolução de Abril,  nós os guineenses assumimos esta comemoração como parte da nossa história comum, momento indelével  da nossa memória coletiva e  marco incontornável da Vossa Liberdade e da nossa Independência. 

Por essa razão e pela indissolúvel  fraternidade e  amizade que unem os nossos dois povos, queira aceitar,  Excelência Senhor Presidente,  as  mais calorosas felicitações do povo da Guiné-Bissau, extensivas ao governo e  ao povo  português. 

Convicto de que, finalmente,   uma nova era se abre para o estreitamento da nossa secular amizade e  concretização do vasto potêncial de cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, somos com distinta Consideração e  Estima, 

UMARO SISSOCO EMBALÓ 

Presidente da República
Portugal cometeu um erro gravíssimo contra Guiné-Bissau e por isso o voo de repatriamento foi cancelado hoje sexta feira para próxima terça feira. 

No entanto porrtugal já pediu desculpa e corrigiu o erro. 

Mesmo com a queda do Governo liderado por Nuno Gomes Nabian a sua renomeacao será mais certa e segura que qualquer outra coisa. 

Portanto Nuno Gomes Nabian continuará sendo sempre o primeiro ministro que todos querem. 

domingo, 19 de abril de 2020

RESPOSTA AO COMUNICADO DOS DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS membros da comissão de negócios estrangeiros e comunidades portuguesas. 

Não foi com nenhuma  estranheza que assistimos ao pronunciamento encomendado pelo PAIGC , dos  deputados do Partido Socialista membros da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que reputamos de absurdo e disparatado.  
O Partido Socialista, em Portugal por diversas vezes no passado recente,  recusou posicionar-se públicamente sobre o quotidiano conflituoso da política Guineense, preferindo um posicionamento  diplomático de relacionamento com o santo e o diabo, mesmo quando estavam em causa os direitos fundamentais dos cidadãos Guineenses. 
Porque razão insurgir-se agora contra o  Presidente, UMARO SISSOCO EMBALÓ, eleito legitimamente pelo POVO, em eleições supervisionadas por toda a comunidade internacional, que as consideraram livres, justas, democráticas e ordeiras?
Os deputados socialistas na CNECP manifestaram grande preocupação pelo facto de não estar ainda resolvida a situação política e institucional na sequência da segunda volta das eleições presidenciais e apelam ao diálogo interno e internacional e à normalidade democrática, sem conhecerem os contornos processuais em causa e ainda sem terem nenhuma legitimidade para tal.
Na sua senda fatalista e de bota abaixo, ao nosso País, a Guiné Bissau,  “condenam qualquer abuso de poder com o argumento do cumprimento das medidas do estado de emergência, já que dizem haver relatos de pessoas espancadas simplesmente por se encontrarem na rua”, quando essas pessoas, que foram espancadas simplesmente por se encontrarem na rua, incorrerram em crimes de desobediência  e desacato às ordens policiais. 
Mesmo assim, o governo na pessoa do Secretário de Estado da Ordem Pública, veio pela primeira vez na história da Guiné Bissau, retratar-se, pedindo desculpas e condenando o excesso de força utilizada pelos forças policiais.

Os deputados socialistas dizem manifestar a sua  preocupação em relação ao aumento do número de casos de COVID-19 na Guiné-Bissau e ainda que se trata do país mais atingido da CPLP, já que não existem estruturas sanitárias com capacidade de resposta com o agravamento da situação, nem em Bissau nem noutras zonas do país.
Perguntamos aos senhores deputados portugueses se Portugal não faz parte da CPLP? Os senhores somam neste momento 19.686 casos confirmados de gente infectada e 687 de mortes, mais 5.166 aguardam resultados de análise, por COVID-19, isto não é NADA senhores deputados socialistas, os 50 infectados na Guiné Bissau e com 0 (zero) mortes é que vos preocupa ?
Relativamente às estruturas sanitárias, talvez não tenhamos  nenhumas, porquanto durante os quinhentos anos de colonialismo os senhores não fizeram mais do que 2 hospitais para um milhão e meio de habitantes e os vossos aliados detentores do poder no país, que vocês defenderam e durante 47 anos de independência não fizeram nenhuma. 
Sejam responsáveis Srs deputados do PS/Portugal e respeitem as instituições guineenses tal como nós vos temos respeitado.
 O Brasil com 30.425 casos confirmados e 1924 mortes, senhores deputados socialistas portugueses, também auto excluiram-na, da CPLP? Porquê? Ou queriam dizer a CPLP  negra??
Senhores deputados do Partido Solicialista Português, a Guiné Bissau, felizmente até agora não teve nenhuma morte, 0 (zero) Mortes, esqueceram-se de quão importante é a VIDA HUMANA? 
Os senhores prestam-se a este pronunciamento tendencioso, só para verem se põem no poder novamente na Guiné Bissau o vosso cavalo de tróia, DSP, e o seu PAIGC, que governou em regime de ditadura severa este País durante longos anos e consumou injustamente milhares de fuzilamentos públicos, de ex-militares portugueses e de guineenses, que nós não esquecemos.

RESPOSTA DOS DEPUTADOS DAS BANCADAS PARLAMENTARES DO MADEM-G-15, PRS, e APU-PDGB.

O futuro é hoje

APU-PDGB
Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento
Bissau, 19 de abril de 2020

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mais uma vitória de Nuno Gomes Nabian que com grande esforço vai pagando salários. 

Liderando um governo dinâmico, o resultado só poderia este :
POSITIVO. 

SALÁRIOS EM DIA. 
Alerta Vermelha 

Preparem-se para o "DIRETO" do Doka Internacional contra ou sobre a pessoa de Manuel Macedo.

Recordar que Doka Internacional tem vindo a atingir no coração deste homem sobre o seu passado. 

HOJE sexta feira as 19 horas de Bissau não percam a grande intervenção do Doka Internacional em que vai decapitar a este desgraçado nas redes sociais em directo. 

quinta-feira, 16 de abril de 2020

A característica essencial do DSP  não é  da esfera política.  É  do domínio da AMORALIDADE (com o Alfa privativo Grego) e não somente da Imoralidade.  

O DSP é um ser estranho à nossa sociedade e aos nossos costumes morais e éticos. 

Ele fez-nos saber que,  infelizmente,  na nossa sociedade foram produzidos alguns seres que passaram à margem da "Kiriasson" e, por isso,  cresceram " suma lán de polon na bentu", sem suporte MORAL.
Doka Internacional agradece a todos os nossos militares pela compreensão e solidariedade pela forma como fui recebido ao ponto de se terem dado de conta desde o primeiro minuto de que o perfil falso criado nas redes sociais com o meu nome e insultando-os, não era eu.

Agradeço pessoalmente e de coração pelo vosso gesto humano e verdadeiro. 
Nuno Nabian como Primeiro Ministro continua surpreendendo a tudo e todos pela positiva.

Empenhado na governação, atento com as necessidades de todos, dinâmico e preciso no essencial. 

Contra todas as marés Nuno vai pondo a imagem do país num patamar aonde nunca atingiu. 

HOJE o estado guineense está sendo respeitado...., e a nossa soberania visto de uma forma diferente ao anterior. 

quarta-feira, 15 de abril de 2020

As cerimónias fúnebres do DEPUTADO  EDUARDO MAMA será na sexta-feira dia 17 em Gabú 
O Movimento para Alternativa Democrtaica, MADEM-G15, tem o doloroso dever de comunicar que faleceu na madrugada desta quarta-feira dia 15 de Abril de 2020 na cidade de Gabú um dos seus altos dirigentes fundador, Deputado da Nação, membro do Conselho Nacional e da Comissão Política Nacional, DEPUTADO EDUARDO MAMADU BALDÉ, mais conhecido por ( EDUARDO MAMA). 
As cerimónias fúnebres do saudoso Deputado e vice-líder parlamentar do MADEM-G15 terá lugar na próxima sexta-feira dia 17 de abril pelas 14h na cidade de Gabú. As medidas restritivas no âmbito de estado de emergência serão observados no funeral. 
O Coordenador Nacional do MADEM-15, a sua Bancada Parlamentar e demais órgãos do partido, endereçam as suas mais sentidas condolências à família enlutada. 
Califa Soares CASSAMÁ 
DGCN

terça-feira, 14 de abril de 2020

PAIGC DESESPERADO MANDA CRIAR UM PERFIL FALSO COM O NOME DE DOKA INTERNACIONAL EM QUE VÃO INSULTANDO AO PRESIDENTE UMARO SISSOCO, BIAGUE NANTAN, ETC. 
A população exige o apuramento de toda a verdade :
David Peixoto / Sócio, administrador ou proprietário da empresa SALUSPHARMA teve ou não ligação directa com o português que contagiou a Hussein Farahat com o coronavirus??? 
O ministério da saúde que faça o seu trabalho a fim de esclarecer a sociedade guineense. 
Queremos saber o grau ou o nível de saúde de David Peixoto sem maldade mas apenas por preocupação. 



sexta-feira, 10 de abril de 2020

E PRECISO SERVIR PARA LIDERAR.

Por: yanick Aerton

O homem que goza das suas completas faculdades mentais e físicas espera sempre do seu acto um reconhecimento, a tese contrária é aquilo que em Francês se chama de “metre lês poudres aux yeux”, o que é nada mais, nada menos, do que tentar enganar o próximo.

O grande manu Doka ao longo desses anos tem sido coerente com ele mesmo e as suas acções têm-se orientado sempre no sentido de se colocar ao lado do injustiçado ou vitima, como é o caso do Ba di Povo (Braima Camara, vulgo Ba Quecuto), em relação a quem até hoje se mantém fiel e enaltece as qualidades de líder, de humanista e de uma generosidade indescritível. 

Manu Doka chorou, sofreu e sorriu com o Ba Quecuto, como El Comandante Fidel y su compañero el Che, tendo com este vencido todos os obstáculos erguidos na sua trajectória até chegarem ao ponto em que chegaram, contra ventos e marés. 

Sempre com aquela fé de homem de Deus que o caracteriza, o Ba, na companhia do seu Hermano manu Doka, conseguiu colocar no Palácio da República um candidato presidencial que era desprezado pelos; djintons,;; e elevar em tempo record, menos de 10 meses, um movimento politico que saiu do nada para a segunda forca politica na Guiné-Bissau. 

O lugar para o qual o manu Doka foi nomeado, Director Geral do Gabinete dos Direitos do Autor, através Despacho nº.05/SEC/2020 de 6 de Abril, pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francelino Cunha, é um reconhecimento mínimo do engajamento e da determinação na luta pela mudança, percurso durante o qual este valoroso combatente sofreu todas as humilhações rapto na calada da noite até a tentativas de assassinato. 

É o reconhecimento possível numa conjuntura como esta que estamos a atravessar, em que as forças do Eixo do Mal estão a fazer tudo para inviabilizar a presidência do General Presidente e do governo que nomeou para resgatar aqueles valores que fizeram da Guiné outrora uma referência no contexto africano, valores da unidade, fraternidade, da dignidade, da solidariedade e da seriedade.

Se merece ou não, essa questão não se coloca, a questão que se pode provavelmente colocar é se não merecia mais? 

Mas, para o manu Doka, o mais importante não é ser colocado neste ou naquele lugar, mas sim, ver a alegria na cara do seu povo e assistir à concretização daquilo que é o sonho de todos os bons filhos deste país – o desenvolvimento da Guiné-Bissau. 

Aliás, se o manu Doka fosse posto perante duas escolhas: a nomeação para um cargo público, onde só vai encontrar aborrecimentos e receber um mísero salário ou o financiamento de um projecto com efeito multiplicador, como por exemplo, um estúdio de gravação da última geração, de certeza que o manu Doka escolheria a segunda opção.

O manu Doka é um homem de acção, um todo-terreno, um fighter, por isso confiná-lo entre quatro paredes é simplesmente subutilizar as suas capacidades. Mas como o poder assim quis, na qualidade de Freedom Fighters que tudo demos para encostar o Eixo do Mal à parede, não podemos senão congratularmo-nos e desejar boa sorte ao Hermano, no desempenho do cargo para que acaba de ser nomeado. 

Pa allah cubriu cu si manta sagrado manu doka!
PEACE AND LOVE!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Guine Bissau piora a cada dia que passa. 
COVID-19 alastrando - se.
Um país vulnerável e fragilizado com uma população despreparada, as coisas vão de mal a pior.
O governo liderado por Nuno Gomes Nabian fazendo o tudo por tudo para o bem da população. 

quarta-feira, 8 de abril de 2020

ÚLTIMA HORA 

PRS nomeia Doka Internacional :
É o sr. Denilson da Conceiçâo Ferrage Ferreira, nomeado Director do Gabinete do Direito de Autor.

terça-feira, 7 de abril de 2020

Contra todas as marés e tempestades, o governo liderado por Nuno Gomes Nabian vai marcando pontos e diferenças na luta pela imposição do controlo nas nossas fronteiras terrestres. 
100 motorizadas que serão entregues as nossas autoridades. 


Louvar a Nuno Gomes Nabian pelo grande esforço e empenho. 
Aplaudir e reconhecer o seu trabalho e do seu governo.

domingo, 5 de abril de 2020

PM Nuno Gomes Nabian entrega materiais de prevenção ao coronavirus no hospital de QUEBO
Igualmente entregou materiais em Catió, Banta na região de Tombali
Nos centros de Saúde.





Para a vossa informação,  não há nenhuma política Nepota na formação do governo,  se não,  em alguns casos de ter pessoas da mesma família no elenco do governo é facilmente explicável. No entanto existem pessoas que a todo custo procuram denegrir a imagem deste governo liderado por Nuno Gomes Nabian. 

Para além de ser um Governo de coligação,  quer dizer,  em que está formado por base alargada,  sabe-se igualmente que nos partidos não se pode entrar todos de uma só vez. Portanto há que ter calma. 

Mais uma vez,  o PAIGC utiliza um dos seus modos operantes de campanha de contra informação de dividir para melhor reinar.

Facto que não vai conseguir porque o povo já está cansado de tantas mentiras,  demagogia e obstrução ao País.

sábado, 4 de abril de 2020

Visita do PM Nuno Gomes Nabian ao sul do País para distribuição de materiais as forças de segurança para protecção no combate ao covid 19.



quinta-feira, 2 de abril de 2020

Uma economia moribunda !


Num momento sombrio da humanidade, em que praticamente todos os países do mundo enfrentam, com muita dificuldade, a pandemia que, aparentemente está determinado a colocar pés ao ar a economia mundial, a nossa economia passou-se do estado frágil e não diversificada à moribunda.

Eminentes economistas preveem uma forte recessão da economia mundial para o ano 2020, com consequências severas no quotidiano dos cidadãos. A primeira é óbvia, um impacto maciço no tecido das (PME), tão decisivo para a atividade e o emprego. O segundo canal é o da crise financeira que afeta primeiro os países avançados, mas que terá muitas consequências na África, e especialmente a relutância dos países avançados, que já haviam se endividado em massa antes. O terceiro canal é o efeito já registado nos preços das matérias-primas e, em particular, do petróleo, que vai colocar muitos países africanos em situações de insuficiência de liquidez ou mesmo de insolvência. 


A nossa economia é fortemente dependente do setor terciário (comercio, restaurantes, hotéis, transportes, comunicação, etc), que contribui à quase (50%) na criação da riqueza nacional (PIB), o qual é a primeira vítima do covid-19, através das medidas de restrições impostas para evitar a sua propagação. E certo que medidas foram tomadas pelo BCEAO para aliviar possível incumprimento das empresas face aos bancos comerciais, o que contrasta, a incerteza que ainda paira sobre sustentabilidade do cumprimento dos encargos fixos, principalmente salários dos funcionários, dessas empresas que estão em cessão involuntária de atividade. 


Compreende-se, o silêncio ensurdecedor do governo perante medidas financeiras a serem tomadas para fazer face à calamidade que se aproxima, sobretudo, no contexto atual do país em que o governo viu-se obrigado a subtrair uma parte do montante previsto para pagar títulos vencidos num valor que ronda os 24 mil milhões de FCFA, para fazer face à obrigação salarial da função pública. E para agravar ainda mais a situação, o governo não conseguiu mais de ¼ do montante solicitado na sua emissão de títulos no início da semana, destinado a honrar os títulos vencidos. 


Com o setor terciário paralisado, consequentemente o primário (agricultura, pesca, castanha de caju, etc) conhecera um revés contundente e o Estado será confrontado a uma quebra brutal das receitas fiscais e estará igualmente, num curto prazo de tempo numa situação de estrangulamento total. Devido o acima exposto, a previsão é de uma recessão para o ano 2020 e na melhor das hipóteses um crescimento de 0,5%. 


É imperativo e urgente um confinamento total e obrigatório da população para minimizar não somente um catástrofe sanitário, assim como económico, porque quanto mais alastrar, mais vai durar e custara mais ao Estado, em vidas humanas e financeiramente. 

Um bem haja a todos os guineenses,
Que Deus nos ajude, como sempre!

João Pensador 25/03/2020                  
Cai a última  MÁSCARA no STJ. 

Com o Comunicado ontem divulgado pelo punho de Salimo Vieira, assessor de imprensa do Presidente do STJ, Paulo Sanhá, fugido do País sabe-se lá porquê(?) e com o Visto do Vice-presidente Rui Nenê, vem confirmar o que há muito se vinha afirmando: Paulo Sanhá, Rui Nenê  Osires de Pina Ferreira estão ao serviço do PAIGC posicionando-se claramente ao serviço de DSP. 

Sabe-se que este processo quando entrou as notificações foram feitas a uma velocidade supersônica e sem que tenha havido uma distribuição nos termos legais, cabendo o processo ao Conselheiro Fernando Té.

Agora, numa autêntica manobra dilatória de travar o processo ao sabor do  anterior regime, eis que o Paulo Sanhá instrui o seu assessor para publicar um comunicado que o seu Vice "sim Senhor" Rui Nenê cauciona contra a vontade dos seus colegas Juízes Conselheiros, para invocar a quarentena resultante da pendemia que  surge muito depois do processo ter entrado para satisfazer a estratégia do Candidato  derrotado.

Para tanto, invoca o Conselho Superior da Magistratura Judicial como órgão para regular a questão levantada pelos seus Pares.

Quanto tempo o Paulo Sanhá não conseguiu reunir este órgão (CSMJ)?

Só agora a Direcção se lembra do CSMJ?

Porque razão o Paulo Sanhá não se digna voltar ao Pais enquanto titular de órgão de soberania para vir enfrentar aqui a quarentena, num monento que todos os Juízes Conselheiros estão aqui a fazer o mesmo?
A Direcção do STJ que não tente enganar o Povo.

Que saiba que existem audios onde declaram claramente que estão contra o Presidente Democraticamente eleito e a emitir prejuízos sobre o processo ainda  não decidido. 
Porque razão o Vice-presidente Rui Nené não convoca o Plenário, sendo certo  que o pronunciamento sobre esta questão é um problema de interesse nacional?

Esta Direcção do STJ já não consegue enganar a ninguém.
Fizeram bem o Juízes  Conselheiros Fernando Té e Armindo M.Vieira (Mota)  ao redimirem e juntar-se ao lado da verdade.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

A Beleza pura de uma mulher só é completa quando a sua intelectualidade é posta na prática e em defesa da sociedade por uma justa causa, acompanhado de carácter firme e decisiva com honestidade e humildade. 
Alexandrina Teresa da Silva. 
Afinal quem é esta mulher??? 

Esposa do Dr Saido Baldé, Juíz Conselheiro do STJ da Guiné-Bissau e que tanto um como o outro, sempre foram de autonomia técnica enquanto casal.  Cada qual desempenha as suas funções com grande profissionalismo e entrega. 

Pois a capacidade intelectual de cada é reconhecida e com grande mérito. 

O reconhecimento de um nunca dependeu  do outro.

É mentira o que andam a apregoar .

Porque ela ao aceitar  assumir este cargo na PJ desceu de categoria de Vice-PGR..., segunda figura da Procuradoria para outra função de hierarquia funcional inferior em nome dos interesses da Nação e por entender que pode dar maior contribuição e oferecer oportunidade a outros colegas para o cargo de Vice-PGR.
Teresa Alexandrina da Silva com as capacidades que tem, ninguém terá como pôr em causa nada que seja. 

Como nova Diretora Nacional da PJ, esta instituição ganhará uma nova dinâmica e credibilidade a nível nacional e internacional. 

Pois, a violação dos direitos humanos que todos os guineenses têm conhecimento por parte de muitos inspectores e agentes, e que são levados a cabo de uma forma brutal e animalesca, irá acabar como muitas outras coisas no que toca a chantagens e perseguições. 
Jurou defender e servir ao seu povo e ao estado guineense com verdades e não com mentiras. 

A nossa esperança está nesta mulher. 
Ela se chama Alexandrina Teresa da Silva - Dra.. Tete. 

Aqui o que Doka Internacional pensa ser preciso mostrar ao mundo sobre ela.