OGIVA NUCLEAR

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ORANGOTANGO E A SUA ARMA DE INTRIGA POLÍTICA 

DSP, na prossecução da sua política de terra queimada, não tem poupado esforços nos seus Blogues, designadamente O Progresso Nacional e Ditadura do consenso, para lançar intrigas políticas e mentiras vergonhosas que só ele sabe inventar na vã tentativa de jogar tudo e todos contra o Presidente da República, para escapar da malha da justiça, por crimes de corrupção e peculato, que são vários.
PROMOÇÃO

MÚSICOS GUINEENSES EM RECONHECIMENTO HOMENAGEIAM AO PRESIDENTE JOMAV GRAVANDO UMA MUSICA PARA COM A ACTUAL SITUAÇÃO DO PAÍS
SÃO ELE:
IVA & ICHY..., ANTÃO MARTINS...,, ZÉ NUNO..., CHACHÁ DE CHARME..., E SECO CAMARA

DENTRO DE MOMENTOS O EXCLUSIVO NESTE BLOG- O ÚNICO

Bissau Kila Muda...



OBRIGADO BACIRO

Baciro Djá afirmou, hoje, que na qualidade de Primeiro-Ministro ter um profundo sentimento de que a sua missão é tirar o povo das dificuldades em que se encontra “porque  este era  o objectivo da luta armada de Libertação Nacional”.

Obrigado senhor Primeiro-ministro por encarnar Cabral nesse gesto nobre, e inédito,  de apoio às vítimas das chuvas torrenciais nas povoações de Cupul e Bup da secção de Nhoma.


BISSAU KILA MUDA
MENTIRAS

MAIS UMA VEZ O PROGRESSO NACIONAL NA LINHA DA MENTIRA COMO SEMPRE.
ESTES GAJOS MENTEM COM TODOS OS DENTES DA BOCA DE UM ORANGOTANGO NOJENTO.
PROGRESSO NACIONAL ESCREVEU E INVENTOU ISTO



MAS DOKA INTERNACIONAL DESMENTE DESTA FORMA
PROMOÇÃO

PROMOÇÃO
DJ SÁ PRODUCTION @#DJ PAUL PRODUCTION #DJAM EVENTS # I&P EVENTS & HAMELBERG PROMOTION APRESENTA : #FESTA DE GALA DA #INDEPENDÊNCIA DA #GUINÉ - BISSAU.. #TABANKA DJAZ EN LIVE # :#CANTORES CONVIDADOS: Monica Pereira Officiel..Jay D. Love..Vlady Musico R.Prezi Masta Rei.Rui Silva Jr....Flowa official.....Soares Junior.. DJ'S: GUEST DJ'S: RESIDENTE: Joao Vaz Augusto [London]** Laurent Lorenzo [ Paris ] Ruben DjSnypah Barbosa [London] BILHETES: #Pré-venda : 20,00€ [Vinte euros]+CONSO #Porta : 25,00€ [ Vinte e cinco euros ]

 PARTIDO DE RENOVAÇÃO SOCIAL (PRS)

Considerando o impacto extremamente devastador que a queda do Governo teve para o Primeiro-ministro que despendeu tanto tempo a fortalecer os alicerces do seu Poder, precisamente para evitar que o Presidente da República conseguisse destituí-lo, não era difícil antever que, na qualidade de Presidente do PAIGC, o Eng.º Domingos Simões Pereira tudo faria para dificultar o entendimento entre o seu Partido e o Chefe do Estado, com o intuito de gerar uma crise política de grandes proporções, que inevitavelmente desembocaria na dissolução da Assembleia Nacional e na realização de eleições legislativas antecipadas, colocando-nos perante um emaranhado processo de negociações, visando o estabelecimento de alianças e parcerias, tendo em conta as estratégias e os interesses das Formações Políticas representadas na Assembleia Nacional.

GUINEENSES

MAIS UMA VEZ O ALY SILVA ESCREVEU ISTO
segunda-feira, 31 de agosto de 2015

E DOKA INTERNACIONAL DESMENTE CATEGORICAMENTE DESTA FORMA

JOMAV não desviou e nem desvia dinheiro do Estado.

- Quem lança essas calúnias contra um estado, um povo, uma nação inteira, que nome ou medida terapêutica merece,
meus senhores? Não me parece justo que deva continuar a mentir impunemente...

O Presidente JOMAV, nunca pediu e nem precisa pedir tropas de reforço, porque ele é o Homem do Povo. E mais, ele é Comandante-em-Chefe das Forças Armadas(Djinti GARANDI)

JOMAV BAMBU DIRITU NA COSTA GARANDI

JOMAV não deve e não teme.
JOMAV não teme, porque não deve
JOMAV não receia nada, pabia i HOMI DI PÓVO
JOMAV HOMI KU GUINÉ MÍSTI

Bissau Kila Muda

A Cleptocracia do DSP

MEUS AMIGOS, A DENÚNCIA QUE EU VOU FAZER AGORA É DEVERAS CHOCANTE E REVOLTANTE. 
ESTEJAM PREPARADOS PSICOLÓGICA E EMOCIONALMENTE. 

O EX-PRIMEIRO-MINISTRO, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA TINHA IMPLANTO NO PAÍS O SISTEMA DE CLEPTOCRACIA, POR ISSO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEMPRE DIZIA QUE TINHA UM GRUPINHO DE PESSOAS A BENEFICIAR, EM DETRIMENTO DA MAIORIA E DO POVO.
Eticamente ficava lhe melhor

Professor Emílio Kaft Kosta, com todo o respeito que temos para consigo, achamos que não devia emitir opinião num assunto em que o CUNHADO (DSP) é parte interessada.
Mesmo que fosse uma opinião realista, neste caso concreto, estamos com duvidas, só pelo facto de o sujeito ser seu CUNHADO, deixa de ser imparcial.

Bem-haja GUINE-BISSAU

Bissau Kila Muda

"NNA TCHOMA NOMI..."

PRESTA MUITO ATENÇÃO DSP COM OS SEUS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO AOS MILITANTES DO SEU PRÓPRIO PARTIDO, PELAS SUAS CRENÇAS RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS. 

"DIZ-ME COM QUEM ANDAS, E EU DIREI QUEM TU ÉS"! POIS, SABEMOS QUEM É O MAFIOSO TESTA-DE-FERRO QUE ESTÁ A TRANSPORTAR E A DISTRIBUIR DINHEIRO EM SEU NOME.  ESSE ALGUÉM TEM NOME. E NÃO É POR ACASO QUE LUÍS NANCASSA ENTROU NA CANDONGA PARA LHE AJUDAR NA DESOBEDIÊNCIA CIVIL. O DITO-CUJO É SEU VIZINHO EM SACAVÉM/LISBOA E COM RESIDÊNCIA TAMBÉM EM DAKAR/SENEGAL. TEM SIDO SEU COFRE-FORTE DE MOMENTO. DURANTE O CONFLITO MILITAR DE 1998, SURRIPIOU TODO O DINHEIRO DO TESOURO PÚBLICO, EM COLABORAÇÃO COM O FALECIDO MINISTRO ISSUF SANHÁ. PORTANTO, CUIDADO!

BISSAU KILA MUDA!

domingo, 30 de agosto de 2015

DIABOLIZAÇÃO POLÍTICA

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA NO SEU ARTIGO 24.º, PRECEITUA: "TODOS OS CIDADÃOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, GOZAM DOS MESMOS DIREITOS E ESTÃO SUJEITOS AOS MESMOS DEVERES, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, SEXO, NÍVEL SOCIAL, INTELECTUAL OU CULTURAL, CRENÇA RELIGIOSA OU CONVICÇÃO FILOSÓFICA". 
EDITOR

PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES E SEGUIDORES DO BLOG DOKA INTERNACIONAL DENUNCIANTE, PARA LEVAR AO VOSSO CONHECIMENTO, O SEGUINTE: "PÓ DI TCHOKA BIDA"!

O DOKA FOI CONTACTADO ONTEM, POR ALGUÉM QUE NÃO QUIS IDENTIFICAR-SE (ANÓNIMO), PARA IR ENTREVISTAR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA (DSP), NHU DINGUINHO (NA FOTO DA CAPA). RECORDO-VOS QUE A SUA APURADA MANDÍBULA FORA MONTADA NO BRASIL, NAS VÉSPERAS DA ÚLTIMA CAMPANHA ELEITORAL, PARA QUE PUDESSE DAR O AR DA SUA GRAÇA.
A GUERRA DOS CESSANTES

A Voz de América, havia noticiado que quem está a complicar as contas ao Presidente do PRS, Alberto Nambeia é o Secretário-geral daquele partido de oposição e ex-Ministro da energia Florentino Mendes Pereira. Ora, tem-se noticiado que a reunião de Comissão Política Nacional do PRS que iniciou no dia 29 de Agosto, ficou inconclusiva ou suspensa, e para ser retomada na segunda-feira próxima. Sabe-se que o objectivo do encontro do órgão máximo da segunda maior força política do país (PRS), visa analisar a possibilidade de integração ou não no futuro governo a ser dirigido por Baciro Djá.
Na nossa opinião, não deixa de ser estranho o adiamento da referida reunião. Porquê? Estamos a assistir aqui o fenómeno de envenenamento interno partidário como aconteceu no PAIGC, por ex-governantes arguidos e foragidos.
EXCLUSIVO DOKA
PRS RETOMA CONSELHO NACIONAL NA SEGUNDA-FEIRA

Com base nas informações recolhidas junto das nossas fontes, podemos garantir ao povo guineense que o PRS vai continuar a sua reunião de Conselho Nacional já manhã segunda-feira, com o objectivo de ficar decidido a sua participação no próximo governo liderado pelo Drº Baciro Dja.

Atenção, alguém anda a enganar alguém, é com muita pena que assistimos a destruição da reputação de um blog concorrente que anda a ser induzido ao erro pelo DSP, para beneficio do próprio DSP.

DSP passa informação falsa para enganar manipular a opinião pública prejudicando assim o tal blog, DSP sabe que esse blog não goste de corrigir nem retirar informação falsa que lhe foi passada e joga com isso.

Por isso alertamos aos guineenses de que o único blog que tem dito 100% de verdade, o único que tem dito tudo aquilo que se veio a verificar, o único blog que acerta e diz a verdade com um ano de antecedência em relação a todos os outro é ESTE BLOG.

Agradecemos aos nossos leitores e todos que nos têm enviado artigos de opinião.

Força, estamos juntos, porque:
Bissau Kila Muda
DIABOLIZAÇÃO POLÍTICA 

O ARTIGO 24.º DA CONSTITUIÇÃO ESTIPULA: "TODOS OS CIDADÃOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, GOZAM DOS MESMOS DIREITOS E ESTÃO SUJEITOS AOS MESMOS DEVERES, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, SEXO, NÍVEL SOCIAL, INTELECTUAL OU CULTURAL, CRENÇA RELIGIOSA OU CONVICÇÃO FILOSÓFICA". 
"CABRIANOS" DEFENDEM O SEU PEÃO

O Doka Internacional não é racista nem tribalista, mas caramba, cada dia que passa fica mais claro quem "mama" o dinheiro da Guiné Bissau, os tais grupinhos de que se fala existem mesmo, alguns já eram conhecidos, mas com a decisão de JOMAV outros que estavam escondidos já estão a tirar a cabeça para fora do esconderijo.

JOMAV meteu fogo na toca e os ladrões do povo estão a tirar a cabeça de fora, peões de DSP foram todos apoiar o seu mandatário em Bissau.

Começaram a marcha a dizer que queriam paz e negociação para poderem obter a autorização, no meio do percurso mudaram os cartazes e metera outros a apoiar DSP e a cantar insultando JOMAV e o povo, truques baixos de DSP.

Já chega de roubar esse povo marterizado, a Guiné não pode ser assim, SÓ UM PEQUENO GRUPINHO QUE "STA SABI TOKÉ NA LAMPRA", E OUTROS a bateram palmas sem beneficio nenhum.

Aqui, em Lisboa, não houve o efeito Botche Cande, para comprar camiões de carneiros do interior de Portugal. E o resultado é o que se vê... 

Temos de dizer basta porque:
Bissau Kila Muda




Começaram Assim
Depois Mudaram o Cartaz e Começaram a Insultar
EDITOR
PERGUNTA DO DOKA INTERNACIONAL

O Doka Internacional não é rancoroso, mas não sofre de amnésia. Falou-se, há dias, numa reunião de despedida que terá sido feita pela ex-Ministra da Justiça, Carmelita Pires com directores de diferentes departamentos do pelouro de justiça, tendo-se  Jizabel frisado nessa mesma reunião que iria viajar no dia 28 de Agosto para Portugal, e dito que em momento algum reconheceria o Governo do Drº Baciro Djá. 

sábado, 29 de agosto de 2015

EXCLUSIVO DOKA

Mais um fracasso na manifestação de DSP em Lisboa. Pouco mais de 40 pessoas fizeram o papel de klakerus em plena capital portuguesa, é caso para dizer que há quem já não tenha um pingo de vergonha na cara. 
DOKA INTERNACIONAL manda uma mensagem aos Klakerus:


Bissau Kila Muda






ÚLTIMA HORA

COMISSAO POLITICA DO PRS CONTINUA REUNIDA..., MAS O GRANDE PARTIDO E TODA A SUA JUVENTUDE DEFENDEM OS INTERESSES DO POVO. TUDO APARENTA ESTAR NO BOM CAMINHO.

Bissau Kila Muda
ONU Garante Manutenção do 
Apoio à Guiné-Bissau
2015/08/28
Fonte: aqui

A Organização das Nações Unidas vai manter a ajuda financeira prometida à Guiné-Bissau, mas está preocupada com a participação de outros dadores internacionais, disse uma fonte do Conselho de Segurança à agência noticiosa Lusa.
A fonte disse poder vir a acontecer que alguns dos doadores manifestem relutância em desembolsar os fundos anteriormente prometidos, caso sintam que não podem confiar no novo governo ou receiem que vai existir instabilidade de novo.
A 25 de Março passado, a Guiné-Bissau organizou com o apoio do Programa de Desenvolvimento da ONU e da União Europeia uma conferência de dadores em que foram prometidos 1,2 mil milhões de dólares em ajuda.
“Estas promessas foram feitas em apoio ao Plano Estratégico e Operacional do Governo para o período de 2015/2020″, especifica o último relatório elaborado pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), divulgado a 13 de Agosto.

O Presidente da República da Guiné-Bissau demitiu o Governo a 12 de Agosto e designou como primeiro-ministro, no dia 20, Baciro Djá, vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC).

Bissau Kila Muda
OPINIÃO
OLÁ AMIGO DOKA

Li, há dias, o repto que lançaste à comunidade bloguista guineense para que enterrassem o machado de guerra e se juntassem ao Doka Internacional na luta pela Guiné-Bissau, nossa pátria mãe e amada. O teu gesto é nobre e bem-vindo, irmão. Tu Doka Internacional denunciante mereces ser louvado pelo combate pela liberdade e desenvolvimento.
OPINIÃO
ACUMULAÇÃO DE MUITO DINHEIRO PARA SER O IMPERADOR DO PAIGC - UM BANDIDO

O ainda líder do PAIGC é uma vergonha nacional. Tem muita apetência aos dinheiros públicos. Aqui vamos trazer, mais um episódio obscuro da sua gestão e utilização de dinheiro público de moldes a beneficiar da parte de leão. 
EXCLUSIVO DOKA

DSP DIMINGU DJAMANU, QUE TAMBÉM PASSAMOS A BAPTIZAR COM NOME DE NHU DINGUINHU, DEVIDO ÀS SUAS APURADAS E BEM SALIENTES MANDÍBULAS, VAI AO CENTRO COMERCIAL DE COMPLOT DO SR. ARMANDO CORREIA DIAS- NDINHO...., NA SUA PASTELARIA E SE REUNEM NO ANDAR DE CIMA PARA MAIS UMA ORQUESTRAÇAO DE BANDIDAGEM DURANTE A MANHA DE HOJE.

RECORDAR QUE NDINHO NESTE PRECISO MOMENTO PROCURA ALICIAR FINANCEIRAMENTE A ALGUNS MILITARES PARA QUE ESTES POSSAM VIRAR E ATACAR A JOMAV.
Obrigado a Comunidade em Lisboa


Estão-nos a chegar mensagens e comentários de pessoas a demarcar da  manifestação de Lisboa.

O Guineenses nunca foi burro, nunca se deixou enganar.

<< Parece que a aquela marcha daqui de Lisboa será um fracasso. Estão desesperados a pedir as pessoas para irem mas ninguém liga a eles. Estão a enganar as pessoas para as pessoas pensarem que é a comunidade que esta a marcar mas é tudo mentira. São os lacaios do DSP do PAIGC de Portugal assessorados pelas senhoras C.......... e companhias. Olha que os Djintons da praça andam deseperados porque o tacho acabou .....>>  
From: C.Q.


Bissau Kila Muda


Conselho Nacional do PRS: 

A maioria dos Dirigentes do PRS já estão na SEDE, o primeiro a chegar foi o secretario Florentino M. Pereira, seguido do Presidente do partido Alberto Nambeia acompanhados de outros dirigentes dos Renovadores.


Bissau Kila Muda

Alberto Nambeia Presidente do PRS
                                             
Florentino Mendes Pereira Secretário do PRS
AS MENTIRAS E DRIBLES DO DSP

DSP Fala Barrato - Boka di Contentor

A ONDA DE MENTIRAS, INTRIGAS E DE CALÚNIAS DIVULGADAS NA INTERNET PELOS CANAIS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA TEM CONFUNDIDO GRANDE PARTE DOS GUINEENSES NA DIÁSPORA, SOBRETUDO DOS LEITORES OU UTILIZADORES DA INTERNET.
OPINIÃO

Ola Doka não posso me indentificar porque faco parte da sociedade impresarial e nao quero comprometer esta posicao. Em primeiro lugar devo confessor que agora estou a apreciar a sua missao contra a corrupcao. Em principio achei que nao estavas a ser justo com o governo de DSP e continua a pensar que fostes injusto com certas pessoas devido a vendetta pessoal com estas pessoas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RESUMO DO DIA


<<Miguel trovoada volta das Nações Unidas sem conseguir o que foi pedir, mais uma vez, as nações unidas mostram que lá, prevalece a lei e a ordem internacional. Por isso o dossier Guiné-Bissau vai continuar nas mãos da CEDEAO que está 200% com o presidente JOMAV.>>


<<Tomas Barbosa, dissidente do lado de DSP, atira forte e feio, denunciando a compra de consciência e as intrigas que começaram desde que DSP assaltou o partido. Tomas Barbosa vai mais longe e diz que são inventadas MENTIRAS E CALÚNIAS QUE SÃO DIVULGADAS PELA INTERNET. Lembramos que Tomas Barbosa ultimamente não tem votado a favor de DSP nem no Partido, nem em lado algum. E ele sabe bem o que diz, conhece DSP e todos os seu truques.>>


<<Tribunal volta a travar DSP, a providencia cautelar que foi metida para travar a nomeação de novos directores da RDN e TVGB foi travada até que se decida a constitucionalidade das questões levantadas por DSP. O engraçado aqui é que sem perceber DSP prejudicou a si mesmo, era de prever, quando alguém dispara sem controle, pode atingir qualquer um inclusive seus aliados.>>


Bacelar Gouveia (o famoso) e Bacelar Vasconcelos (o desconhecido)
OPINIÕES DIFERENTES APESAR DA GUINÉ BISSAU TER A MESMA CONSTITUIÇÃO

Ano 2005 - Opinião de Bacelar Gouveia sobre a demissão do Governo de Cadogo pelo PR Nino Vieira:
"Jurista português dá razão à "Nino" Vieira ao demitir governo
O jurista português Jorge Bacelar Gouveia afirmou segunda-feira em Bissau que o presidente guineense teve razão ao demitir o governo de Carlos Gomes Júnior e nomear Aristides Gomes para o cargo de primeiro-ministro." (Aly Silva Aprenda)
Veja este link : 
DSP ATIRA A TOALHA AO CHÃO EM BISSAU

Depois de todas as manifestações convocadas terem falhado, desde a primavera árabe, passando pela mega-manifestação, e terminando na pomposa desordem pública, todas elas sem adesões dignas de serem consideradas, finalmente NHÚ MORGADO cede, percebe que em Bissau nunca foi ninguém de espacial, nós guineenses de Bissau, nós que habitamos esta cidade, desenvolvemos e afinamos o nosso faro na detecção de canalhas desta estripe.
PRS DESILUDIDO COM PAIGC E DSP 

Os acontecimentos da semana que termina amanhã, terão desapontado os Lideres do PRS ao ponto de restarem poucas dúvidas em relação ao posicionamento dos Renovadores na situação politica vigente.

Além das questões de agenda política, a própria atitude dos dirigentes do PAIGC, no tocante a postura do Líder daquela formação, em termos comportamentais, relacionadas com a ética, moral, e princípios que devem nortear relações de qualquer natureza, terão deixado o PRS PROFUNDAMENTE DESILUDIDO. 

Este BLOG voltará a este assunto com uma abordagem responsável quando se entender pertinente.
“O OVO OU A GALINHA?”

Em quê que ficamos? Explica-se que Miguel Trovoada disse, hoje, sexta-feira, ao Conselho de Segurança da ONU, que: “Os militares afirmaram firmemente que estão decididos a ficar totalmente à margem da cena política e a observarem uma atitude republicana de submissão ao poder civil e de obediência à Constituição”. Mas nunca se explica que Domingos Simões Pereira na entrevista à Rádio de Cabo Verde, afirmara que: “a situação na Guiné-Bissau, após a demissão do Governo, está mais para uma guerra civil”.

O povo quer saber também das garantias dos políticos, se não vão instigar a rebelião e deitar culpas às etnias, aos militares, etc., por terem sido constitucionalmente demitidos do Governo?


O "SIGNIFICADO DA DITADURA"


À ESQUERDA BLOGUERS E JORNALISTAS ABRAÇADOS NA GUINÉ-BISSAU. À DIREITA JORNALISTA ASSASSINADO EM MOÇAMBIQUE, PAULO MACHAVA
Se morte de jornalistas significasse ditadura? Alguém que se diz “não-alinhadu”, estará a veicular de forma deturpada o sentido da palavra “ditadura”. 
MARIA ANTONIA JEZABEL CARMELITA PIRES..., A EX MINISTRA DE INJUSTIÇA DA GUINE BISSAU VIAJOU HOJE PARA PORTUGAL.   

MAS ANTES AINDA..., TEVE O TEMPO DE FAZER UMA REUNIAO COM OS SEUS DIRETORES DE DIFERENTES DEPARTAMENTOS.

A EX MINISTRA DE INJUSTIÇA DESPEDIU- SE DIZENDO QUE JAMAIS FARIA A PASSAÇAO A QUALQUER GOVERNO ILEGITIMO..., E QUE A RESPONSABILIDADE ESSA CABERIA AO SEU CHEFE DE GABINETE DR. PAULO MENDES.

NOSSAS FONTES

FONTES PRÓXIMAS DO EX-PRIMEIRO-MINISTRO, DSP-DIMINGU DJAMANO, CONFIRMA QUE ESTE MANDA DISTRIBUIR DINHEIRO AOS ACTIVISTAS DE PRS, ATRAVÉS DE EX-MINISTRO DE COMÉRCIO, SERIFO EMBALÓ, PARA QUE OS MILITANTES DO PRS CONTRARIEM A DIRECÇÃO NA REUNIÃO DE AMANHÃ.

COM A SOCIEDADE CIVIL FOI A MESMA COISA. METEU MUITO DINHEIRO PARA CONTRARIAREM O PRESIDENTE JORGE GOMES. AGORA QUEREM FAZÊ-LO COM PRS, PARA DESACREDITAREM NAMBEIA E FLORENTINO.

DE FACTO, O DIMINGU-DJAMANU, ESTÁ MUITO DESESPERADO E VEM DESCONFIANDO DE TUDO E TODOS. E MAIS, ESTÁ COM RECEIOS DE QUE O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO BACIRO DJA VENHA A SER INTRANSIGENTE NA VERIFICAÇÃO DA CONTA DE ESTADO, POIS QUE O ROMBO É GRANDE. DSP, DESVIOU MUITO DINHEIRO DO ESTADO.

ALERTA PARA O PRESIDENTE DO PRS ALBERTO NAMBEIA E SECRETÁRIO GERAL FLORENTINO MENDES PEREIRA, DSP "MÍSTI-BA MARA-BÓS PANO, SUMA QUI FASSI NA PAIGC MONTA-MONTA ESQUEMAS PÁ I SEDU ÚNICO GALO. KUMA QUI MISTI CONTROLA PRS ? Credo??!
DSP AMEAÇA COM GUERRA CIVIL

Felizmente, a medida que o tempo passa e o nosso povo vai-se inteirando paulatinamente de toda a verdade que esteve na origem da demissão do Governo de Domingos Simões Pereira, vão-se dissipando todas as dúvidas quanto a sua pertinência.

Acontece que, numa das passagens da última entrevista que concedeu à Rádio de Cabo Verde (se não fosse Cabo Verde, seria Cabo Verde na mesma. E por razões óbvias, só podia ser mesmo Cabo Verde), DSP afirmou que, passo a citar: “a situação na Guiné-Bissau, após a demissão do Governo, está mais para uma Guerra Civil”. Ele que gosta de exemplificar com a conduta política do Primeiro-ministro de Cabo Verde, por quem nutre profunda admiração, desta vez preferiu ignorá-lo e seguir o seu próprio instinto, que lhe impele a manter-se irredutível na vã tentativa de se manter no Poder, mesmo a custa duma devastadora guerra civil, que certamente já está a ser orquestrada na sua mente maquiavélica, para mais uma vez se derramar sangue inocente na Pátria de Amílcar Cabral.

Na sequência dessa afirmação infeliz e irresponsável, que pretende instigar à violência gratuita e insensata, num País onde a violência já deixou profundas e insanáveis cicatrizes, coloca-se a seguinte questão: onde está o patriotismo e o sentido de estado deste homem que um dia se propôs representar o nosso povo ao mais alto nível? Entretanto, aproveito para deixar um conselho de amigo à todos quantos continuam a apostar no recurso à violência como instrumento de resolução de conflitos sociais e políticos e assegurá-los que a violência é um fenómeno perigosamente imprevisível e uma vez em curso não distingue as suas vítimas”.

Quem ouviu Domingos Simões Pereira a falar e quem o ouve! (não tem nada a ver!); Quem viu Domingos Simões Pereira a actuar e quem o vê! (uma autêntica desilusão!). A máscara caiu, o povo viu a outra faceta do seu ídolo e não gostou nadinha de saber que não foi desta que acertou na escolha do Líder – este está perigosamente agarrado ao Poder:

1.       DSP que um dia congratulou publicamente a postura do Primeiro-ministro Cabo-verdiano, por este ter, após o Congresso do PAICV, colocado o seu lugar a disposição da recém-eleita Presidente deste Partido, num gesto honroso, digno de referência e de ser adoptado como padrão de comportamento cívico aplicado ao Mundo da Política;

2.       Quando, na sua qualidade de Presidente do PAIGC, DSP declarou perda de confiança política no Secretário Nacional do Partido, Dr. Abel da Silva, este colocou imediatamente o seu lugar à sua disposição, demitindo-se de todas as suas funções partidárias;

3.       Quando, na sua qualidade de Primeiro-ministro e Chefe do Governo, DSP declarou perda de confiança política no Dr. Baciro Djá, então Ministro da Presidência, do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, num gesto inédito de patriotismo e coragem política, este colocou de imediato o seu lugar a sua disposição, demitindo-se de todas as suas funções governamentais;

4.      Quando, o Ministério Público indicia doze (12) membros do Governo por crimes de corrupção activa, branqueamento de capital e enriquecimento ilícito, DSP sai em defesa dos criminosos, investe-se contra o Poder Judicial e recusa categoricamente demitir os referidos elementos, por serem do seu círculo restrito – Sr. Eng.º, amizade não se mistura com negócio;

5.      Quando o Presidente da República apela à remodelação governamental como forma de ultrapassar o impasse e livrar o Governo da gatunagem, DSP continuava a insistir na manutenção dos referidos elementos no Governo, recorrendo ao voto de autoconfiança do Conselho de Ministros dos Irmãos Metralhas e da nossa Assembleia de Unanimidade Nacional – brincadeira de mau gosto;

6.      Quando, por fim, com a paciência esgotada, o Presidente da República lhe retira o voto de confiança e decide demitir o Governo, DSP, que tanta admiração, respeito e consideração nutre pelos políticos que não se agarram ao Poder e se demitem assim que a situação se revela adversa ao exercício das suas funções, alegando inconstitucionalidade da decisão e evocando a violação dos Estatutos do PAIGC (documento que nunca respeitou), declara guerra ao Presidente da República e a sua administração, envolvendo nela a Assembleia Nacional, o PAIGC, familiares, amigos e conhecidos, interessados no seu projecto de governação – onde estão o orgulho, a dignidade e a ética? Será que o exemplo do Primeiro-ministro de Cabo Verde não é aplicável à esta situação?

A ameaça de destituir o Presidente da República através da Assembleia Nacional é uma absurda treta que não está prevista na Constituição, porque se isso fosse possível estaríamos perante uma infindável crise institucional que se resumiria no seguinte:

1.      A Assembleia inicia todo um conjunto de procedimentos para destituir o Presidente da República;

2.      O Presidente da República antecipa os acontecimentos, dissolve a Assembleia e convoca novas eleições legislativas;

3.      De acordo com o resultado das eleições, constitui-se uma nova Assembleia e forma-se um novo Governo;

4.      Se o novo Primeiro-ministro for por exemplo DSP ou alguém que não goza da confiança política do Presidente da República, este demite de novo o Governo e pede a Assembleia para colaborar na formação e aprovação do Programa de um novo Governo, chefiado por alguém da sua confiança. Se por ventura a Assembleia responder negativamente à esse pedido, o Presidente da República dissolve-a e volta a convocar novas eleições legislativas, num ciclo interminável de eleições, demissões e dissoluções.

Tendo em conta que a política é um exercício muito sério e não um jogo de gato e rato, convêm que os Deputados se imbuíam de sentido de Estado e em nome dos supremos interesses do País, colaborem com o Presidente da República para evitar o espectro de eleições antecipadas.

Bem-haja à todos!


EPI

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Bacelar Gouveia (o famoso) e Bacelar Vasconcelos (o desconhecido)
OPINIÕES DIFERENTES APESAR DA GUINÉ BISSAU TER A MESMA CONSTITUIÇÃO

Ano 2005 - Opinião de Bacelar Gouveia sobre a demissão do Governo de Cadogo pelo PR Nino Vieira:
"Jurista português dá razão à "Nino" Vieira ao demitir governo
O jurista português Jorge Bacelar Gouveia afirmou segunda-feira em Bissau que o presidente guineense teve razão ao demitir o governo de Carlos Gomes Júnior e nomear Aristides Gomes para o cargo de primeiro-ministro." (Aly Silva Aprenda)
Veja este link : 



Ano 2015 - Opinião de Bacelar de Vasconcelos sobre a demissão do Governo de DSP pelo PR José Mario Vaz.
Destaca-se o seguinte: 
"......E por isso nos parece que a recente demissão do Governo da República da Guiné-Bissau por decisão do presidente, fundada na violação de uma suposta "relação de hierarquia e dependência funcional" entre os dois órgãos de soberania, subverte as diferenças essenciais entre os dois modelos ............."
Em nenhum momento Bacelar Vasconcelos fala de Constitucionalidade.(Aly Silva Aprenda)
Veja este link: 


Precisamente 10 anos depois a Constituição é a mesma. 
Conclusão: Há um que recebe dinheiro e fala mentira e sem substância, há outro que falava verdade e com substância.

Mas DSP deve reter o seguinte:
Bissau Kila Muda
RATAZANAS RUA

ATENÇÃO: Bacelar Gouveia, o que diz a verdade, é um reputado constitucionalista de Portugal, e internacional.

DSP vai pagar Bacelar Vasconcelos que não é conhecido por ninguém, só para confundir as pessoas menos atentas, os mais incautos vão ficar a pensar que este é o famoso constitucionalista português quando na verdade é apenas um qualquer que tem nome parecido.

Ai DSP foronta, este homem é malandro todos os dias.