sexta-feira, 31 de maio de 2019

General Fode Cassama humilhado por Doka Internacional.
A equipa de Doka Internacional congatulado com a intervenção do Internacional Puto de Manchester nas redes sociais em que o mundo ouviu, gostou e aplaudiu.

Doka Internacional a  sua maneira como sempre foi arrasador e detonante.
Implacável de uma maneira estrondosa deixando o general Fode Cassama mais humilhado do que se possa imaginar. 
I ka bom bata kutuca onça ku vara curtu. 
Doka Internacional keta ba na si cantu 

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Braima Camara lider do MADEM G-15 em momento algum insultou ou ofendeu ao Estado Português ou aos portugueses. 

Ao proferir a palavra " IGNORANTE ", referia- se:  
Desconhecer a materia em causa referente a constituição da mesa da ANP em Guiné Bissau. 
O que vai e o que diz o artigo sobre a constituição. 

Em momento algum BRAIMA Camara insultou os portugueses ou ao Estado Português.... repito 

quarta-feira, 29 de maio de 2019

JOMAV NÃO PERMITA, NENHUM PAÍS, MUITO MENOS ANTIGOS COLONIALISTAS, “PORTUGUESES”  intervirem na soberania nacional GUINEENSE'

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, já nos habituou as suas espatafurdias de uma diplomacia de interesses, obscuros macabros em Àfrica.

Caro SANTOS LABREGO, a soberania de um país, nomeadamente da GUINÉ BISSAU, diz respeito à sua autonomia, ao poder político e de decisão dentro de seu respetivo território nacional, principalmente no tocante à defesa dos interesses nacionais.

Nesse sentido, cabe ao Estado GUINEENSE o direito de sua auto determinação em nome da Nação, e do seu Povo.

OS PORTUGAS, aquando da vergonhosa e criminosa colonização da Guiné Bissau, utilizaram como estratégia  para dominar o Povo Guineense, o principio em que o colonizador, os Portugueses,  eram  apresentados como superior e civilizado em relação ao colonizado, “Preto da Guiné” que eram selvagens, sem cultura, sentimentos nem conhecimentos, pessoas sem religião, sem Deus, sem alma, GENTE PRETA.
Caros Governantes Portugueses, o Mundo evoluiu, os Guineenses também!!!!! 

ANTÓNIO COSTA, indío, SANTOS SILVA, trasmontano , HOJE É COMPLETAMENTE INSANO JULGAREM OU PENSAREM QUE ESSE TIPO DE ESTRATÉGIA PODERÁ TER ALGUM IMPACTO NA GUINÉ BISSAU.

 Caro Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, consciencialize-se que hoje existem muitos, mas, muitos quadros Guineenses com os quais o Sr. Ministro deveria aprender muito sobre uma Àfrica, Descolonizada, Independente, Soberana e Competente. 

Sr. Ministro um conselho seja mais isento, menos mauzinho  e intrometido em relação aos assuntos da Guiné Bissau, porquanto num futuro próximo serão os senhores a lamber as nossas botas atrás das nossas riquezas que concerteza com retóricas colono demagógicas, virão tentar assaltar, registe pois que nessa altura não terão um complexado de nome Domingos Simões Pereira para servir de vosso capacho.

 Quem é este Sr. Santos Silva  trasvestido de colonialista/socialista ?pretendendo dar licões ao ESTADO GUINEENSE??

Caros Portugueses um conselho, da mesma forma que têm o rabo bem metido entre as pernas em relação ao Estado de ANGOLA, deverão também entala-lo bem no fundo das vossas BU.... em relação a Guiné Bissau. 

ATREVIDOS E PATÉTICOS PORTUGUESES
SOBRE A AMEAÇA DE SE DAR UM GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ BISSAU, DE UM GOVERNO NARCOTRAFICANTE, DE UM PAIGC SEDENTE POR BEBER MAIS SANGUE DOS GUINEENSES, enfim, etc,etc, os Senhores não dizem NADA.

 Sabemos porquê, a vossa velha estratégia colonial, coisas de PRETOS, deixa-los matarem-se, é isto o que pensa e advoga sr. ministro amigo do sanguinário Manecas dos Santos, com quem concerta na calada da noite as suas estratégias diplomáticas em relação ao meu País SOBERANO.

 Guiné Portuguesa já era temos pena Santinho. 
AMBOS SANTOS que coincidência...

Apené Indi




General Fode Cassama  cutucou a onça com vara curta e este saiu da sua toca. 

Esta Quinta-feira as as 18. 30 de Bissau toda a revelação deste dito general chamado Fodeh Cassama. 

A coisa promete ser interessante. 
Doka Internacional vai disparar para tudo quanto seja lado. 
O CRIMINOSO JOMAV

Por : Médico , Dr  Jorge Herbert

José Mário Vaz mais conhecido por JOMAV é, nada mais, nada menos, que o Presidente da República da Guiné-Bissau desde 23 de Junho de 2014.

Tido como homem de família, marido exemplar, pai dedicado, avô carinhoso, homem de poucos amigos mas fiel às suas amizades, que usa o mesmo rigor e exigência do trabalho, para com a família e amigos. 

É economista formado em Lisboa. Após os estudos universitários, regressa a sua pátria e torna-se empresário de importação e comercialização de materiais de construção.
Chamado à presidência da Câmara Municipal de Bissau, destacou-se no rigor instituído na gestão da coisa pública e no facto de ser um defensor nato do trabalho duro e sério. 

Mas, foi como Ministro das Finanças que esse rigor laboral e na gestão da coisa pública se popularizou, ganhando com isso a fama de “o homem de 25”, por instituir uma regra até então incumprida e, nos dias de hoje remetida ao esquecimento, que foi cumprir com uma obrigação básica do Estado, o pagamento regular dos ordenados da função pública. Só que escolheu o dia 25 de cada mês e cumpria-o com o rigor inquebrável e passou a ser o “homem de 25”.
No desempenho dessa função ministerial, assistiu ao golpe de Estado do governo de que fazia parte, tendo sido obrigado a sair do país para um curto exílio em Portugal que, contrariamente, ao que é hábito dos políticos guineenses, nunca aceitou bem.

Na sequência do golpe de Estado de 2012, foi envolvido na acusação de desvio de 12 milhões de dólares doados por Angola. Todos os conselhos apontavam para que não voltasse ao seu país, porque seria detido. Considerando-se de consciência tranquila, resolveu rumar-se de volta ao país. Detido à chegada e interrogado, apresentou a sua versão provada dos factos, foi libertado.

Depois do golpe de Estado de 2012, a Guiné-Bissau atravessou um período de transição, curiosamente, tendo como Presidente da República de Transição o Serifo Nhamadjo, também ele acusado na altura de envolvimento na trama golpista dos que não aceitaram os resultados eleitorais para a presidência da república, o mesmo homem que hoje se alista para disputar as próximas eleições presidenciais com o apoio do PAIGC!

Em 2014, com a popularidade conquistada pelo seu rigor e disciplina com assuntos laborais e das finanças do Estado, JOMAV ganhou as eleições presidenciais na segunda volta, contra Nuno Nabiam, que nunca digeriu bem a derrota e resolveu assumir o Presidente da República como eterno adversário ou até inimigo!

Granjeada a fama de trabalhador árduo e rigoroso com as contas públicas, avesso à corrupção e ao uso do erário público para enriquecimentos pessoais, quis fazer jus da fama no desempenho do cargo presidencial. Foi quando começou a tornar-se no que se tornou hoje, um criminoso para uma franja de cidadãos guineenses!

Ora vejamos então de que crimes é acusado JOMAV!

O primeiro crime que cometeu, foi ter querido chamar o então primeiro-ministro à Presidência da República para pedir esclarecimentos e informações sobre algumas atividades governamentais dentro e fora do país, por ele algo suspeitos. É óbvio que isso não foi bem aceite pelo então Primeiro-Ministro! 

A seguir, o criminoso JOMAV quis que o então governo fosse remodelado, com a retirada de alguns “meninos do coro” envolvidos na negociata de passaportes diplomáticos, para que os mesmos respondessem à justiça. É óbvio que o então Primeiro-Ministro não concordou e acusou a justiça de perseguir, de forma seletiva, os elementos do seu governo. A seguir, veio a persistência do então governo, mesmo contra a opinião de especialistas do FMI, no dito resgate das dívidas de privados através do dinheiro público adquirido através de dívidas aos próprios bancos, a quem se ia pagar as referidas dívidas dos privados.

É óbvio que José Mário Vaz, já tido pelos “meninos de coro” da maior organização criminosa que a Guiné-Bissau conheceu até hoje, como um criminoso até agora de pequenos delitos, querendo fazer jus à sua fama de defensor de trabalho árduo e sério e de rigor com a coisa pública, não tinha como não engordar o seu “registo criminal”, lançando mão do slogan “dinheiro do Estado no cofre do Estado”, tendo cometido com isso um dos maiores crimes que um Presidente da República podia cometer na Guiné-Bissau até então dominada e controlada pelo PAIGC. Confrontar e derrubar um governo do PAIGC, com base nas prerrogativas constitucionais! A partir desse ato, JOMAV tornou-se no maior criminoso da história da presidência da república guineense, porque cortou a mama de muitos que até agora não sabiam o que era trabalhar afastado dos cargos de nomeação partidária e interrompeu o sonho da pseudoelite que se encontrava no país, assim como de alguma diáspora sofrida e desiludida com a emigração, a espera do dinheiro do resgate e/ou da mesa redonda, para voltar a ser a elite da sociedade guineense, para não falar dos investidores estrangeiros que, ciosos de recuperar o investido com juros, o que o criminoso JOMAV impediu-os de fazer.

Só que, o criminoso JOMAV manteve-se determinado no seu propósito, mesmo após ter sido divulgado o seu nome e a sua imagem como o maior criminoso da história guineense a ser perseguido e derrubado do seu cargo presidencial.

Foi, a partir do maior crime cometido por JOMAV que a Guiné-Bissau entrou na era da generalização descontrolada da informação e desinformação, com uma clara estratégia da diabolização da imagem do criminoso JOMAV, introduzida pelos "meninos do coro" e alguns pseudojornalistas da nossa praça...

Para agravar o seu “registo criminal” na boca dos “mal tomados”, JOMAV resolveu refrear a especulação à volta do negócio da castanha de cajú, anunciando um preço por Kg desse produto, com o único objetivo de melhorar as condições de vida dos produtores, pedindo-lhes inclusive para usarem o dinheiro na melhoria das suas habitações. Que grande crime foi cometer o presidente da república! Tirar da recheada conta bancária dos especuladores para melhorar as habitações dos agricultores, é considerado pelo PAIGC e os seus amigos que sempre viveram pendurados à exploração impiedosa do povo, como um crime de maior gravidade! E então, a máquina desinformadora da maior organização criminosa entrou em campo, para o trabalho de desinformação, denegrindo a imagem e o bom nome do presidente da república, enquanto os especuladores fizeram o seu trabalho de boicote à compra da castanha aos agricultores, condicionando-os e asfixiando-os à fome, para obriga-los a vender o produto dos seus trabalhos, a preço da chuva.

Mas, o criminoso JOMAV, já sem emenda e reincidente no crime contra a maior organização criminosa guineense, decidiu ir acicatar os seus amigos estrangeiros, aconselhando o governo em funções, por ele nomeado, a exigir à União Europeia o pagamento de um preço justo, o mesmo que é pago à Mauritânia, para os peixes pescados nas águas guineenses. Isso valeu-lhe um ódio de estimação da União Europeia e de alguma franja política portuguesa que já se encontrava revoltada por ter sido destituído o Primeiro-Ministro a quem enfeitaram de títulos e apoiaram para dirigir a Guiné-Bissau e os negócios bilaterais nos anos a que lhe correspondia a legislatura e quiçá subsequentes.

Mas o criminoso JOMAV, patriótico, paciente e irredutível em fazer jus à sua fama de rigor com os assuntos do Estado, com a coisa pública e na defesa dos interesses nacionais, aguentou o resto da IX legislatura com várias ofensas públicas à sua pessoa e até da sua família, viu o filho a ser sancionado pela CEDEAO sob a encomenda dos “meninos do coro”, assistiu impávido e sereno o denegrir da sua imagem como o maior criminoso da presidência da república, mantendo sempre o seu propósito de defesa da coisa pública e do povo, contra uma pseudoelite pouco produtiva para o país.

Assistiu e aceitou de forma serena a vitória nas urnas dos “meninos do coro”, que tanto o diabolizaram, dentro e fora do país e prometeu trabalhar com qualquer Primeiro-Ministro indicado pelos “meninos do coro”. Até que estes resolveram complicar o fácil, tentando pressioná-lo a abandonar o seu rigor com os assuntos do Estado e nomear um governo, sem antes obedecer um preceito democrático básico que é a constituição da mesa da ANP e o normal funcionamento da ANP. Lá foi o JOMAV outra vez tentado a cometer mais um crime contra o PAIGC, condicionando a nomeação do governo à organização da mesa da ANP! Desta vez, a revolta e o desespero dos “meninos do coro” foi tão grande, que hoje, já pedem a cabeça do criminoso JOMAV, com a devida ajuda dos militares, para lhes abrirem as alas! 

Ao que chega o desespero de não poder sobreviver mais algum tempo sem deitar a mão à coisa pública e cumprir com os financiadores externos!

Em todo o caso, de uma coisa tenho a certeza! O diabo não protegerá nem conseguirá castigar JOMAV pelos crimes que até hoje vem cometendo, mas Deus e o sofrido povo guineense o protegerão para continuar a cometer os mesmos crimes até hoje cometidos, em prol da nossa amada pátria e do seu povo, contra a maior organização criminosa que a Guiné-Bissau até hoje conheceu, o PAIGC. 

Jorge Herbert

terça-feira, 28 de maio de 2019

Atenção DSP e Aristides Gomes... vamos falar sobre estes documentos mas em direto.



DSP não poderá ser nomeado novo PM por incentivar a rebelião e golpe de estado contra o poder legítimo. Também o seu nome deveria figurar na lista de sanções da UE, a semelhança daquela que foi aplicada contra os militares em 12 de Abril
General Fode Cassama deu uma conferência de imprensa hoje terça-feira e Doka Internacional vai reagir forte e feio esta quinta-feira as 18.30 em direto e para o mundo. PREPAREM-SE para o CHUMBO GROSSO porque Doka Internacional não mente. 
Preparem-se para todas as verdades. 
Afinal quem é este homem?
O que é que está por trás desta sua conferência de imprensa fracassada e vergonhosa?

FUGA DE INFORMAÇÃO

Serviços de segurança do estado alertam Doka Internacional de tentativa de sequestro e rapto que esta sendo levada a cabo contra a sua pessoa. 

Doka Internacional esta tranquilo e sereno mas preparado para o que der e vier e para o pior. 


Governo português desmente categoricamente a equipa de DSP Pelas notícias que estariam sendo veiculadas nas redes sociais e alguns órgãos de comunicação social?


segunda-feira, 27 de maio de 2019

Falei a poucos minutos com Cipriano Cassama que já teve alta médica a 4 dias. 
Está a caminho do rossio ao lado do seu amado filho Ricardo. 
Juntos vão passear e o meu tio vai -me comprar um par de sapatos. 
As melhoras. 
Doka Internacional 

Da forma em como o PAIGC liderado por DSP conduziu todo este impasse político, obriga a comunidade internacional a se posicionar ao de JOMAV para tome medidas em nomear/ formar um governo interino. 

DSP perde o controle de tudo e ataca a comunidade internacional através das redes sociais. 

domingo, 26 de maio de 2019

DSP perde TERRENO e ataca a comunidade internacional ?
Este homem perdeu a direção de tudo. 
Desrespeitando a comunidade internacional?
Porquê?
Porque a comunidade internacional se posicionou no lado da verdade e do povo?
DSP não vai ser primeiro-ministro. 

Preparem-se para esta segunda-feira. 
Sintonizem -se na radio Africa FM porque Doka Internacional vai revelar tudo. 
A nossa ou a tal dita formação " sociedade civil  " é uma vergonha total e descarada. Homens e mulheres que fazem parte desta porca formação são nojentos e bem fedorentos e o lugar desta gentalha deveria ser num " Tchikeru de Purcus ".

Ao invés de se materem numa posição de neutralidade para ajudar ao povo, vão fazendo o papel de ignorantes como animais selvagens acabados de invadir uma povoação.   Estes indígenas com aparência de demônio perdido no tempo deveriam pensar nos seus atos e discursos descomandados e javardos que vai prejudicando o guiineense. 

Mas quando o dinheiro fala mais alto e o carater de uma pessoa se iguala com o trabalho de uma prostituta, que mais podemos esperar?

Muita foda porque infelizmente, para muitos o dinheiro fala mais alto.... esquecendo que o dinheiro pode comprar muitas coisas mas que existem coisas também que não pode comprar.
DIGNIDADE 

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Jomav tem tudo nas mãos . .. e DSP que pare com as birras porque a comunidade internacional está contra ele. 

Declaração Conjunta da União Africana, CPLP, CEDEAO, União Europeia e as Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau

Considerando que as eleições legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau foram consideradas credíveis e transparentes, a União Africana, CPLP, CEDEAO, União Europeia e as Nações Unidas, sublinham que todos os partidos e atores políticos devem respeitar os resultados eleitorais como uma expressão da vontade soberana do povo da Guiné-Bissau. Exortamos todos os atores políticos a abdicarem dos seus interesses privados ou partidários e a trabalharem em conjunto e de maneira construtiva para o bem do País.

Com esse fim, notamos o clima de tensão resultante de desacordos sobre a eleição dos membros da Mesa da Assembleia Nacional Popular. Exortamos todos os atores relevantes a se empenharem num diálogo construtivo para encontrar uma solução para o atual impasse, a fim de finalizar a constituição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Exprimimos a nossa preocupação coletiva sobre o facto de, mais de sessenta dias após a realização das eleições legislativas, um novo primeiro-ministro não ter sido ainda nomeado com base nos resultados das eleições. Encorajamos a nomeação urgente de um novo primeiro-ministro e a consequente formação de um novo governo. Além disso, a data das eleições presidenciais deve igualmente ser marcada para terem lugar em 2019.

A União Africana, CPLP, CEDEAO, União Europeia e as Nações Unidas reiteram a sua vontade de continuar a acompanhar os líderes políticos da Guiné-Bissau a resolverem o impasse atual. Reiteramos também a nossa determinação coletiva de continuar a apoiar e ajudar o novo Governo e o Povo nos seus esforços para consolidar a sua democracia nascente a promover a paz e a prosperidade.
Herson Vaz, filho de JOMAV recebendo ameaças de morte
DOKA INTERNACIONAL pergunta a razão e o porquê de tudo isso?

A nossa política transformou em maldade a muita gente.  O que poderemos ganhar matando ou fazendo sofrer a este ou aquele?

Como primo e irmão, apenas aconselho ao Herson que se cuide e trate e proteja a sua família. 
Aristides Gomes 

Subuanalay!!!
Ladrão ou traficante de droga?
Um mentiroso compulsivo ou um esquizofrênico?

Um bandido nato e profissional ou um serial killer camuflado???

Um Santo ou um demônio?

Astafurlay. 
Guineenses ku busca ma NÓ otchal tambi 
UMA BANDIDAGEM AO EXTREMO

VAZOU PROVAS DOCUMENTAIS DA ACUSAÇÃO DO SECRETÁRIO GERAL DA UNTG CONTRA PRIMEIRA-MINISTRO ARISTIDES GOMES 

Júlio Mendonça secretário geral da UNTG acusou Dr. Aristides Gomes de ter manobrado à entrada sem concurso público criterioso e claro  de mais de 81 novos funcionários do ministério das finanças! E o primeiro-ministro por sua vez , refutou acusação atreves de um comunicado do seu gabinete da comunicação. Mas , sabe o portal “ O PAÍS “ através de uma fonte dentro dos serviços de impostos que , foi Suleimane Seide , o testa de ferro dessa operação que visa recrutar jovens protocolos do PAIGC, com complacência do próprio PM . 

A mesma fonte ainda adiante que, muitos desses novatos não tem qualquer formação nas áreas que foram colocados , são simplesmente uma manobra política de nepotismo e , concluiu , que também recrutaram para ministério das pescas e, neste momento há mais de 130 nomes prontos para serem distribuídos nas diferentes instituições e repartições

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Breaking News 
 O embaixador de carreira Malam Djassi é candidato as presidenciais 

Esta sexta-feira no talk show com o Doka Internacional os guineenses que se PREPAREM as 18 horas de Bissau. 
Aristides Gomes em maus.lençóis 

PGR terá proferido um despacho mandando bloquear duas contas bancárias do PM Aristides Gomes no montante de cerca de 2 mil milhões de XOF. 

Esse montante foi acumulado num período de cerca de 1 ano, coincidindo com permanência do ARISTIDES GOMES no cargo de PM. 

A Rádio Africa fala em fonte bancária. 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Assim se resume o nível dos nossos intelectuais falando sobre a política... 
Mindjor no cólon...

Este é o nosso quadro degradante, envolto com trapaças, bajulações e insultos, manipulações maquiavélicas, análises inquinadas golpistas...

O desespero dos pêgécês dominguistas não tem limites de decoro civilizacionais...
Depois de tudo Cipriano CASSAMA terá a sua alta do hospital esta quinta-feira do hospital em Portugal.

Bem disposto, voltamos a falar via telefône
Graças a Deus tudo bem.

Doka Internacional acompanhando todo o processo de tratamento e recuperação de Cipriano Cassama 
A pedido do seu falecido pai,  combatente, Deputado da Nação, em honra a sua memória, Braima Camara construiu esta mesquita para a comunidade muçulmana de Géba.
Inicio da obra - Março 2013 e conclusão em Março 2019.


Sem comentários. Tudo dito pelas imagens. 
Visita a Bafata.  Hoje



DESVENTURA DO MINISTRO BIFACETADO
DESPACHO NUMERO 036/GPM/2019 

Não é primeira nem segunda e nem terceira vez, que o bifacetado ministro tem vangloriado da sua façanha em publicar textos mal escritos.
Desta vez, no caudal de absorção de uma desgarrada tentativa de perseguir e eliminar adversários politicos, profere um despacho sem data, onde alegadamente avoca as competências de dois membros do Governo, a saber:
1. Ministro de Agricultura e do Desenvolvimento Rural Eng. Nicolau dos Santos;
2. Ministro de Administração Interna Dr. Edmundo Mendes.
Fê-lo, citando atabalhoadamente alguns preceitos legais, nomeadamente artº 36º nº 2 da Lei nº 17/2011 de 12 de outubro conjugado com artº 97º/2 da C.R.G.B.
Ao citar a fonte, o bifacetado ministro acabou por espetar a navalha no próprio tórax, porque afinal não lhe assiste razão nem de facto e muito menos de direito, alias como infra será demonstrado.
Ora, partindo da Lei fundamental, reza com efeito o citado normativo supra (art.97/2) o seguinte: 

“ O Primeiro-ministro é o chefe do Governo, competindo-lhe dirigir e coordenar a acção deste assegurar a execução das leis.”
Até aqui tudo bem.
Contudo, nos termos do número 2 do artigo 36º da lei numero 17/2011 de 12 de Outubro, “ O órgão delegante ou o subdelegante tem a faculdade de avocar, bem como a de revogar os actos praticados pelo delegado ou subdelegado ao abrigo da delegação ou subdelegação.”

Significa porém, que a propalada avocação de competência só tem lugar em caso de delegação e subdelegação de competência.
No caso em apresso, é notório que o bifacetado ministro não delegou nenhuma das suas competências aos ministros em causa.

Não tendo delegado as suas competências, é por demais evidente concluir com segurança que o bifacetado ministro, não pode avocar as competências próprias de nenhum membro do governo, porque essas competências derivam rigorosamente da Lei.

E mais, ainda que houvesse delegação de competências (hipótese que se rejeita mas que se admite para efeitos de mero raciocínio), mesmo assim, o despacho em causa seria ainda nulo e sem efeito, uma vez que basta uma ligeira leitura para se concluir que o mesmo está totalmente desprovido de requisitos essenciais inerentes a avocação de competências, nomeadamente motivação, especificidade, publicação (no meio estatal). Pois, além de vago e impreciso, só pode servir para espalhar contendas, mais nada. 
 Não tem nenhum interesse público.





A verdade seja dita. 
JOMAV acabou e morreu politicamente..., já ninguém o consegue defender. 
As imagens falam por si só. 
Hoje JOMAV é considerado por muitos como o principal inimigo do povo. 

Usa as pessoas e se descarta deles. 
Todos os jornalistas que um dia defenderam a JOMAV, hoje estão de costas viradas com ele.  JOMAV esta sendo decapitado no mundo das redes sociais e nos órgãos de comunicação social. 


Rodeado por pessoas egoístas, intriguistas e com um passado sujo, fizeram deste homem um monstro e ele consentiu. 
Aristides Gomes muda de planos procurando uma nova tática em que acaba dando um tiro no seu próprio pé. 

E mais uma vez o homem mostra não ser um estadista e mostra a sua verdadeira faceta maligna. 

Em rota de colisão com JOMAV, agora é o tudo por tudo num ambiente de VERGONHA, desespero e aflição. 

Um despacho sem nexo e sem sentido apenas para afrontar ao presidente da República? Este ato é considerado por muitos como um crime. 

Estamos próximos do final de uma novela macabra 

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Aristides Gomes irá apresentar a carta de demissão esta terça-feira com o objetivo de agudizar a crise política e como forma de pressionar a Jomav para que este nomeie DSP. 

domingo, 19 de maio de 2019

O grande herói destas eleições legislativas continua marcando pontos a favor do povo.

BRAIMA Camara, lider do MADEM G-15 irá esta segunda feira realizar  um ato muito humilde e nobre nas zonas de Leste do país , vai financiar a reabilitação completa de estrada que liga BAFATA-GANADÚ-GÊBA, um troço de 16 quilómetros a terra batida.

A cerimonia do lançamento da primeira pedra para a obra da reabilitação da via, vai ter lugar esta segunda-feira dia 20 de Maio na cidade de Bafata.

A reabilitação da estrada Bafatá Ganadú, vem na sequencia do cumprimento da promessa eleitoral feita pelo agora deputado e líder do MADEM-G15, durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas que tiveram lugar no passado dia 10 de Março.

No passado recente, o Empresário Braima Camara, financiou a reabilitação das principais vias de acesso da cidade de Bafata no circulo eleitoral 12 e, construiu na segunda capital da Guiné-Bissau, cidade natal de Amílcar Cabral, a maior fabrica de Gelo do Pais, segunda capital, com a capacidade de produção de 10 toneladas de gelo por dia.

Nas eleições de 10 março ultimo, o Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, elegeu 3 dos 5 deputados do circulo eleitoral 14 que comporta Ganadu-Contobuel.
As obras serão executadas pela Empresa Portuguesa AZINHEIRO.

Desta forma podemos dizer:
Thanks BRAIMA Camara. 
Pedofilia e violação 

Filho de uma diretora do S.O.S. envolvido em caso de violação a uma menor. 

Esquadra de policia da zona 7 com o processo segundo informações. 

Estejam atentos a este caso para mais informações. 
El sr.  Santiago que tome mucha atencion con las cosas que bienen sucediendo. 

Dividas nas alfandegas?
Hotel CEIBA???
Santy comercial?

O ESTADO GUINEENSE ESTÁ SENDO LESADO?

Doka Internacional vai dar início a uma investigação fora de série e alarmante. 

sábado, 18 de maio de 2019

Jomav arrebenta com Aristides Gomes nas suas declarações. 

Jomav disse:
Estranho em como o primeiro-ministro Aristides Gomes ao me enviar a carta com o pedido de exoneração do ministro do Interior e da agricultura, já todo o mundo tinha conhecimento através das redes sociais?
Como homem de estado as coisas não poderiam funcionar assim dessa forma.   Julgar e condenar na praça pública. 

Portanto não irei assinar nenhum documento. 

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Última hora 

Doka Internacional e o seu tio Cipriano Cassama numa conversa telefónica que durou aproximadamente 15 minutos. 

Tudo mentira do guineense. 
Cipriano Cassama apenas com problemas no joelho. 
Aproveitou agora fazer um check up o que é e pode ser considerado como uma rotina normal. 

Falando com ele dei de conta que a sua voz esta muitíssimo bem e não falava como quem estivesse em desespero ou aflição. 

Cipriano Cassama está muitíssimo bem. 
Melhoras e aproveito agradecer ao meu primo Ricardo seu filho que lhe deu o meu recado e de imediato Cipriano Cassama me ligou. 

Obrigado Ricardo. 
Os líderes Politicos e os Guineenses devem promover um diálogo nacional no país, pôr mão na consciência e esquecer o passado, temos que recuperar o tempo que  perdemos, hoje estamos assistir a crise generalizado e global da democracia representativa. 

Ninguém na Guiné-Bissau tem direito do monopólio de patriotismo, do poder entre outras. Na política há assuntos que é preciso agir rápido como o caso da constituição da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP) e há também assuntos que precisam levar tempo para agir como casos dos projetos de desenvolvimento do País. 

A classe política Guineense deve acabar com a política de perseguição de vingança e de mentira contra os lideres políticos e a questão da ordem nacional deverá ser num diálogo sã sem obstáculo entre todos autores do circulo político guineense, no mundo não há dificuldade que não termina mas é preciso ter a fé e saber perdoar, é necessário que os dirigentes políticos que cometeram erros graves contra o povo de pedir o perdão ao povo Guineense. 

A atual direção do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira só prática a política de divisão, calunias, violação das leis de Pais, por isso mesmo que o PAIGC de Domingos Simões Pereira utilizou um novo método de votação na ANP com três boletins (sim,  não e de abstenção), enquanto que o voto deveria ser voto secreto. 

Nenhum acordo político pode estar em cima da lei ele pertence ao povo soberano da Guiné-Bissau de tomar medidas, há políticos como DSP que pensam que todos os meios podem ser utilizados para aceder ao poder. Tudo isso é no sentido de impedir o lider de MADEM-G15 Braima Camará de ocupar o posto de segundo vice-presidente da ANP.

Aquando da visita de cortesia do Embaixador dos Estados Unidos da América para Guiné-Bissau e Senegal, Domingos Simões Pereira deu uma entrevista onde sublinhou que ele foi convidado pelo presidente Senegalês Macky Sall o que não foi verdade ele é que pediu audiência para avistar com o chefe de Estado Senegalês. 

Este encontro foi possível graças ao presidente de Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassama que convenceu o seu homólogo Senegalês para obter uma audiência junto do chefe de Estado Senegalês. 

Para além disso, na sua declaração a imprensa, DSP disse que abordaram questões de caminho de ferro e construção do Porto de Buba com Macky Sall, tudo isso é verdade. Mas quem colocou a questão ao presidente Senegalês? 

Foi o líder de PAIGC DSP evidentemente que o presidente Macky Sall tinha que lhe dar a resposta. Reparem só o Domingos Simões Pereira na sua entrevista com os orgãos de comunicação social, não falou da constituição da Mesa da ANP porque o Presidente senegalês disse-lhe diretamente de respeitar o Regimento de Assembleia Nacional Popular e as leis de do País sem isso não posso intervir nos assuntos da Guiné-Bissau porque é o Alpha Condé que é o mediador da crise política Guineense.

Durante a visita de trabalho de algumas horas da delegação da CEDEAO efetuada recentemente na República da Guiné-Bissau o chefe da delegação discutiu com os partidos com acento parlamentar no sentido de trabalhar de mãos dadas e apostar no dialogo para a resolução da crise parlamentar.

No que toca a ANP, primeiro a nomeação do segundo vice-presidente da ANP segundo a nomeação do novo Primeiro Ministro e a formação do novo governo.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Ahhh Ganda Jomav... assim propi. 
Demissão dos ministros do Interior e o da agricultura???
Fora de questão e Aristides Gomes sabe disso desde ontem. 

Estejam atentos ao meu Talk Show das 18 horas de Bissau.... bomba de casca grossa. 
Enquanto o STJ vai fazendo das suas e prejudicando aos que não devem, o MADEM G-15 e  o seu coordenador vão trabalhando em defesa da paz e do povo:

Encontro com o embaixador de Portugal 



Aqui com o de Cuba 



quarta-feira, 15 de maio de 2019

Edmundo Mendes, ministro do Interior hoje na praça pública Bissau guineense é chamado e tratado  por muitos como uma FERA INDOMÁVEL  que vai mostrando a garra e raça de um felino implacável. 

Aristides Gomes aflito e desesperado  procurando pessoas para que convençam ao Edmundo Mendes a fim de esquecer o incidente da tentativa de humilhação provocado por ele - Aristides Gomes. 

O discurso e a  intervenção do ministro do Interior na festa da guarda nacional, foi esclarecedor e fulminante aonde e em que todos os operacionais das nossas forças vivas de segurança se posicionaram a favor deste. 

O perigo está a espreita  e Aristides Gomes sabe do CHUMBO GROSSO que vem por aí. 

Quem brinca com o fogo, sempre se queima ou acaba se queimando. E Edmundo Mendes decidiu e está decidido:
Não há conversa. 
Por: F. Delfim da Silva

D’Hondt na ANP 

Fracasso institucional da política

A forma como se constituiu a Mesa da ANP na turbulenta noite de 18 de abril – perguntava-se na cidade – foi regimental? Ou não foi regimental? No meio de um acalorado debate que se mostrou estéril, largamente improdutivo, o “país político” parou. Voltou ao impasse. 

Entre várias questões que alimentaram a controvérsia sobre a maneira de distribuir os assentos da Mesa da ANP - de Presidente, de dois Vice-Presidentes (o Primeiro e o Segundo) e de dois Secretários (o Primeiro e o Segundo) -, ganhou relevo a questão de saber se era regimental aplicar o método D’Hondt para suprir alegadas insuficiências do Regimento nessa matéria.  Graças a essa “criatividade” parlamentar, o método D’Hondt ganhou “popularidade”. 

Como se percebe, eu não vou fazer, neste lugar, nenhuma interpretação própria – nem apologética, nem crítica - do que diz o Regimento a esse propósito, até porque o emergente conflito político distributivo parece já ter sido “despachado” para a arbitragem judicial.  Que não deveria substituir o esforço dialógico para construir soluções políticas, politicamente. Aliás, não se deveria tomar o fracasso institucional da politica - mesmo sendo ele recorrente, persistente - como uma fatalidade guineense. Penso, pois, que ainda vale a pena tentar construir soluções politicas em vez de ficarmos todos parados à espera de um veredito judicial. 

Neste artigo, limito-me a fazer uma brevíssima apresentação prática do método D’Hondt com base nos dados empíricos do próprio parlamento da X Legislatura. Faço-o por duas razões. 

A primeira, porque muitos jovens que hoje estão a entrar na politica ativa andam a perguntar: como funciona esse “popular” método D’Hondt? Disseram-me, alguns, que não lhes ensinaram nada disso nas “escolas” dos respetivos partidos políticos. Acrescentaram, outros, que a única coisa que, nos seus partidos, têm afincadamente “estudado” e praticado...são campanhas politicas, e nada mais. Posto que me fizeram ver que também precisam de estudar questões politicas e não apenas fazer campanhas politicas, é para eles que escrevo este texto. 

A segunda, porque aplicar o método D’Hondt para configurar toda a Mesa da ANP - não apenas uma parte dela - é uma hipótese interessante. Talvez até fosse - para o momento conturbado que estamos novamente a atravessar -  uma alternativa mais sensata do que aquela criatividade com que se fez aplicar o método D’Hondt para eleger apenas parte da Mesa. Porém, continua em aberto a questão de saber o tempo e o modo de o legislador encarar tal hipótese a sério.
Representação política proporcional


Entre vários sistemas de representação politica que existem no mundo e vários métodos disponíveis para os concretizar, o legislador guineense resolveu escolher um deles: o sistema de representação proporcional pelo método D’Hondt. Bem entendido: há sistemas de representação proporcional que não se servem do método D’Hondt como, por exemplo, o que é praticado na Alemanha, em Israel...

Ora, tendo nós adotado um sistema de representação politica proporcional pelo método D’Hondt, o normal é que o legislador quisesse projetar também na configuração da Mesa da ANP a representatividade que os partidos obtiveram na Assembleia Nacional Popular com base nos respetivos resultados eleitorais. 

Tecnicamente, a representação política parlamentar (quantificada) obtém-se – partindo do escrutínio dos resultados eleitorais em cada circulo eleitoral -, pela conversão dos votos em mandatos, isto é, pela “transformação” do número de votos válidos em número de deputados que, por essa via, os partidos competidores conseguirem eleger.  

Trata-se de um procedimento técnico que decorre da aplicação de uma fórmula matemática de conversão, fórmula essa que ficou conhecida pelo nome do seu criador, Victor D’Hondt, daí ela chamar-se “método D’Hondt”.


Método D’Hondt, como funciona?


Veja-se, a seguir, a constituição da Mesa da ANP que teria resultado da atual configuração parlamentar se, a esse nível, o método D’Hondt fosse realmente aplicado no bom sentido, não parcialmente:

         PAIGC    MADEM G-15                PRS             
Divisor 1    47 mandatos     27 mandatos       21 mandatos 
Divisor 2             23,5             13,5                            10,5                
Divisor 3             15,7               9                  7

Extraindo agora os resultados da aplicação do método D’Hondt que acaba de ser feita – e depois de ordenar os valores numéricos em sentido decrescente para apuramento dos cinco lugares da Mesa -, obter-se-ia a seguinte distribuição: 

1. PAIGC – (47) – Presidente da Mesa da ANP;
2. MADEM G-15 (27) – Primeiro Vice-Presidente;
3. PAIGC (23,5) – Segundo Vice-Presidente;
4. PRS (21) – Primeiro Secretário;
5. PAIGC (15,7) - Segundo Secretário.

Pode-se perguntar: e qual seria a posição na Mesa do quarto partido mais votado, APU, que obteve 5 deputados?  O partido APU só teria lugar numa Mesa de 18 membros uma vez que, feitos os cálculos, um partido com 5 deputados estaria exatamente na décima oitava posição. Falar assim não significa querer criticar o partido APU, nada disso. É simplesmente dar uma resposta técnica, sem acrescentar nela nenhum juízo de valor –politico ou moral. 

Como se percebe, não quero e nem interessaria para o tema, entrar na questão de saber se é ou não é legítimo fazer incidir na composição da Mesa da ANP o peso de coligações pós-eleitorais. Não é assunto para este texto.  

Ao fechar este ponto, posso, com toda a segurança, afirmar o seguinte: o jovem guineense que conseguir ler bem o quadro supra, já pode responder à pergunta: como funciona o método D’Hondt? 


Consequências práticas da hipótese 


Como se viu, o partido maioritário (na circunstância, o PAIGC) teria “perdido” a Primeira Vice-Presidência a favor do MADEM G-15 (23,5 contra 27 votos) caso fosse aplicada a “fórmula de decisão” própria do método d’Hondt com vista a compor integralmente a Mesa da ANP. O PRS, com 21 mandatos, teria assegurado a posição de Primeiro Secretário. 

No cômputo final, o PAIGC continuaria a deter 3 dos 5 lugares disponíveis. Com o pressuposto, claro, de que o titular institucional do posto de Presidente da Mesa seria sempre um deputado do partido maioritário, na circunstância, um deputado do PAIGC. 

Admito que este procedimento - de aplicação do método D’Hondt para compor hoje a Mesa da ANP – provavelmente ainda não teria sido regimental uma vez que o legislador ainda não o instituiu. Mas, um dia, poderá talvez vir a instituí-lo. Também, e por maioria de razão, não parece ter sido regimental a aplicação parcial do método D’Hondt – para escolher apenas parte da Mesa da ANP – tal como foi decretado numa noite parlamentar em ebulição, no passado dia 18 de abril de 2019. E mais: entre aplicar o método D’Hondt para eleger apenas parte da Mesa ou aplicá-lo para eleger todos os membros da Mesa - tenho de perguntar -, qual seria a preferência do jovem leitor deste texto? 

Por: F. Delfim da Silva

terça-feira, 14 de maio de 2019

DSP GANHA TERRENO PERANTE JOMAV E DE UMA FORMA HUMILHANTE E VERGONHOSA O VAI DERROTANDO DE NOVO PERANTE A COMUNIDADE INTERNACIONAL. 
JOMAV EM MAUS LENÇÓIS. 
Fiasco e dinheiro perdido!

Marcha na embaixada da Guiné Bissau em Portugal.  Cadê os manifestantes? A rua está tão vazia como a "causa" dos manifestantes invisíveis movidos por invisiveis interesses e propósitos.



segunda-feira, 13 de maio de 2019

Diz me  com quem tu andas e eu te direi quem tu és. 
Dois grandes líderes.  O que nem todos podem ser. 

Encontro do presidente dos EUA e Líderes da Economia Africana  em Agosto de 2014
Edmundo Mendes, ministro do Interior sai vitorioso e arrasa com o primeiro-ministro Aristides Gomes deixando - lhe de rastos. 

Aristides Gomes tentou e foi humilhado.  Provou do seu próprio veneno.
Porque quando se tenta medir a profundidade de um rio com os pés, a coisa torna -se perigosa. 

A PJ neste momento depois das suas falhas e montagens de costume, procuram a todo o custo um bode expiatório pa carganta se mufunessa... e bateram na porta errada. 

O integro do seu ser e da sua honestidade, fez com que toda a opinião pública nacional e internacional se posicionasse ao lado e a favor de Edmundo Mendes. 

Tanto Aristides Gomes como a DG da PJ guineense estão a deriva porque deram um tiro nos seus próprios pés. 

Uma reunião para humilhar a um ministro do Interior????
Foi uma burrice e baixeza de carater de indivíduos do mal..

Alguma vez se viu o mal prevalecer sobre o bem.???
Neste momento em Bissau os guineenses insultam e criticam ao Aristides Gomes e se põe solidario com Edmundo Mendes. 

Aristides Gomes queria e quer que Edmundo Mendes seja o seu remote control e este não o esta permitindo. 

O povo te agradece Edmundo por tudo.  Pelas verdades que vais descobrindo e da forma que defendes o ESTADO GUINEENSE DOS ABUTRES.

sábado, 11 de maio de 2019

Segundo o FMI, a Guiné Bissau ficou pior do que nunca com a governação do PAIGC liderado por Aristides Gomes.  Este homem deveria estar na cadeia. 



Breaking News 

Fontes próximas dentro da presidência da República do Senegal  confirmam que DPS foi recebido por Macky Sall. 

Durante o encontro DSP suplicou para que Macky Sall pedisse ao Jomav para lhe nomear como primeiro ministro. 

Macky apenas lhe disse que nos assuntos internos da Guine Bissau não podia interferir.  Mas que no entanto podia lhe aconselhar como irmão mais  velho  :
1- Respeitar a constituição, o regimento , respeitar o presidente e aceitar diálogo e deixar sempre as portas abertas para o entendimento e não pôr a frente a arrogância. 

Fez -lhe ver que o mediador para os assuntos da Guine Bissau é o Alpha Conde. 

DSP comprometeu -se a chegar a Guiné Bissau e reunir com o seu partido a fim de lhes dizer que BRAIMA Camara irá assumir o lugar de segundo vice... e o PRS ocupará também o seu respetivo lugar. 

Sendo assim o maior derrotado é o DSP porque MADEM G-15 e BRAIMA Camara nunca recuaram.  

Assim vai saindo as verdades.