OGIVA NUCLEAR

sexta-feira, 31 de julho de 2015

"BENTANA KUMA LAGARTU FURA UDJU"


"HOUVE CONLUIO PARA DECAPITAR O ESTADO"

 As declarações abaixo pertencem ao antigo chefe de Governo, Francisco Fadul. Foram publicadas pela Agência Lusa  em 8 de Abril de 2009,  após ter sido evacuado para Lisboa, para receber tratamento médico-hospitalar aos ferimentos sofridos com o espancamento de que foi alvo, alegadamente por militares em sua casa, em Bissau, no dia 31 de Março de 2009:

 "O Zamora (Induta) há muito queria eliminar 'Nino' Vieira, como já tinha conseguido eliminar Ansumane Mané (ex-líder da Junta Militar que derrubou "Nino" Vieira em 1999)", acrescentando que "Cadogo (primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior) não se sentia à vontade com Tagme Na waié (ex-CEMGFA) e queria os militares nas mãos dele".

Depois, respondendo à questão se estava a acusar Carlos Gomes Júnior e Zamora Induta de conspirar contra "Nino" Vieira e Tagmé Na Waié, Fadul disse: "Houve um conluio. Um plano. Um golpe de estado de decapitação do Estado e do Estado-Maior General das Forças Armadas".Ler mais aqui  


Recordo-vos de que quem tinha a "obrigação política", na altura, de mandar apurar, judicialmente, as responsabilidades e tirar as consequências dos assassinatos ocorridos no país, ficou a "fugir com o rabo à seringa". Nhu Charles que era Primeiro-ministro, terá feito mesmo a questão de não mexer uma única palha para o efeito. 

E a CPLP - que tinha como Secretário Executivo, o guineense DSP? - que mal a Guiné-Bissau se peida, coloca logo o assunto no ventilador, naqueles dias fatídicos, parecia não existir. Havia um silêncio ensurdecedor no mundo aplaudido, inclusive, pelos cabuncas.

Gossi gora I kuma?

Porque eu Doka Internacional estou fazendo o meu trabalho a fim de ajudar a justiça guineense.  E uma vêz eu disse a Carmelita Pires..., se queres ficar na história, apróxima- te de mim..., quem sabe eu Doka não esteja na posse de muitas informações??? Preciso continuar provando mais alguma coisa???  Eu sou determinante no meu trabalho.
EU DOKA INTERNACIONAL FUI PREPARADO NA MINHA CARREIRA MILITAR COMO OFICIAL DE SEGURANÇA A EXTRAÍR INFORMAÇÕES DE QUEM EU QUISER..., MAS NINGUÉM EM HIPÓTESE ALGUMA ESTÁ PREPARADO PARA EXTRAÍ- LOS DE MIM. FUI E ESTOU PREPARADO PARA TAL.
EU PERDOEI A CARMELITA PIRES PORQUE SOU HUMANO, E DA MESMA FORMA QUE A MINHÃ MÃE ALIMA FERRAGE SE DESESPEROU E CHOROU POR CAUSA DELA..., SERIA ASSIM QUE CARMELITA IRIA CHORAR MUITO E BASTANTE POR ALGUÉM QUE ELA MUITO DESEJA E AMA. MAS PERDOEI E ABORTEI MUITA COISA.

Leiam o artigo que se segue  de ZAMORA INDUTA...
DSP....., PORTUGAL??? ANGOLA E CABO VERDE???  PROTEGEM, ZAMORA INDUTA, ASSASSINO DE NINO VIEIRA, PORQUÊ? VERDADE ISSO? Não acredito

QUEM foram os MANDANTES DO BARBÁRRO ASSASSINATO DE  NINO VIEIRA?
Doka Internacional sempre na senda da Verdade publicará apartir de Hoje toda a verdade sobre o assassinato de NINO VIEIRA.

Não faremos muitos comentários, para não influenciar a opinião do leitor, limitaremos sómente a transcrever algumas passagens do “ RELATÓRIO DO ASSASSINATO DO PRESIDENTE NINO VIEIRA ”, resultado das audições do MP (Ministério Público).

ALGUMAS INQUIRIÇÕES ESCLARECEDORAS DE QUEM FORAM AS PESSOAS QUE MANDARAM ASSASSINAR NINO VIEIRA, prestem atenção e  AJUÍZEM  o porquê que DSP protege ZAMORA INDUTA.

O próximo a aterrar em Bissau será  CADOGO JÚNIOR? INPUNEMENTE? QUÊ KU NA PASSA NÊ TERRA?
PUBLICAÇÃO DO DOKA INTERNACIONAL DA
1ª PARTE (RELATÓRIO DO ASSASSINATO DO PRESIDENTE NINO VIEIRA)
“ ..... Inquirição de Quintino Na M’Bundé
A folha.115, disse que pertence a unidade militar da Marinha de Guerra Nacional, contudo, na altura da sua audição era Comandante de Batalhão da Guarda Presidencial.
Esclarece que saiu do Quartel da Marinha para a sua casa e nas imediações do Tribunal Militar ouviu a explosão no Estado Maior, pelo que resolveu voltar a sua unidade militar.

Dali recebeu um telefonema do então Capitão de Mar e Guerra, JOSÉ ZAMORA INDUTA, a perguntá-lo se tinha conhecimento do ocorrido no Estado Maior e este lhe ordenou para voltar a Marinha.
Quando o Zamora Induta chegou à Marinha pediu-lhe para voltarem ao Estado Maior e foi o que fizeram numa viatura dupla-cabine de marca Toyota de cor azul, pertença do Estado Maior da Marinha.

Disse que quando chegaram à estação de combustível LENOX A. LOPES, ao lado da televisão Nacional, como o Zamora estava a paisana foram barrados a passagem pela circunstância, do corpo do falecido Tagme Nawaie estar a ser transportado para a Base Aéria e que entretanto seguiram com a coluna funebre até a Base, onde souberam da morte do General Tagme.

Após a consternação do ocorrido, todos voltaram para o Estado Maior e dali é que recebeu ordens de Zamora, para voltar á Marinha de Guerra Nacional e que o esperasse ali.
Afirmou que o Zamora chegou à Marinha, e o informou que já tinha tomado a decisão com conhecimento do então Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, para atacar a residência privada do Presidente Nino.

Esclarece que o Zamora ordenou que tocasse o sino de formatura e a patrulha agrupou-se, transmitiu-se as ordens do comando. Imediatamente a pé, armados e fardados dirigiram-se para o local, ou seja, a residência privada do Presidente Nino.

Disse que segundo as indicações ficaram nas traseiras da casa do Presidente Nino, aguardando a chegada de outras forças, nomeadamente, do Batalhão de Mansôa.
Foi nestas condições é que processaram o ataque à residência do Presidente Nino.
Esclarece que às 06h00 de manhã, teve a comunicação pelo telemóvel do 1º Sargento Pansau Inchama, de que o Presidente Nino foi morto e que ele por sua vez, comunicou ao seu superior hierárquico Zamora Induta, de que a missão foi cumprida. ”

...... INQUIRIÇÃO DO SENHOR ANDRE DJEDJO
“ A folha. 117 dos autos, André Djedjo, disse que estava de serviço no dia 01 de Março de 2009, na Marinha até às 19h00, altura em que ouviu o barulho da explosão ocorrido no Estado Maior.

Disse que momentos depois, chegou Zamora Induta numa dupla cabine e ordenou a formatura aonde informou que já tinha tomado a decisão com conhecimento do então Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, para atacar a residência privada do Presidente Nino.

Imediatamente a pé, armados e fardados dirigiram-se para o local, ou seja, a residência privada do Presidente Nino.
Disse que segundo as indicações ficaram nas traseiras da casa do Presidente Nino, aguardando a chegada de outras forças, nomeadamente, do Batalhão de Mansôa.
Foi nestas condições é que processaram o ataque à residência do Presidente Nino.
Esclarece que as 06h00 da manhã tiveram a comunicação da morte do Presidente Nino”.

.....INQUIRIÇÃO DO SENHOR PEDRO BADJI
“ As folhas. 119 à 120 dos autos, inquirição do Senhor Pedro Badji da Marinha de Guerra Nacional, ( IDEM COM AS DECLARAÇÕES DO SENHOR QUINTINO NA M’BUNDÉ)”.

......INQUIRIÇÃO DO SR. SIRA NA N’PANDA
“ As folhas. 121 à 122 dos autos, inquirição do Senhor Sira Na N’panda, da Marinha de Guerra Nacional (IDEM COM AS DECLARAÇÕES DO SENHOR QUINTINO NA M’BUNDÉ)”.

.... INQUIRIÇÃO DO SENHOR LUÍS DJATÁ
“ A fls. 123 à 124 dos autos, declara que a missão era do então Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior e foi-lhe transmitida pelo então Capitão de Mar e Guerra, José Zamora Induta (IDEM COM AS DECLARAÇÕES DO SENHOR QUINTINO NA M’BUNDÉ)”.


.... INQUIRIÇÃO DO SENHOR JOSÉ SAMBÚ
“ A fl. 125 dos autos, José Sana Sambú, declara que, apesar de  Estêvão Na Mena, ser chefe de Estado Maior da Armada Interino, mas quem dava ordens de facto, era o próprio Zamora Induta (IDEM COM AS DECLARAÇÕES DO SENHOR QUINTINO NA M’BUNDÉ)”.

.... INQUIRIÇÃO DO SR. JOSÉ SANA NA BIRAN
“ A fl. 126 dos autos, José Sana Na Biran, disse que estava num bar na companhia do seu primo Bitam Na Walna, quando ouviu a explosão de uma bomba no Estado Maior General das Forças Armadas.
Disse que na tentativa de se informar do ocorrido dirigiu.se ao local, mas foi barrado por um grupo de militares, pois se encontrava à paisana. Assim, sózinho pegou no seu carro pessoal e dirigiu-se à Marinha de Guerra Nacional.

Mais ou menos, à 00h00, na formatura tiveram a ordem de missão para a residência privada do Presidente Nino, respeitando a voz do comando do então Capitão de Mar e Guerra, José Zamora Induta.

A OPERAÇÃO FOI DIRIGIDA PELO CAPITÃO TENENTE QUINTINO NA M’BUNDÉ

Declara que a ordem de missão veio do então Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, segundo a justificação de Zamora Induta.
Esclarece que instalaram na Metereologia, mas que não houve nenhum disparo por parte do grupo de que fazia parte. No entanto, houve disparos do outro grupo mais avançado, coordenado pelo tenente André Djedjo.
Afirma que soube da morte do Presidente Nino, por volta das 05h00 de madrugada do dia 02 de Março de 2009, tendo informado ao Capitão Tenente, Quintino Na M’bundé e este por sua vez, informou por via telemóvel a Zamora Induta, do resultado da missão”.

.... INQUIRIÇÃO DO MAJOR MARTINHO
DJATÁ
“ A fls.131 e 132 dos autos, declara que no dia 01 de Março de 2009, encontra-se no seu Quartel em Mansoa e é dali que soube da explosão ocorrida no Estado Maior. Imediatamente, ele e mais 5(cinco) colegas se mobilizaram para Bissau numa dupla cabine disponível na altura.
Disse que quando chegaram ao Estado Maior, na formatura receberam ordens e missão do então Capitão de Mar e Guerra, José Zamora Induta, que teria dito que o então Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, disse para irem executar o Presidente Nino Vieira, afirmando ainda que se este não for morto dentro de 24 horas, todas as chefias militares iriam ser presas.

Esclarece que em companhia dos colegas armados de AKM, dirigiram-se directamente à residência privada do Presidente Nino a pé, passando sucessivamente pelo bairro Pefine, Segunda Esquadra, Metereologia, Embaixada Brasil e finalmente, a frente da casa do Presidente.

Quando chegaram ali encontraram o portão principal aberto, entraram e começaram a disparar tiros sobre a porta do interior até compenetrar na sala de visita e encontraram o Presidente Nino deitado no chão do seu quarto e a mulher estava deitada debaixo da cama e que posteriormente, esta foi conduzida para a casa dos familiares.

Declara que foi nesta circunstância que o conduziram para a sala de visita para finalmente dispararem mortalmente tiros sobre ele, o Presidente Nino.

Recusa ter utilizado catanas para o efeito e não houve qualquer diálogo com o defunto Presidente Nino Vieira.
Disse que após a morte do General Tagme, quem assumiu de facto o comando das operações era Zamora Induta.

Afirma que agiu em conformidade ao comando do seu superior hierárquico e sempre foi e será assim cumprir a ordem do superior”.

....INQUIRIÇÕES DOS SENHORES BUAM NA DUM, DO 2º SARGENTO SOLNATI N’CUIA, DO JOSÉ ARIBI, DO WASSAT BESNA E DO CABO BINHA NANQUINA.“A fls. 133 dos autos, fls 136,137,138,139, 141,e 142 dos autos confirmam (IDEM AS DECLARAÇÕES DE MARTINHO DJATA), a forma como o Presidente NINO fora assassinado”.

ESTE É O HOMEM QUE DSP-DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PROTEJE! COM QUE OBJECTIVO? QUEREM ASSASSINAR MAIS QUEM? O MP NÃO PRENDE ZAMORA PORQUÊ? O TRIBUNAL MILITAR NÃO HAJE PORQUÊ? OS MILITARES INTIMIDARAM-SE PORQUÊ? O PRESIDENTE JOMAV ESTA A ESPERA DE QUÊ?

ACOMPANHE, NESTE BLOG DOKA INTERNACIONAL, SEMPRE A PROCURA DA VERDADE, VERDADEIRA, A PUBLI-CAÇÃO 2ª PARTE SOBRE ASSASSINATO NINO VIEIRA NOS PRÓXIMOS DIAS, 

COM DEPOIMENTOS DOS SENHORES DUARTE CABRAL, OSÓRIO FURTADO, TCHIPA NA BIDOM, AUGUSTO ARTUR ANTÓNIO DA SILVA MINISTRO DA DEFESA NACIONAL, ANTERO JOÃO CORREIA, GENERAL MELCIEDES MANUEL FERNANDES,ADOLFO MARTINS SILVA PROTOCOLO PRESIDENTE NINO VIEIRA, SENHORA PALMIRA ROMANO VIEIRA CUNHADA PR NINO, 1º TENENTE EUSÉBIO SILVA FERREIRA,CORONEL JOÃO MONTEIRO,HERCULANO JOSÉ BARNABÉ GOMES,  ANTÓNIO INDJAI,  ZAMORA INDUTA, MAMADÚ TURÉ, ESTEVÃO NA MENA,ETC,ETC.
TODA A VERDADE AQUI NO DOKA INTERNACIONAL, GUINÉ NA FIRBI, I NA FIRBI!
DSP MISTI TISSI MÁS GUERRA NÊ TERRA?
MP I CANA AJI PA BIA?
PRESIDENTE JOMAV TIRA-NO É ASSASSINO NA NÕ CONVIVIO, SI LUGAR I PRISON.

CADOGO NA CHIGA NADA CANA OTCHAL, NÔ PUNTA?
"JOTA GARANDI KU TCHIGA"



 "Os desafios estruturais do sector da justiça na Guiné-Bissau", tem sido o lema da conferência a decorrer no INEP. Tal como em outros sectores estruturais do Estado (educação, saúde, forças armadas, etc,) a justiça tem sido espezinhada e asfixiada, pelo poder político, a razão, portanto, de sucessivos conflitos e instabilidades na nossa terra. Isso é uma verdade nua e crua na Guiné-Bissau, que ninguém pode negar.

Como disse o Presidente Barack Obama: "não basta haver eleições formais para ser atingida uma plena democracia".

 O Procurador-Geral da República, Hermenegildo Pereira (na foto) quis alertar, ontem, dia 30 de Julho,  o país inteiro e o mundo, de que chegou o tempo de mudança de comportamento dos responsáveis políticos na Guiné-Bissau. Fê-lo, dirigindo-se à plateia no INEP, com o seguinte juramento:  “Quero-vos garantir que se houver interferências políticas na justiça e na actuação da Procuradoria-Geral da República, tal como no passado, deixo o meu cargo”.

A paz é fruto da justiça
EXCLUSIVO E BOMBA
NINO VIEIRA!!!!!!!!!  AFINAL QUEM FOI E COMO FORAM DADAS AS ORDENS DE EXECUÇÃO???
ZAMORA INDUTA AFINAL DE CONTAS PORQUE RAZÃO ESTÁ SENDO PROTEGIDO POR DSP???
APRÓXIMA- SE A HORA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
DOKA INTERNACIONAL VS. NDINHO- O BANDIDO
AS 10 HORAS DA MANHÃ NA RESIDÊNCIA DO DOKA INTERNACIONAL

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Segundo Ditadura do Concenso- Aly Silva..., 


Governo guineense garante protecção ao general Zamora Induta


Aqui está uma das provas da impunidade neste país. E para além de falta de castigo, a sua protecção (de Zamora Induta) será garantida por aqueles que o seu amo, furriel colonial e exilado em Cabo Verde chama de "horda tribal". Quem tinha a obrigação política de mandar apurar as responsabilidades e tirar as consequências dos assassinatos ocorridos no país, e que nunca chegou a mexer uma palha, sequer, Nhu Charles.


O conselho nacional de defesa presidido pelo Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, decidiu colocar agentes de segurança pública junto à residência do carniceiro José Zamora Induta, de forma a garantir a sua segurança, noticiou a neocolonialista RDP África.
Já era de esperar que a máfia internacional
mandasse proteger um dos seus, Zamora trabalha para um 
grupo mafioso e países inimigos da Guiné-Bissau, regressou para pôr em marcha um plano maquiavélico orquestrado a partir do exterior pelos nossos eternos inimigos.
Quem com ferro mata, com ferro morre.
Dos nomes mencionados como futuro Ministro dos Negócios Estrangeiros, o único que se encaixa e se posiciona de uma forma indiscutivél e sem nenhuma margem de dúvidas é o DELFIM DA SILVA.
Com uma experiência aceite pode ser considerado o nome sonante para tal posição.
Baseio- me neste nome, não porque o queira promover, mas sim pela sua capacidade e conhecimento na área.
DELFIM DA SILVA.
SEM QUERER, CAMILO SIMÕES PEREIRA COM A SUA INTERVENÇÃO INFELIZ NO PARLAMENTO..., DÁ O TIRO DE MISERICÓRDIA AO SEU PRÓPRIO IRMÃO DSP.
UMA INTERVENÇÃO MUITO POBRE E MUITO INFELIZ.
ENFIM, MAS AINDA HÁ TEMPO PARA CORRIGIR. BASTA QUERERMOS.
FAÇO SABER QUE EU NUNCA TINHA VISTO OU CONVVERSADO COM ESTA PESSOA, MAS A POUCOS DIAS SE DIRIGIU E ME CUMPRIMENTOU DE UMA FORMA MUITO EDUCADA E RESPEITÓSA.  NESTE CASO APENAS LHE POSSO DIZER:
AINDA HÁ TEMPO PARA CORRIGIR O ERRO.
TODOS NÓS ERRAMOS.
OS EXTREMOS TOCAM-SE

O Jornal de Angola acusa hoje a eurodeputada portuguesa Ana Gomes de "interferir" em assuntos do "foro único do poder judicial angolano e dos órgãos de soberania nacionais", acusando-a de "apadrinhar" o que apelida de "planos de subversão".

Ironia do destino. Tal como Ana Gomes está hoje para Angola, assim George Chikoti está para a Guiné-Bissau... 






levantamento da imunidade parlamentar ao deputado do PAIGC José Miguel Dias, Zé Mpu.

Os deputados aprovaram apos cerca de 15 horas de debate o levantamento da imunidade parlamentar ao deputado do PAIGC, Miguel José Dias, vulgo Zé MPU.
56 deputados votaram a favor, 33 votaram contra e 3 abstiveram-se.

O jovem deputado esta envolvido no caso ligado aos salários dos pensionistas e reformados. A vara crime do tribunal regional de Bissau, tinha agendado o julgamento do referido processo, mas o deputado não compareceu e razão pela qual a sessão do julgamento foi adiada para o mês de Outubro do ano em curso

Entretanto, o parlamento ficou para debater ainda esta semana o caso do deputado Gabriel Lopes Só, também da bancada do PAIGC (no poder).

De lembrar que a vara crime do Tribunal Regional de Bissau, julgou e condenou Gabriel Lopes Só, na qualidade do gerente da empresa Nova Gráfica, e por crimes de administração danosa e abuso de confiança, pela qual foi aplicada uma pena de oito anos de prisão efetiva.

Ainda foi condenado pelo tribunal a restituir a empresa Nova Gráfica, a importância de 194.204.224 (Cento noventa e quatro milhões, duzentos e quatro mil, duzentos e vinte e quatro), francos CFA, bem como a pagar igualmente uma indemnização a favor da empresa no valor de 17 milhões de Francos CFA.

O deputado Gabriel fora condenado igualmente num outro processo pelo tribunal do comércio relativo a empresa “GETRAN-GB”, sobre o qual vai restituir a empresa uma soma de cerca de 400 milhões de Francos CFA
ATÉ AQUI TEMOS QUE APLAUDIR AO PRESIDENTE DA A.N.P, - CIPRIANO CASSAMÁ.
RECORDAR QUE MUITOS PROCURAM O CAMINHO QUE VAI CONTRA A JUSTIÇA E AO BEM ESTAR DO POVO....., MAS CIPRIANO CASSAMÁ DISSE EM VÔZ VIVA E BEM SONANTE:

"no seu mandato não vai admitir que Assembleia Nacional Popular seja um dos factores que obstaculizam a justiça da Guiné-Bissau".

CIPRIANO CASSAMÁ CUMPRINDO COM A SUA PARTE.
E QUE SEJA FEITA A JUSTIÇA.
PORQUE QUEM TIVER ALGO COM A JUSTIÇA, QUE VÁ E RESPONDA. E SENDO OS SENHORES DEPUTADOS OS "FAZEDORES DAS LEIS", NÃO PODEM TER O RECEIO DE RESPONDER À JUSTIÇA.
DOKA INTERNACIONAL VS. NDINHO
UM ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS CONTRA UM ASSÁSSINO.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA EM QUE DOKA VAI APRESENTAR PROVAS CONTRA UM BANDIDO, UM CRIMINOSO, UM MENTIROSO.

A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA IRÁ SER REALIZADA NA RESIDÊNCIA DO DOKA INTERNACIONAL, NA VIA SITEC, POR DETRÁS DO BAR COCA COLA ..., ESTA SEXTA FEIRA DIA 31 DE JULHO AS 10 HORAS MANHA.

NDINHO, SEU BANDIDO..., PREPARA- TE.
PORQUE DESTA VÊZ TE METESTES COM A PESSOA ERRADA.
PORTO NÃO É VIAVEL?

Problema do porto de Bissau é paradoxal, eu não compreendo, quando o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações afirma perante deputados da nação que porto de Bissau não é viável.
Estou de acordo quanto a concessão do porto de Bissau à uma administração privada, mas que não deveria ser esta a explicação para convencer trabalhadores, deputados da nação  e o povo em geral. No entanto, na minha modesta opinião,  faltam argumentos técnicos clarividentes e convincentes na declaração do Senhor Secretário de Estado.
 Pergunto o seguinte: 
Quando é que essa inviabilidade se tornou notável? ou então, desde quando é que o porto se tornou inviável?
Julgo que o Secretário de Estado foi infeliz na sua declaração, porque depois de despedimento de mais de 100  (cem) trabalhadores, alegadamente por diminuir encargos salariais e outras despesas,  naturalmente a Empresa deveria  se tornar rentável. Obviamente alguém deve ter feito um estudo económico e financeiro para argumentar o tal despedimento.
 Caso contrario, diria eu que é mais um episodio político que se julga normal na nossa administração.
Entretanto os factos apresentados pelo Secretário de Estado  demonstram que actual Direcção ao contrario de uma boa gestão ou de  rentabilizar a Empresa, levou-a  a falência.
Se partirmos de uma visão  analógica entre as  declarações do actual Director Geral dos portos da Guiné-Bissau, Senhor Mário Mussante, que afirmou perante a comunição social,  que houve desvio de mais de  6 000 000 000 (seis bilhões) de fcfa, nos cofres da APGB, durante  o período de transição e as recentes declarações do Secretário de Estado sobre  inviabilidade da Empresa,  leva-me a tecer seguintes  questões e conclusões:
- Senhor DG,  pode nos informar da media do volume de negocio da Empresa?
- Senhor Director Geral quanto é que encontraste nos cofres da APGB?  Porque a Direcção cessante deixou mais de que 1 000 000 000 (um bilhão) fcfa,  acontrário dos 290 000 000 xof (duzentos e cinquenta milhões) sendo 40.000.000 nos cofres da APGB. Porque que este montante se encontrava no cofre? que herdou da direcção até 17 de Maiol de 2012, da qual o Senhor foi Director Geral.
E se, as acusações do actual Director Geral forem verdadeiras, leva-me atribuir mérito a gestão do período de transição que além dos “desvios de 6 000 000 000 FCFA (Seis Bilhões)” conseguiu viabilizar a Empresa  e não despediu trabalhadores.
 Acho salutar pautarmos para  declarações  baseadas nos factos com rigor técnico e não  baratas com vista angariar de adeptos ou confiança do governo, pois gestão é uma ciência com os seus princípios e regras explicitas.
E se os factos apresentados pelo Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações fossem verídicos,  naturalmente o  porto de Bissau não estaria sob gestão pública até a presente data.
O valor a cima herdado não era suficiente para pagamento de dois meses de salario em atraso (existem provas  documentais).  Um contrato de prestação de serviço assinado pelo então Director Geral (Mário Mussante) e empresa SANTY COMERCIAL no valor  mensal de 25.000.000 (vinte e cinco milhões)  de fcfa,  para aluguer de Maquinas movimentaçao de contentores nos horários normais de trabalho e  8.000.000 (oito milhões) de fcfa para horários extras, sem  contar com os custos de aluguer de camiões porta contentores que  transporta contentores de cais para terminal dos contentores. Mais de 100.000.000  (cem milhões) de fcfa  de dividas que foi logo apresentado pelo seu então  Diretor Financeiro, Senhor  Amadu Lamine Sane (existem provas documentais);
62.000.000 (sessenta e dois milhões) de Fcfa de juros bancários para pagar;
300.000.000  (trezentos milhões) de Fcfa de divida com o Senhor Mário da Empresa ASCON (existem provas documentais). O montante foi apresentado pelo Anselmo Bartolomeu Gomes Lopes MOTCHA. É a divida relativa ao processo obscuro da  pavimentação  que custou ao Estado da Guiné – Bissau o famoso valor de 2.5 bilhões de fracos CFA financiado pelo Banco da África Ocidental (BAO), a obra mal executada pela direçao de Mario Musante e que foi assumida pela então Direcção, tudo foi despesa do entao Direçao.
Entretanto, pelo contrario do que se tenta insinuar, foi graças a gestão do período de Transição cujo Director Geral  Senhor Augusto Cabi:
- O porto de Bissau se ostenta com duas maquinas novas (provas matérias);
- Liquidar  juros em atraso das dividas contraídas pela então direcção com os bancos  comerciais de Bissau, antes da data prevista;
- Negociou valor de 62.000.000 Fcfa com o BAO, quer dizer o porto já não conta com esse desconto.
A direcção cessante contratou justamente trabalhadores que foram expulsos para substituir mais de 300 trabalhadores com  produtividade a meia gás. Foi comprovado que um estivador africano sobretudo de porto de Bissau onde atividades são manuais, não pode resistir 15 anos de trabalho, por isso foi necessário recrutar a mão de obra jovem com mais força afim de aumentar a produtividade portuária.
Pronto  nós chegou um homem com a sede de vingança e de reprovar tudo da direcção cessante, porque para ele a gestão é milagre!
A ver vamos...
Desafio Mario Mussante a apresentar as sua despesas!
Se a Empresa for a bancarrota então alguém roubou! e quem é?
Bissau, 28 Jul 15 (ANG) - O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações afirmou  que o Porto de Bissau não é viável porque acarreta  mais despesas do que gerar lucros, e corre o risco de ir a bancarrota.
Segundo a replica do Secretario do Estado no parágrafo anterior, nunca na historia de Gestão portuária no mundo, ouvi que um porto principal do país foi a bancarrota, será primeiro na historia da humanidade o porto do meu Pais no qual fui dirigente. Se isso acontecer é resultado de má gestão no seu alto nível.

E do conhecimento de todas gentes que neste período exportação porto de Bissau não tem dinheiro, roubo generalizado, sobretudo neste período que se fala da privatização, cada qual está  aproveitar RABATA-RABATA ASSUMBULELE.
 Onde foi o dinheiro?
Serpente voltou a o engolir? 
Guineenses é bom que unamos, caso contrario, continuaremos a remar sem rumo, Porque problema crónico que os guineense têm é a falta de união e a especulação.

Augusto Cabi

quarta-feira, 29 de julho de 2015

ÚLTIMA HORA: Deputados Votam Contra DSP


Apoiantes do primeiro-ministro acabaram agora mesmo de sofrer mais uma grande derrota no parlamento.


RETIRADA DE IMUNIDADE PARLAMENTAR AOS DEPUTADOS COM PROBLEMAS COM A JUSTIÇA:

Votos a favor - 56
Votos Contra - 33

O resto foram abstenções.


Mais uma vergonhosa derrota para o chefe do governo, a discussão demorou mais de 12 horas, uma coisa incrível na Guiné-Bissau tudo porque DSP? deu instruções aos seus homens de confiança, entrou com dinheiro? para impedir a retirada de imunidade parlamentar aos deputados indiciados pela justiça, felizmente ainda há homens que não se vendem, a questão da justiça é um assunto que tem causado grande união de esforços e opiniões junto da sociedade, mas DSP está contra tudo e contra todos na sua caminhada para apoiar os que actuam a margem das leis.

Hoje os deputados e o nosso parlamento mostraram dignidade.


Estão todos de parabéns, o Presidente da ANP está de parabéns também porque teve um discurso sério dizendo que o parlamento não será casa de abrigo para este tipo de foragidos da justiça, prometeu que durante o seu mandato isso não vai acontecer.


Mas o que o mundo inteiro ainda não entende até hoje, é a razão que leva DSP? a defender sempre quem é criminoso.


Porque razão DSP? está sempre do lado dos que cometem crimes, desvios, roubos.


Povo di Guiné ka tem sabi.


DOKA INTERNACIONAL, neste blog toda a verdade, sem manipulações.


"LEVANTAMENTO DA IMUNIDADE 
PARLAMENTAR" 

Sobre o pedido de  levantamento de imunidade parlamentar de alguns deputados indiciados na justiça requerido pelo Ministério Publico, o Blog Rispito, noticiou que Cipriano Cassamá, considera o pedido do Ministério Publico legitimo e um ato bastante normal, pelo que apela os colegas parlamentares de todos juntos colaborarem com a justiça. Na mesma linha, Cassamá disse que no seu mandato não vai admitir que Assembleia Nacional Popular seja um dos factores que obstaculizam a justiça da Guiné-Bissau. E esse caso de levantamento da imunidade parlamentar deve ser atendido, pois isso não tira o carácter soberano do parlamento, antes pelo contrário, passará a dignificar o parlamento e os parlamentares.

Dura lex, sed lex!
SAKUR!!! S.O.S...., 
10.000 PASSAPORTES DESAPARECERAM NO GABINETE DA CARMELITA PIRES????
COMO ASSIM 10. 000 PASSAPORTES DESAPARECERAM???

EQUIPA DE DOKA INTERNACIONAL NA LINHA DA FRENTE.
HOJE DURANTE TODA A MANHÃ POSICIONEI- ME FRENTE AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DURANTE 3 HORAS DE TEMPO.
ALGUNS LEVANTAMENTOS E DENTRO DE MOMENTOS VEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TUDO ISTO.

SENDO VERDADE, CASO SEJA..., COMO PODERÁ SER POSSIVÉL???

BEM AQUI NA GUINÉ BISSAU TUDO É POSSIVÉL..., ASSASSINA- SE A UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA E NINGUÉM É ACUSADO.

MARIA ANTÓNIA CARMELITA JEZABEL PIRES..., É KUSSA I BARDADI MÉ???

"NÔ KORDA SINTIDU" 

Recordar alguns trechos do artigo publicado aqui no Doka Internacional Denunciante:

“Sempre que lhe seja requerido o levantamento da Imunidade Parlamentar a um Deputado, desde que não haja ligação entre os actos cometidos e o exercício do mandato parlamentar, a ANP não pode, nem deve deixar de autorizar esse levantamento, sob pena de a sua atitude constituir uma obstrução da justiça – que é, obviamente, um crime.
(…)
A nossa Assembleia Nacional Popular – um parlamento forjado no fragor da luta armada para a emancipação e dignificação do povo guineense – não, pode fazer passar a imagem de se ter transformado num refúgio de delinquentes.
(…)

A percepção que o cidadão comum tem hoje em dia é de que todos aqueles que têm contas com a justiça, compram lugares de Deputado para terem a protecção e o encobrimento da ANP”.

Atenção: a defesa e estabilidade da nossa comunidade política está acima de todos os outros interesses particulares e pessoais, de cada um de nós.
NA PASSADA NOITE DE SEGUNDA FEIRA 27 DE JULHO DE 2015 POR VOLTA DA MEIA NOITE..., ARMANDO CORREIA DIAS MAIS CONHECIDO POR NDINHO FOI VISTO A ENTRAR EM CASA DE DSP NO BAIRRO DE LUANDA.
RECORDAR QUE NDINHO SÓ PARTICIPA EM COISAS SUJAS E AONDE HÁ DINHEIRO.

PERGUNTA - SE:
O QUE SERÁ QUE NDINHO FOI FAZER EM CASA DE DSP SABENDO QUE EXISTEM MOVIMENTAÇÕES SECRETAS CONTRA JOMAV?  

AGUARDAR PELA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOKA INTERNACIONAL ESTA SEXTA FEIRA EM QUE TODOS OS PODRES DO NDINHO VÃO SER TRAZIDOS A TÔNA.

POR OUTRO LADO O NDINHO POR TÃO BURRO E IGNORANTE, VANGOLORIZAVA- SE EXIBINDO QUE EU DOKA ASSIM QUE CHEGASSE A P.J., IRIA TER QUE LHE PAGAR UMA INDIMINIZAÇÃO DE 30 MILHÕES DE FRANCOS CFAS..., SENÃO IRIA SER PRESO.

NA P.J??????????????? CREDIIIIII
MA NDINHO BURRO BÓ!!!!!!!

DOKA CHEGOU NA PJ E TODOS SE RIRAM QUANDO APRESENTEI DOCUMENTOS, PROVAS ACERCA DAS ACUSAÇÕES QUE PESAM CONTRA NDINHO.

O NDINHO É O MAIOR BANDIDO DE BISSAU, UM BURLÃO COM A CULTURA DE NÃO PAGAR A QUEM DEVE E DE MENTIR E CALUNIAR AOS DEMAIS

UM HOMEM VIOLENTO, AGRESSIVO, MENTIROSO, CINICO E IGNORANTE.
SEXTA FEIRA
Deputados na Justiça


Tribunal de execução de pena já pediu levantamento da imunidade parlamentar a Gabriel Lopes Só, para que possa ir para cadeia. 
Bafafá ou Mansoa?

Procuradoria-geral da República pediu o levantamento da imunidade parlamentar a deputado Zé Mpu do PAIGC, acusado no caso de dinheiro dos pensionistas, uma vez que o julgamento já foi marcado.

Esta quarta-feira a plenária de ANP debate o levantamento da imunidade parlamentar a alguns deputados, depois de a comissão de ética ter analisado o pedido.


Deputado de um dos sócios de caso NOVAGRAFICA em que Gabriel Só foi condenado, Mestre Alcides Gomes, acusa ANP de estar a proteger o deputado.

terça-feira, 28 de julho de 2015

FIGA CANHOTA

DOKA INTERNACIONAL DETECTOU A DESLOCAÇÃO DE CORRENTES DE RUMORES SOBRE A REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL. O QUE INDICA QUE ESTAMOS A TRILHAR O CAMINHO DA INCONGRUÊNCIA POLÍTICA. ESTÁ PRESTES A CAIR O GOVERNO DE ARGUIDOS MUITO ESTIMADO PELOS DEPUTADOS DA NAÇÃO E A ELEVAR-SE UM NOVO EXECUTIVO, ESTRANHO AOS MESMOS DEPUTADOS. 

ESTÃO, INCLUSIVAMENTE, A AVANÇAR COM NOMES MINISTERIÁVEIS. ENTRE ESSES NOMES, HÁ UM QUE, TAMBÉM, ESTÁ A SER BADALADO, O DE "NUNCA FALTA", BOTCHÉ CANDÉ. SAKUR NA BLOLA, LUTADUR MÁS?! TENHAM DÓ, MEUS SENHORES, NÃO QUEREMOS MAIS GOVERNOS QUE NEGOCEIAM COM MAFIOSOS E LARÁPIOS COMO OVÍDIU TENDER, HOJE, ENCARCERADO NA ROMÉNIA.  
ANGOLA: DUENDE CHIKOTI ACHA…

À margem da XX reunião do Conselho de Ministros da CPLP, disse o Ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chikoti (na foto), sobre a prisão no passado dia 20 de Junho de 15 jovens ativistas: “Acho que não são (presos políticos)”. Ai, o governante já não sabe o significado de "preso político"? Que crueldade!?

Segundo Daniel de Oliveira, jornalista participante no programa da SIC Notícias “Eixo do Mal”, “Preso político é alguém que é encarcerado numa prisão pelas autoridades de um país por exprimir, por palavras ou atos, a sua discordância com o regime em vigor.


Concluiu ainda o jornalista: “No dia 20 de junho, 15 jovens que organizavam mais um protesto pacifico contra o regime de José Eduardo dos Santos foram presos em Luanda. Em Angola e em qualquer lugar do mundo eles são presos políticos”.
DOKA INTERNACIONAL É UM COMBATENTE INCANSÁVEL PELA LIBERDADE, DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO NA GUINÉ-BISSAU. QUEM CONHECE DOKA INTERNACIONAL SABE QUE NÃO É PRESUNÇOSO. 

MAS CHEGOU O MOMENTO DA VERDADE. 

HOJE, O DOKA INTERNACIONAL VIROU AUTÊNTICO BARÓMETRO POLÍTICO NA GUINÉ-BISSAU. É ADORADO POR MUITOS E ODIADO POR ALGUNS. 

NA VERDADE NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E TROIANOS. E NUNCA FOI A SUA PRETENSÃO! 

SE POR UM LADO, DOKA INTERNACIONAL CONSTITUI UMA ESPERANÇA, PROTECÇÃO E REFÚGIO PARA MUITOS CIDADÃOS GUINEENSES, POR OUTRO A SUA PRESENÇA INCOMODA E AFUGENTA OS QUE TÊM RABO DE PALHA E COMETERAM CRIMES DE LESA-PÁTRIA. 

E TUDO ISSO SE NOTA E SE SENTE NO PALPITAR DA NOSSA GENTE, NO DIA- A -  DIA E QUANDO O DOKA INTERNACIONAL CIRCULA E SE CRUZA COM SEUS IRMÃOS, SUA GENTE NAS RUELAS DE BISSAU. 
ARMANDO CORREIA DIAS- MAIS CONHECIDO POR NDINHO.
UM HOMEM EM QUE VÁRIOS PROCESSOS CRIMES RECAIEM SOBRE A SUA PESSOA.
UM HOMEM EXTREMAMENTE VIOLENTO, PERIGOSO E METIDO EM TUDO QUANTO POSSA SER INDECENTE, INCLUSIVE EM CRIMES DE SANGUE, ESPANCAMENTOS, DESVIOS, CORRUPÇÃO?

QUEIXOU- SE DE MIM PORQUE EU DOKA INTERNACIONAL PUBLIQUEI UM ARTIGO EM QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO GUINEENSE O ACUSA DE 5 CRIMES.

NDINHO ACHA E PENSA QUE É O DONO DE BISSAU E QUE PODE FAZER O QUE LHE APETECER.
TODA A BANDIDAGEM DO NDINHO NUMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ESTA SEXTA FEIRA DIA 31 DE JULHO AS 10 HORAS DA MANHÃ.

RECORDAR QUE NDINHO FOI ARMADO COM PESSOAS A MINHA ANTIGA CASA NAS PROXIMIDADES DO CARACOL E DEU UM ULTIMATO A MINHA MÃE ALIMA FERRAGE PARA QUE EU DOKA ABANDONASSE GUINÉ BISSAU ATE AO DIA 8 DE AGOSTO...

AGUARDEM PELO DESFECHO, PORQUE QUEM VAI DESCASCAR A ESTE BANDIDO SOU EU..... IREI FALAR DE COISAS CHOCANTES QUE O PRÓPRIO NDINHO FALAVA, INCLUSIVE DAS AMEAÇAS A JOMAV CASO ESTE DERRUBASSE O GOVERNO DE DSP..., IREI FALAR DOS ATAQUES A MAGISTRADOS VISTO QUE OS MESMOS NENHUM DELES NUNCA LHE IRÁ PRENDER.  ENFIM, DE TUDO O QUE MENOS SE ESPERA.

DOS ARTIGOS QUE O NDINHO PEDIA AO SEU FILHO PARA QUE ME ENVIASSE A FIM DE PUBLICAR...., ARTIGOS CONTRA RUI DUARTE DE BARROS..., ARTIGOS CONTRA O EX MINISTRO ORLANDO VIEGAS..., ARTIGOS CONTRA SILATÉ TURÉ E MUITOS OUTROS.

O NDINHO A MANDAVA SEMPRE O SEU FILHO PARA QUE ENVIASSEM ARTIGOS A FIM DE SEREM PUBLICADOS.
ARTIGOS DA SUA AUTORIA.
SE EXISTEM DÚVIDAS..., AGUARDAR ATÉ SEXTA FEIRA.