sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Mais uma vez, a voz de Didinho se faz ouvir e sentir

 Quando propus Mudanças para a Guiné-Bissau e não foram poucas as vezes que as dei a conhecer, culminando com o anúncio da minha iniciativa de candidatura às eleições presidenciais de 2019 (na Guiné-Bissau), irmãos guineenses, manipulados/instrumentalizados, por líderes políticos, sem visão política e sentido de Estado, de uma das alas em disputa pelo poder, do poder da conveniência, prontificaram-se a atacar a minha iniciativa de candidatura presidencial, de todas as formas, sempre pela negativa, ignorando os meus Direitos Civis e Políticos, em suma, o respeito pelo próximo, na generalidade. 


Infelizmente, fui "obrigado", a renunciar da minha candidatura presidencial, por motivos de força maior, sem que tivesse apoiado qualquer outro candidato presidencial. 


Hoje, apetece-me dizer, que, a Guiné-Bissau e os Guineenses, têm o Presidente da República que merecem, face à rifa que são  as eleições presidenciais na Guiné-Bissau!


Àqueles  que se insurgiram contra a minha candidatura presidencial, anunciada a 10.05.2017 por acharem, no fundo dos seus receios, que seria um adversário de peso face ao candidato que iriam apoiar, apenas sugiro, nos dias que correm, que reconheçam o Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, e dêem uma oportunidade ao País, para a projecção de um Programa de Reconciliação e Desenvolvimento. 


O Didinho "não servia" como candidato presidencial, porque era uma afronta; um concorrente com bagagem para enfrentar política e intelectualmente, quem queriam ver como Presidente da República da Guiné-Bissau...


E depois...?!


Depois, voltando atrás, se calhar, muitos já preferiam ter o Didinho como candidato presidencial nas eleições presidenciais de 2019 na Guiné-Bissau, pois a sua participação iria abrir muitas portas a nível do debate político, só que, já era...


Depois, já está tudo resolvido, a bem da Guiné-Bissau, que tem como Presidente da República para os próximos 5 anos, o senhor Umaro Sissoco Embaló.


Também não queriam o senhor Umaro Sissoco Embaló como Presidente da República da Guiné-Bissau, mas agora, só têm que aceitar a realidade dos factos!


Não quiseram o Didinho, mas têm hoje, o Presidente da República da Guiné-Bissau que a maioria do Povo eleitor guineense escolheu, votou!


Não sou de mágoas, de estados de alma...Sou contudo, um observador atento das dinâmicas sociais...

Didinho 24.09.2020

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 Segurança “de Sissoco Embaló” chegam a Bissau

Um grupo de 50 “homens especiais”, treinados na Turquia, para assegurar o AUTOPROCLAMADO, Umaro Sissoco Embaló, regressou este domingo (20.09), a Bissau, informou ao Carlos Santiago, uma fonte dos Serviços de Migração e Fronteiras do país.

“O grupo chegou a Bissau, no voo de TransAir, provineite do Senegal. O avião aterrou no Aeroporto Internacional Osvaldo Viera, as 11h35 minutos, tendo deixado o país por volta das 12h25 minutos”, informou a fonte sob anonimato.

A mesma fonte relata ainda que “após a sua chegada, os homens, que são guineenses, e que agora passam a ocupar de SEGURANÇA do AUTOPROCLAMADO Umaro Sissoco Embaló, tiveram algum tempo de treinos tácticos junto da pista do Aeroporto Osvaldo Vieira”, contou para de seguida acrescentar: “Os teatros têm como objetivo assegurar as entidades, em particular os chefes de estados que vão ser convidados para tomar parte na festa dos 47 anos da independência da Guiné Bissau, no dia 24 de setembro”.

Para esta segunda-feira (21.09), o grupo, que esteve três meses na Turquia, deverá voltar a realizar os mesmos treinamentos, no Aeroporto Osvaldo Vieira.

domingo, 20 de setembro de 2020

 PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL (PRS)

SECRETARIADO NACIONAL

CONFERÊNCIA ALUSIVA A COMEMORAÇÃO DE

“SETEMBRO DE ESTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO”

        Data: 22 -23 de Setembro de 2020

Local: Hotel Ledger 


A Direcção Superior do Partido da Renovação Social (PRS) através do Secretariado Geral, decide celebrar a importância das conquistas de Setembro na história do nosso povo. 

O surgimento do nacionalismo e a organização de todo o processo histórico da reconquista da nossa dignidade e independência nacional é um feito do povo guineense no seu todo, mediatizado por um Movimento de Libertação Nacional, dirigido pelo nacionalista revolucionário, Amílcar Cabral e seus companheiros.

Celebrar a história é importantíssima para a memória colectiva e reforço do espírito de comunhão da nação. Mas mais do que isto, na perspectiva do PRS, importa que a classe política no seu todo utilize o presente para dar resposta aos problemas sociais e económicos que afetam a vida dos guineenses e preparar-se para fazer face aos desafios do futuro.

Objetivos

Após a abertura política no início dos anos noventa, o partido PRS liderado por Dr. Kumba Yalá, desempenhou um papel primordial na consolidação da democracia multipartidária. No próximo dia 24 de Setembro de 2020, comemora-se os 46 anos de independência. A conferência com o Lema “Setembro de Estabilidade para o Desenvolvimento” se propõe trazer ao debate temas de actualidade sobre a vida política, social e económica suscetíveis de apaziguar o clima político e preservar a paz e a coesão social.

Metodologia

Aos oradores serão atribuídos 30 minutos, para fazerem as suas comunicações antecedidas de 10 minutos de comentários do moderador. Serão reservados 20 minutos para a sessão de perguntas e respostas.


Programação

22 de Setembro

08h15 – 0830 : Chegada dos convidados e conferencistas

08h30 – 08h45 : Instalação

08h45 – 09h00 : Atuação cultural


09h00 – 09h30 : Abertura

Presidente da Comissão Organizadora Prof. Doutor Tcherno Djalo

Secretário Geral do PRS Dr. Florentino Mendes Perreira


10h00 – 11h00: Tema: As independências africanas

Orador:     Prof. Doutor Pedro da Costa (confirmado)

Moderador: Dr. Faustino Imbali (confirmado)


11h00 – 11h30: Pausa café


11h30 – 12h30 : Tema: Covid-19. O papel dos partidos políticos na gestão 

                de crises sanitárias.

Oradores:     Dra. Magda Robalo (confirmado)

        Dr. Tumane Baldé (confirmado)

Moderadora: Dra. Maria Inácia (confirmado)


13h00- 14h00 : Almoço


14h30 – 15h30: As autarquias no sistema eleitoral guineense

Oradores:    Prof. Doutor António Cândido de Oliveira (confirmado)

Doutor Pedro Pinto (confirmado)

Moderador: Dr. Tibna Sambé Nawana (confirmado)


23 de Setembro


09h00 – 10h00: Tema: O processo da revisão constitucional: importância 

                  e pertinência 

Oradores:    Prof. Doutor Bacelar Goveia (confirmado)

        Prof. Doutor Paulo Mota Pinto (confirmado)

        Dr. Domingos Quadé (confirmado)

Moderador: Dra. Carmelita Pires (confirmado) 


Pausa café: 10h30 – 11h00


11h00 – 12h00 : Tema : Unidade e consciência nacional: factores de instabilidade e de rutura da coesão nacional 

Oradores : Dr. Raúl Fernandes (confirmado)

Prof. Doutor Tcherno Djalo (confirmado)

Moderador: Dr. João José Silva Monteiro (confirmado)


13h00 : Encerramento

Presidente do PRS

Senhor Alberto Mbunhe Nambeia

sábado, 19 de setembro de 2020

VIVA O PRS. VIVA A ESTA GRANDE FAMILIA AO LADO DOS SEUS LIDERES..., ALBERTO NAMBEIA E FLORENTINO MENDES PEREIRA.

PRS ORGANIZANDO UM MEGA EVENTO COM O OBJETIVO DA COMEMORAÇÃO DO DIA 24 SETEMBRO- INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ BISSAU.

A UNIÃO FAZ A FORÇA E ESTES DOIS HOMENS CONTINUAM CONDUZINDO ESTE GRANDE PARTIDO EM DIRECÇÃO AO PROGRESSO NACIONAL E DEFENDEM A LEGALIDADE E AOS PRINCÍPIOS QUE REGEM AOS VALORES MORAIS E DIREITOS DE CADA CIDADÃO.

DOKA INTERNACIONAL FELICITA AO PRS E A TODOS OS SEUS DIRIGENTES CAPAZES E DETERMINANTES.

Militares guineense mais unidos do que nunca e arrependidos pelo apoio a Sissoko.

 ÚLTIMA HORA

Sandji Fati, acusa António Indjai, Júlio Nhate, Bubo Na Tchuto, Lassana Mansali e elementos dacúpula dos militares de tentativa de golpe de estado. 

 O intelectual guineense, atento ao que se passa no país, longe de ser jurista ou ter sentado numa sala de uma Faculdade de Direito, durante o período que vem da vitória de DSP na corrida a presidência do PAIGC, em Cacheu,  até a presente data, passaram a interessar, compreender dois dos ramos importantes que gerem uma sociedade humana; a CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO.

Eu faria melhor que o Presidente do STJ por causa da minha forma de ser e de estar, a minha integridade moral e cívica. Porque NÃO ME VENDO, NINGUÉM ME COMPRA e NÃO HÁ POLÍTICO que se ponha a minha frente com a nojenta proposta de aliciamento. Durante 10 anos, estive a supervisar um Programa Nacional na Guiné-Bissau. Tinha acesso as finanças. Não faltou um cêntimo de Peso (não assisti a introdução do Fcfa na Guiné Bissau). Tinha colegas e amigos, até camaradas nas recentes e rebeldes formações políticas do pré- multipartidarismo, que eram grandes riscos, abandonei o país e deixei uma vida folgada mas arriscado porque não me vendo, não sou nenhum produto ou escravo e sou contra os abusos, graças ao bairro onde passei a infância e adolescência, que me ensinou a ser homem com letra minúscula ou com H grande. Na emigração, nada mudou porque trouxe na bagagem, o Berço.

OBRIGADO 

Nhu Pedro Cabral

terça-feira, 15 de setembro de 2020

 GUINÉ-BISSAU: SERÁ PRIORITÁRIA A CONSTRUÇÃO DE UM AEROPORTO?

Como um Governo toma as suas decisões sobre os programas ou as políticas (sociais, económicas, ambientais, etc.) a implementar num específico país, como a Guiné-Bissau, quando os recursos (financeiros) são escassos e as prioridades imensas? Esta é uma das perguntas mais comuns em qualquer país, mesmo nos países com abundantes recursos – a questão de prioridades.

Quando soube que o Governo em funções na Guiné-Bissau pretende construir uma grande obra aeroportuária, tive logo a inclinação de me perguntar se esta obra seria prioritária num país com escassos recursos. Também, fiquei sem saber se se trata de uma das maiores prioridades do programa governamental do MADEM G-15, PRS e da APU-PDGB, os partidos maioritários na actual composição governamental (e parlamentar).

Tirando uns aspectos ou outros que podem ser melhorados (fundamentalmente logísticos e técnicos), o actual Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira serve muito bem as necessidades do país. Vejam o Cabo Verde, um país com um melhor índice económico e social (comparativamente à Guiné-Bissau), mas que tem um aeroporto internacional (Nelson Mandela) relativamente pequeno. O mesmo se diz em relação ao Aeroporto da ilha de Sal (Amílcar Cabral). Comparativamente, Cabo Verde tem certamente uma maior circulação de passageiros, um número que pode provavelmente ultrapassar um milhão de passageiros por ano.

Portanto, será que é prioritária a construção de um aeroporto gigante na Guiné-Bissau à imagem do nosso vizinho, o Senegal, sabendo que o nosso país sofre de grandes carências noutras áreas sociais, tal como na saúde e na educação? O quê é que nos valerá um aeroporto gigante, quando a Guiné-Bissau não pode responder às mínimas necessidades em termos de assistência médica e hospitalar aos seus cidadãos e visitantes (i.e. turistas), em casos de situações de urgência?

O Senegal, por exemplo, só começou a apostar em grandes infra-estruturas, nomeadamente o Aeroporto Internacional Blaise Diagne, os comboios, etc., depois de ter atingido um nível desejável de desenvolvimento social e económico noutras áreas fundamentais tais como a educação, a saúde, a agricultura, a energia, as pescas, etc. As acções correntes de governação no Senegal e em Cabo Verde reflectem as suas etapas de desenvolvimento. E assim devia ser também na Guiné-Bissau.

Mesmo perante as disponibilidades financeiras externas e as boas vontades dos nossos parceiros bilateriais, o nosso Estado e governos devem ser quem determinam os sectores prioritários. Assim sendo, a Guiné-Bissau nunca deve perder em vista a utilidade pública e social de cada projecto, antes da sua contemplação e implementação. 

O nosso país precisa de hospitais, das escolas, das estradas, de água potável. E face à escassez de recursos, os nossos governantes devem adoptar uma atitude crítica de constante priorização.  

Comecemos onde devemos começar.

--Umaro Djau

15 de Setembro de 2020

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 EXCLUSIVO- GUINÉ BISSAU A FERRO E FOGO NESTA SEXTA FEIRA HORRENDA.

POLICIA JUDICIARIA GUINEENSE PRENDE NA BASE DO SILÊNCIO E SEM NINGUÉM SABER OU DAR DE CONTA, AO D.G. DA EMIGRAÇÃO  " KAKOY ", 

FONTE FIDEDIGNA GARANTE QUE O QUE ESTÁ EM CAUSA É DROGA.

DOKA INTERNACIONAL IRÁ TRAZER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA DA DROGA ENVOLVENDO AO COMANDANTE KAKOY.

RECORDAR QUE KAKOY FOI DURANTE A GOVERNAÇÃO DE ARISTIDES GOMES UM DOS HOMENS PESADOS DA GUARDA NACIONAL E FAMILIAR PRÓXIMO DE ADIATO NANDIGNA

JÁ SE DEU INICIO O MEXER COM OS MILITARES.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

GUERRA DE FULA KU MANDINGA..., MANDINGA I KATIBU DE FULAS... SISSOKO KU FALA KILA

ULTIMA HORA

UMARO SISSOKO E BRAIMA CAMARÁ DEFINITIVAMENTE JÁ NÃO FALAM A MESMA LINGUAGEM E MUITO MENOS ESTÃO NO MESMO CAMINHO.

UM PROJETO QUE SE PENSAVA QUE FOSSE CRIADO COM DETERMINAÇÃO EM DEFESA DA VERDADE E QUE HOJE SE TRANSFORMOU EM ALGO MAQUIAVÉLICO.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Sissoco e a sua saga

 SISSOCO E AS SUAS HUMILHAÇÕES: 


O SISSOCO Humilhou um padre cristão. 

Pergunta que fazemos ao Sissoco é a seguinte: 

Um Imame pode ser Membro do Conselho de Estado, mas o Padre cristão não pode ser coordenador duma plataforma de sociedade civil... 

Sissoco, realmente és um ignorante...chamamos-te de ignorante, pois não sabes, nem tens noção do contributo da igreja católica no processo da descolonização da África através da formação de quadros e a emancipação do homem Africano.

Na Guiné-Bissau, nos últimos 30 anos, a igreja Catolica foi responsável pela formação de quase 60% da população académica. 

Tens que ler mais sobre a igreja católica...

Só estes juizes e Militares sem carácter e princípios podem nos impor um ignorante que não teve horas suficiente de carteira como presidente da República. 

Passas-te vida a vadiar, e hoje trazes discursos para dividir o povo da Guiné-Bissau.


terça-feira, 8 de setembro de 2020

Umaro Djau, the Big man

 A QUESTÃO DE ÁRABE E DA LAICIDADE DO ESTADO GUINEENSE

"Somos um país laico (…) Na nossa sociedade, no nosso sistema, o árabe não faz parte do nosso Ensino”. As palavras são do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. Elas foram proferidas em resposta à proposta do ministro da Educação (e/ou Governo) para introduzir o ensino do árabe no sistema escolar do país.

Para mim, o mais chocante nessas declarações não é propriamente o assunto da introdução ou não da língua árabe, mas a inabilidade de Sissoco Embaló saber diferenciar a língua da religião. Sr. Presidente, a língua árabe não é o sinónimo do islão ou da religião muçulmana. Da mesma forma que o português, o francês e o inglês -- que o Sr. Presidente diz serem línguas escolares no país – não significam o Cristianismo, de igual modo, o árabe não significa o Islamismo.

Outra afirmação de Umaro Sissoco Embaló foi a seguinte: “quem quiser aprender o árabe deve ir para a Arábia Saudita”. As palavras de Sissoco Embaló constituem um grande desrespeito aos milhares de eleitores (muçulmanos) que depositaram os seus votos no Presidente da República, por revelarem uma tremenda falta de sinceridade e atenção às sensibilidades. Sua Excelência, a Arábia Saudita não é o único país do mundo onde se pode aprender a língua árabe. Ou será que introduziu essa afirmação equívoca para estabelecer uma relação simbiótica entre a Arábia Saudita – um país que simboliza o Islamismo -- e a religião muçulmana?

Pondo isto de lado, sou da opinião que todas as línguas são importantes. E se eu pudesse aprender mais línguas, teria aprendido o árabe, o mandarim, o russo, o alemão, etc. Todas as línguas, incluindo as nossas línguas maternas, são importantes.

Portanto, por opção, a língua árabe pode ainda ser ensinada nas escolas privadas e de “madrassas” do país, através de iniciativas privadas, não-governamentais, religiosas e através doutros intercâmbios, mas com o devido apoio institucional. O Estado, como um facilitador, orientador e regulador, tem uma obrigação de viabilizar o acesso ao conhecimento, venha ele da língua árabe ou doutra maternal ou científica.

Agora – e, sem complexos -- aqui fica a minha posição oficial. Neste momento preciso da nossa história e existência, o maior investimento que o Estado da Guiné-Bissau podia fazer para o futuro dos seus filhos é o ensino das línguas portuguesas e francesas, por duas razões. A primeira tem a ver com o facto de o português ser a nossa língua oficial, a nossa língua de trabalho. A segunda razão (o ensino de francês) justifica-se grandemente, por motivos geográficos, assim como a regionalização e as inserções económicas, políticas e sociais.

O francês é a língua mais falada na África Ocidental (Benim, Burkina Faso, Camarões, Chade, Côte d'Ivoire, Guiné-Conacri, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal e Togo). O inglês é falado em cinco países (Gâmbia, Gana, Libéria, Nigéria e Serra Leoa), mais uma metade dos Camarões. Em conjunção com o francês, o árabe é falado em três países (Mali, Mauritânia, Níger). E o português em dois países (Guiné-Bissau e Cabo Verde).

E do ponto de vista económico (e laboral), hoje em dia, a maior parte dos investimentos no nosso país requerem gestores e empregados com o domínio da língua francesa (os bancos, as companhias de telecomunicações, as transportadoras aéreas, os hotéis, os serviços comerciais, etc.).

De igual modo, o português precisa de ser ensinado e dominado pelos guineenses, formal e informalmente, mas sobretudo no mundo académico e administrativo. Por exemplo, as maiores deficiências que observo entre os estudantes e os quadros guineenses é a falta do domínio da língua portuguesa. Estas ineficiências estão reflectidas nas nossas comunicações – na rua, na imprensa, no governo, na presidência, no parlamento, e noutras repartições do Estado. E essas deficiências – em conjunção com outros factores políticos e sociais – são as que causam as maiores dificuldades de acesso ao emprego nas repartições públicas guineenses.

Portanto, seria bom se os nossos dirigentes e governantes pensassem em políticas estratégicas que pudessem fazer avançar o país, em vez de se concentrarem em apenas medidas populistas e eleitoralistas de curto prazo. Um país se desenvolve e se consolida com medidas estratégicas bem pensadas, bem estudadas, bem elaboradas e com propósitos longínquos e abrangentes.

Respeitosamente,

--Umaro Djau

8 de Setembro de 2020

Sissoko quer que se diga que ele esta a governar a Guiné Bissau com mão de ferro.

 A maior tristeza é de alguém pensar que é imbatível ou insubstituível.    Mas o pior erro do homem é aquele que pensa que está acima de tudo e de todos sem se dar de conta do sofrimento dos demais.

BOTCHÉ CANDÉ USA E MENTE EM NOME DE JOMAV E RECUSA PAGAR AO DOKA INTERNACIONAL 7.000.000 DE FRANCOS CFAS

 JESUS CRISTO KUMA:

" CUIDAI-VOS DAQUELES QUE VÊM ATÉ VÓS COM PELE DE CORDEIRO, MAS SÃO PIORES QUE LOBOS DEVORADORES "

I KA TA PAGA DIVIDAS.
7000.000 XOF

APROXIMADAMENTE 11 MIL EUROS.

DOKA INTERNACIONAL IRÁ PUBLICAR A MENSAGEM QUE ENVIOU A JOMAV NO SEU WATSSAP E QUE FOI VISUALIZADO PELO MESMO.

BOTCHÉ E CALABANTÉ.


SISSOKO EM APUROS. A INVESTIGAÇÃO DAS AUTORIDADES NORTE AMERICANAS E FRANCESAS, DEIXAM SISSOKO NUMA POSIÇÃO DELICADÍSSIMA.

 BREAKING NEWS

UMARO SISSOKO PODERÁ JÁ NÃO VIAJAR TÃO CEDO PARA OS PAÍSES EUROPEUS E E.U.A.

COM AS SANÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS A ESPREITAR, SISSOKO FICA CADA VEZ MAIS ISOLADO DOS DEMAIS.


MUKUR MUKUR AONTI BA NAN KU ODETE SEMEDO

 POR UM POUCO, POR UM POUCO E O QUE FALTAVA ERA APENAS UMA VOZ A FAVOR DE UM DOS 8 INSPECTORES.

BASTAVA QUE UM APENAS ACEITASSE QUE ODETE SEMEDO TERIA SIDO DETIDA NESTE PASSADO SÁBADO......, AINDA POR CIMA.   MAS NA GUINE BISSAU TUDO É POSSIVEL, PORQUE ATÉ MESMO O ARMANDO CORREIA DIAS- NDINHO FOI DETIDO NUM SABADO, UM PRESIDENTE FOI EXECUTADO E ESQUARTEJADO, ETC.

sábado, 5 de setembro de 2020

Umaro Djau sta na conta bardade. Yooh

 Ainda sobre a necessidade da revisão constitucional, hoje trago-vos três aspectos para contrariar as teses dos defensores do PR Umaro Sissoco Embaló:

1. Sim, a necessidade da revisão da nossa Constituição da República tem sido sublinhada pela CEDEAO, no âmbito do Acordo de Conacri. O mesmo aspecto foi de novo sublinhado no comunicado da Comissão Política da CEDEAO no qual se reconheceu a vitória eleitoral de Sissoco Embaló. Quando a organização regional recomendou a revisão constitucional, ela não delegou esses poderes ao novo Presidente da República. Não foi um cheque branco para Sissoco Embaló tomar a sua própria iniciativa. Da mesma forma que a CEDEAO reconhecera as atribuições da CNE em termos de pronunciamentos sobre a matéria eleitoral, da mesma forma a organização sabe que a revisão constitucional é uma atribuição exclusiva aos deputados da nação (artigos 85 b) e 127). Aqui não devia existir nenhuma ambivalência. 

2. A noção segundo a qual o PR Umaro Sissoco Embaló só podia assumir unilateralmente a revisão constitucional  porque a ANP "não queria fazer nada" nessa matéria, também não passa de uma falácia. Sim, tem havido enormes atrasos durante as últimas duas décadas no processo de revisão constitucional, mas por razões meramente políticas e técnicas. Nenhum Presidente democraticamente eleito tinha um apetite para fazer revisões constitucionais que o retirasse algum poder político. Mas, no presente caso, e sabendo que a Presidência da República tem, por direito, ter um representante na comissão técnica da ANP, Umaro Sissoco Embaló podia -- se tivesse uma boa intenção -- facilmente prestar o seu apoio político, institucional e até financeiro para acelerar os trabalhos dessa Comissão. Aliás, a presente configuração parlamentar lhe favorece politicamente. Sendo assim, Sissoco Embaló podia simplesmente pressionar a ANP para terminar os seus trabalhos. 

3. Todavia, os trabalhos da Comissão técnica da ANP para a revisão constitucional estão na fase final. Dos 300 artigos que poderão ter a nova proposta constitucional, mais de que duzentos e tal estão concluídos. O PR Sissoco Embaló pode-se informar facilmente disso porque lá tem (ou devia ter) um representante. E se quisesse legalmente defender as suas sugestões de revisão (dentre as quais àquelas que a sua comissão técnica recomenda), podia fazê-lo através de um processo de "reconciliação" de propostas.

-Umaro Djau 

5 de Setembro de 2020

 Guiné-Bissau: Poder político acusado de "ofensas" à separação de poderes

O Sindicato dos Magistrados Judiciais da Guiné-Bissau (Asmagui) acusou o poder político guineense de "graves ofensas" à separação de poderes no caso que envolve a ordem de detenção dada por um juiz contra um ministro.

Em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso, assinado pela presidente Noémia Cá Gomes, a Asmagui cita o exemplo do caso que envolve o juiz Alberto Leão Carlos que ordenou a detenção do ministro dos Transportes e Telecomunicações, por este ter mandado soltar um navio que o magistrado havia mandado apreender.

Para a Asmagui, a 'ordem de soltura' do navio, dada pelo ministro, bem como o incumprimento pela polícia do despacho de detenção do governante, "entre muitos outros casos", representam "atos de impunidade que se tem vindo a assistir", na Guiné-Bissau.

"A direção da Asmagui alerta os órgãos de soberania, os partidos políticos e os cidadãos em geral, para os perigos constantes e reiterados de incumprimentos das decisões judiciais, pois, põem em causa a ordem democrática, a credibilidade das instituições do Estado e a tão almejada paz social", lê-se ainda no comunicado.

A associação dos magistrados judiciais guineense entende que a independência e a autoridade dos juízes alcançados já na Guiné-Bissau não podem ser abolidas "com atos de desobediência das decisões judiciais e de usurpação de competências" consagrados na Constituição e demais leis do país.

O Governo considerou que a decisão do juiz visa descredibilizar a ação governativa e é ilegal. 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A SITUAÇÃO POLITICA NA GUINÉ BISSAU COMPLICA- SE A CADA DIA QUE PASSA.

Com as sanções a vista e com as investigações que estão sendo levadas a cabo e conduzidas pelos E.U.A e FRANÇA em relação a pessoa de Sissoko, muitos dos políticos começam o abandono do barco visto que as sanções das Nações Unidas, nada tem a ver com as da CEDEAO.

Existe apenas uma única saída tanto para o governo, como para o presidente da republica:
- Dialogo e entendimento entre irmãos que somos, porque a arrogância a lado nenhum nos levará.

El muchacho Umaro Djau Ku fala

 CONSTITUIÇÃO DE UMARO SISSOCO EMBALÓ: 

UMA GROSSEIRA ILEGALIDADE CONSTITUCIONAL

No preâmbulo do projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló" lê-se o seguinte: “….Agindo como intérprete fiel da vontade do povo e no exercício das suas responsabilidades, a Assembleia Nacional Popular adopta por resolução submeter à aprovação por referendo, como Lei Fundamental, a presente Constituição da República da Guiné-Bissau”.

Agora vou por partes:

1. A Comissão técnica de Umaro Sissoco Embaló reconhece que a ANP é a “intérprete fiel da vontade do povo e no exercício das suas responsabilidades”. Ainda bem. Se reconhecem o papel da ANP, então porquê é que querem a retirar as tais responsabilidades que são da sua exclusiva competência? Isto demonstra claramente que o projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló está viciado de ilegalidades, logo à partida.

2. A Comissão técnica de Umaro Sissoco Embaló quer instruir a ANP para submeter o seu projecto de revisão da Constituição ao referendo. Que competências têm Umaro Sissoco Embaló ou a sua comissão técnica para instruir a ANP para submeter um específico documento para um referendo? Não têm. De acordo com a Constituição em vigor na Guiné-Bissau, no seu artigo 85, alínea b), compete à Assembleia Nacional Popular “Decidir da realização de referendos populares”. Mais uma vez, o projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló está viciado de ilegalidades.

3. E de acordo com a Constituição da República em vigor, a revisão constitucional e a sua eventual aprovação são da exclusiva responsabilidade da ANP (Artigo 85, alínea a) e ainda nos termos dos artigos 127 (nos pontos 1 e 2… “a iniciativa de revisão constitucional compete aos deputados). Mais outra vez, o projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló está viciado de ilegalidades.

Portanto, o debate aqui nem deve ser sobre a matéria apresentada no projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló, mas simplesmente à volta da sua grosseira ilegalidade constitucional e flagrante tentativa de usurpação de poderes (de deputados).

Já li todas as 62 páginas e 173 artigos do projecto de revisão constitucional encomendado pelo PR Umaro Sissoco Embaló... conclusão: todas as ginásticas estão viradas para o controlo da composição dos órgãos judiciais, a começar pelo Tribunal Constitucional, STJ, o Conselho Superior de Magistratura, etc. A ser realidade, não haverá garantias nem de independência, nem separação de poderes e muito menos a idoneidade dos tribunais.

Que Deus nos acude. 

--Umaro Djau 

3 de Setembro de 2020

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

 Seguindo a mesma lógica de exclusão no "projecto de revisão da Constituição de Umaro Sissoco Embaló", os candidatos às eleições legislativas (Deputados) também deveriam residir permanentemente nos seus Círculos Eleitorais nos cinco anos imediatamente anteriores à data de apresentação das candidaturas para conhecerem as realidades e os problemas locais.

Isso sim fazia muito sentido! 

E já imaginaram quantos Deputados actualmente na ANP seriam desqualificados? Provavelmente mais de 80% de Deputados da ANP (eleitos pelos círculos eleitorais do interior) residem permanentemente na cidade de Bissau. 

A título de exemplo, Umaro Sissoco Embaló, antes de assumir a Presidência da República, era Deputado do MADEM G-15 pelo Círculo Eleitoral de Gabú. Será que Sissoco Embaló residia e conhecia bem os problemas da Região de Gabú? Duvido.

--Umaro Djau 

2 de Setembro de 2020

 

ONU admite imposição de sanções a civis na Guiné-Bissau

O secretário-geral da ONU, António Guterres, admitiu a possibilidade de imposição de sanções a pessoas que estejam a perturbar a ordem constitucional na Guiné-Bissau e pediu a criação de um grupo de peritos para analisar a situação no terreno.

Arecomendação consta num relatório do secretário-geral da ONU pedido em fevereiro pelo Conselho de Segurança sobre as sanções aplicadas a vários elementos das Forças Armadas envolvidos no golpe de Estado de 2012 e sobre os progressos realizados em relação à estabilização do país e restabelecimento da ordem constitucional e a que a Lusa teve hoje acesso.

No relatório, que analisa os acontecimentos no país desde as presidenciais, António Guterres salienta que durante aquele período "houve desafios à ordem constitucional com a existência de dois primeiros-ministros e, temporariamente, dois Governos paralelos".

"Todos estes fatores supõem um risco para a estabilização da ordem constitucional na Guiné-Bissau", refere António Guterres.

Para o secretário-geral da ONU, "é importante" o Conselho de Segurança considerar a possibilidade de manter o regime de sanções estabelecido e "mostrar claramente ao povo da Guiné-Bissau que o regime de sanções se aplica a todos os elementos perturbadores, independentemente da sua afiliação política e institucional".

Nesse sentido, António Guterres pede ao Conselho de Segurança que considere a possibilidade de estabelecer um grupo de peritos para "compreender melhor os fatores que levaram as forças de defesa a envolverem-se recentemente no processo político".

O grupo de peritos, segundo António Guterres, deve também indicar pessoas que "reúnam os critérios de designação para as medidas seletivas, entre as quais, vigiar os recursos provenientes do crime organizado utilizados para apoiar quem tenta impedir o restabelecimento da ordem constitucional".

O grupo de peritos deve também ajudar o Comité de Sanções a rever a lista e avaliar a capacidade das autoridades guineenses para controlar o tráfico de droga e o crime organizado, tendo em conta a sua possível repercussão na paz e estabilidade do país e sub-região.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde as eleições presidenciais.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido vencedor das legislativas de 2019, não reconhece o atual chefe de Estado do país, Umaro Sissoco Embaló.

Depois de a Comissão Nacional de Eleições ter declarado Umaro Sissoco Embaló vencedor da segunda volta das eleições presidenciais, o candidato dado como derrotado, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, não reconheceu os resultados eleitorais, alegando que houve fraude e meteu um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, que não tomou, até hoje, qualquer decisão.

Umaro Sissoco Embaló assumiu unilateralmente o cargo de Presidente da Guiné-Bissau em fevereiro e acabou por ser reconhecido como vencedor das eleições pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise política no país, e restantes parceiros internacionais.

Após ter tomado posse, o chefe de Estado demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes, saído das eleições legislativas de 2019 ganhas pelo PAIGC, e nomeou um outro liderado por Nuno Nabian, líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que assumiu o poder com o apoio das forças armadas do país, que ocuparam as instituições de Estado.

Nuno Nabian acabou por fazer aprovar o seu programa de Governo no parlamento guineense, com o apoio de cinco deputados do PAIGC, que o partido considera terem sido coagido. Lusa

 PRS BO IABRI UDJU 

ENTRADA EM VIGOR DA NOVA CONSTITUIÇÃO SIGNIFICA TAMBÉM FIM DO PRS

Partido que desde o início da abertura da Democracia na Guiné-Bissau, só venceu uma eleição Presidencial em 2000, do qual beneficiou da GUERA CIVIL DE 1998 de 7 de JUNHO.

E caso esta NOVA CONSTITUIÇÃO for uma realidade significa que o PRS vai extinguir ou seja nas eleições parlamentares futuras o PRS não terá mais de 15 mandatos, o SISSOCO irá dar número de mandato aos outros PARTIDOS, porque dizem que o PRS só faz chantagem no GOVERNO.